quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O fascinante Herberto



 O fascinante Herberto Helder dito pelo enorme Mário Viegas.


AS MANEIRAS - II

Era uma vez um pintor que tinha um aquário e, dentro do aquário, um peixe encarnado. Vivia o peixe tranquilamente acompanhado pela sua cor encarnada, quando a certa altura começou a tornar-se negro a partir - digamos - de dentro. Era um nó negro por detrás da cor vermelha e que, insidioso, se desenvolvia para fora, alastrando-se e tomando conta de todo o peixe. Por fora do aquário, o pintor assistia surpreendido à chegada do novo peixe.
O problema do artista era este: obrigado a interromper o quadro que pintava e onde estava a aparecer o vermelho do seu peixe, não sabia agora o que fazer da cor preta que o peixe lhe ensinava. Assim, os elementos do problema constituíam-se na própria observação dos factos e punham-se por uma ordem, a saber: 1º - peixe, cor vermelha, pintor, em que a cor vermelha era o nexo estabelecido entre o peixe e o quadro, através do pintor; 2º - peixe, cor preta, pintor, em que a cor preta formava a insídia do real e abria um abismo na primitiva fidelidade do pintor.
Ao meditar acerca das razões por que o peixe mudara de cor precisamente na hora em que o pintor assentava na sua fidelidade, ele pensou que, lá de dentro do aquário, o peixe, realizando o seu número de prestidigitação, pretendia fazer notar que existia apenas uma lei que abrange tanto o mundo das coisas como o da imaginação. Essa lei seria a metamorfose. Compreendida a nova espécie de fidelidade, o artista pintou na sua tela um peixe amarelo.
                                               
                                          Herberto Helder in "Retrato em Movimento" (1967)


(nota acerca de um pormenor absurdo só visível num blog como o meu: a palavra "amarelo" no poema não se encontra afastado do peixe, contudo por razões misteriosas, sem eu deixar esse espaço, o malandro do "amarelo" teima em fugir para a parte de baixo...)

3 comentários:

  1. Olá Hugo!
    Juntaste aqui um duplo fascínio. Lindo!
    Já ia fechar a loja, mas vi-te e vim cá.
    Ficaste aborrecido comigo por causa daquilo do meu nome?
    Olha que isso de to dizer ao ouvido foi uma brincadeira...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Dois em um fabuloso!
    E só poderia ser um peixe amarelo :)

    Bjis

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelo carinho,Hugo.
    Não te preocupes, vai apenas quando tiveres tempo.
    Eu só quis mesmo saber se terias ficado sentido comigo.
    Beijinhos.
    Janita

    ResponderEliminar