segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Garbage - "Only Happy When It Rains"



 Este tema faz parte do álbum de estreia dos Garbage editado em 1995. A escocesa Shirley Manson juntou-se a este grupo de norte-americanos e assim criaram uma banda muito interessante com um conjunto de óptimos discos editados.
Fotografia de Frank W. Ockenfels

"No cimo das montanhas de pedra cinzenta, por baixo de um pico severo, brotava, borbulhante, uma pequena fonte de uma abertura na pedra. Era alimentada pela neve conservada à sombra no Verão e, de vez em quando, a sua bacia secava completamente e viam-se as rochas nuas e as algas secas no fundo. Mas a água raramente deixava de jorrar, fria, limpa e deliciosa. Nas alturas em que caíam grandes aguaceiros, podia transformar-se numa corrente que se precipitava pela fenda da montanha, mas era quase sempre uma fonte pouco abundante. A água caía, borbulhante, sobre uma bacia e depois descia uns trinta metros até outra bacia, e, ao transbordar desta, descia de novo, e assim continuava, sempre a descer, até alcançar o cascalho das terras altas, onde desaparecia por completo. De qualquer forma, nessa altura já pouco restava dela, porque, sempre que caía por uma escarpa, o ar sedento bebia-a, e salpicava das bacias para a vegetação seca. Os animais vinham de grandes distâncias beber nas pequenas bacias, desde os carneiros selvagens e os veados, até aos pumas, aos mapaches e aos ratos - todos ali bebiam. E as aves que passavam os dias no mato, vinham de noite beber às bacias que eram como degraus na fenda da montanha. Junto daquela minúscula corrente, sempre que se reunia terra suficiente para aí fixarem as raízes, cresciam colónias de plantas, vinha selvagem, pequenas palmeiras, avencas, hibiscos e ervas altas dos pampas, com hastes emplumadas que se erguiam acima das folhas pontiagudas. E nessas lagoas viviam rãs e alfaiates, e rastejavam vermes pelo fundo. Tudo aquilo que gostava de água vinha para essas bacias pouco profundas. Os felinos apanhavam aí as suas presas, e espalhavam penas e bebiam a água entre os dentes ensanguentados. As pequenas bacias eram lugares de vida e também de morte por causa da água."
                                                                                              John Steinbeck in "A Pérola" (1947)

2 comentários:

  1. Hugo:
    Não vou comentar o vídeo pois como já percebeste de música pouco percebo :D
    De John Steinbeck só li "A Leste do Paraíso" e "As Vinhas da Ira", a Pérola não li mas este pequeno excerto abriu-me o apetite :)

    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  2. Esta Pérola é uma PÉROLA!
    Amo. Amo. Amo.
    Steinbeck, sempre! Tu sabes ;)

    E adoro este Only Happy When It Rains dos Garbage.

    Hoje encheste-me a alma :)

    Bjis

    ResponderEliminar