quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Bangles - "Walk Like An Egyptian"



 Por razões que eu cá sei, lembrei-me desta música e deste poema. Só mesmo no meu blog é possível juntar as Bangles com o Herberto Helder. Delícia minha, dedicada a uma marciana muito especial.
Tema que faz parte do álbum "Different Light", gravado em 1985 e que saiu para o mercado em 1986.
O Herberto é um dos meus poetas...

As Bangles
Herberto Helder
POEMAS DO ANTIGO EGIPTO

ODE DO DESESPERADO

A morte está agora diante de mim
como a saúde diante do inválido,
como abandonar um quarto após a doença.

A morte está agora diante de mim
como o odor da mirra, 
como sentar-se sob uma tenda num dia de vento.

A morte está agora diante de mim
como o perfume do lótus,
como sentar-se à beira da embriaguez.

A morte está agora diante de mim
como o fim da chuva, 
como o regresso de um homem
que um dia partiu para além-mar.

A morte está agora diante de mim
como o instante em que o céu se torna puro, 
como o desejo de um homem de rever a pátria
depois de longos, longos anos de cativeiro.
Herberto Helder in "O Bebedor Nocturno" (1968) 


(nota curiosa sobre algo que nem toda a gente sabe: Herberto Helder é pai do jornalista Daniel Oliveira [programa "o eixo do mal"], e curiosamente nesta foto, nota-se bem a parecença entre os dois, até porque o Daniel tem agora a barba igual)

2 comentários:

  1. :)
    Em plenos anos oitenta (ou seja, no tempo em que os animais falavam) também fiz esta coreografia. Não que conseguisse acompanhar as companheiras da ginástica rítmica (acho que agora se chama aeróbica ;D)...

    Gosto muito de Herberto Helder.
    Não sabia que era pai do Daniel Oliveira. Como diria alguém da praça bloquista, "quem é o Daniel Oliveira"? :D

    A junção não me pareceu (muito) absurda. Será que também sou marciana?!?!?!? ;)

    Bjis :)

    ResponderEliminar