Os escoceses The Jesus & Mary Chain foram um dos meus grupos preferidos da adolescência, juntamente com os Joy Division e The Cure. Quando comecei a gostar deles, o segundo disco da banda ("Darklands") do qual este tema faz parte, já tinha sido editado há uns anos (1987). Se activarem o botão das anotações do vídeo, podem cantar a letra enquanto ouvem a música.
Álbum "Darklands" de 1987 |
"Durante alguns dias a nortada aquieta-se. Grandes chuvadas começam a cair cada manhã, demoram-se pela tarde adiante, só com a noite se extinguem. Depois, de novo o vento irrompe das bandas do norte. O tempo seca, frio e nublado.
É estreita, sempre igual, a vida do campo. Raros são os acontecimentos estranhos, tudo se repete. Até quando qualquer transformação se verifica e persiste, logo se monotoniza. Assim acontece com o Palma. Embora só ainda por meia dúzia de vezes tivesse atravessado a fronteira, parece-lhe que desde há muito anda no contrabando."
Manuel da Fonseca in "Seara de Vento" (1958)
"Noite de sonhos voada
ResponderEliminarcingida por músculos de aço,
profunda distância rouca
da palavra estrangulada
pela boca armodaçada
noutra boca,
ondas do ondear revolto
das ondas do corpo dela
tão dominado e tão solto
tão vencedor, tão vencido
e tão rebelde ao breve espaço
consentido
nesta angústia renovada
de encerrar
fechar
esmagar
o reluzir de uma estrela
num abraço
e a ternura deslumbrada
a doce, funda alegria
noite de sonhos voada
que pelos seus olhos sorria
ao romper de madrugada:
— Ó meu amor, já é dia!... "
do mesmo... :)
Gosto muito de Joy Division e The Jesus & Mary Chain. Embirro com The Cure... talvez por causa daquela polémica com os Rádio Macau ;)
ResponderEliminarEh pá... em que década foste adolescente?!?!? Será que a minha adolescência se prolongou por muito tempo?!?!? Será que ainda sou adolescente?!?!? Uf... chegou a crise existencial ;)
Bjis :)
Amigo Hugo:
ResponderEliminarNão conheço a banda como já vem sendo normal ;)
"Seara de Vento" li na minha adolescência e sinceramente acho que tenho que o reler :)
beijinhos
as tuas opções musicais deixam-me esperançosa: ainda há na blogosfera pessoal com muitoooo bom gosto! e muito interessantes ;)
ResponderEliminarEu tenho que experimentar essas do maranhão. Só não gosto muito de pinhões, tem um sabor estranho para mim. Mas de resto, vai tudo ! heheh
ResponderEliminarGosto muito de tudo o que ouço por aqui, graças ao post anterior fui ouvir o The Clash. Obrigada pela passagem lá no meu blog das flores, de fato são uma expressão da esperança. O outro blog foi desativado por enquanto. mas continuarei passando por aqui. bjo
ResponderEliminarOlá! Quanto tempo! Vim te visitar. Faz tempo que não passa lá no Red Rose. Eu Tb ando meio relapsa com as minhas visitas. É muita correria. Rs.
ResponderEliminarBom, gostaria de te convidar para conhecer o meu novo trabalho.
montessales.blogspot.com
Espero que goste!
Beijos
Os irmãos do Jesus & Mary Chain mostram q dá pra fazer música boa em família, assim como o Oasis...abç!
ResponderEliminarOlá Hugo!
ResponderEliminarNão conhecia nem a banda, cuja música me pareceu ser bem o teu género preferido nem ainda li esse romance do Manuel da Fonseca.
Pelo excerto que nos mostras fiquei com vontade de o ler. Quem sabe um destes dias não passe por uma loja da FNAC, leia mais um bocadinho e o compre.
Tenho três livros na mesa de cabeceira com a leitura a meio... há meses! :))
beijinhos
grandes senhores :)
ResponderEliminar