domingo, 13 de novembro de 2011

"Gloomy Sunday"



 Há muitos anos que defendo que a Arte & o Amor podem salvar vidas.
Curta-metragem realizada por Reed Thomas-Litman.
No outro dia comprei no Pingo Doce um livro da Maria Filomena Mónica, que vi enquanto estava à espera para ser atendido na fila da caixa. Sim, já se vendem livros junto às caixas do Pingo Doce que frequento. E ainda bem.
------------------------------------------------------------------------------------------------------

Na "Utopia", Thomas More, um católico fervoroso, defendeu que, numa sociedade ideal, quem tivesse de lidar com doentes em sofrimento deveria encorajá-los a matar-se. Também Montaigne considerava justificável o suicídio: "A morte é um paraíso seguro, que não deve jamais ser temido e que muitas vezes pode ser procurado." Por seu lado, Francis Bacon insistia em que, se necessário, os médicos deveriam ajudar os moribundos a morrer. Nos séculos XVIII e XIX, vários pensadores se exprimiram igualmente sobre o suicídio. Eis o que David Hume afirmava: "Quando a vida se torna um fardo, a coragem e a prudência deveriam conduzir a libertar-nos, logo que possível, da existência."
                                                                                              Maria Filomena Mónica in "A Morte" (2011)

6 comentários:

  1. Eutanásia...Morro pela causa:)

    ResponderEliminar
  2. Pelo contrário eu defendo a vida.
    Cada pessoa fará a sua escolha. Os médicos deverão ajudar os doentes a curar-se, mas muito mal virá para todos nós se eles se voltarem a ser os nossos algozes.
    Com a morte não se brinca nem com a própria vida.
    Hoje não podemos estar mortos para viver amanhã do mesmo modo.

    Paz e bem para ti amigo

    ResponderEliminar
  3. Oi!!!
    A questao de vida e morte eh muito complexa, e eh pano pra manga de debates infindaveis, mas o inegavel eh que esse video estah maravilhoso e a musica eh linda, linda, linda!
    Aproveito pra dizer que seu blog eh muiiiiiiiiito bom, adoro!
    Bjoks
    FFly

    ResponderEliminar
  4. Oi Hugo, vivemos todos os dias de nossas vidas, e procuramos ser felizes até o dia final e derradeiro de nossa existência. Devemos ansiar e agradecer a vida, e lutar por ela nos momentos mais difíceis. Cultuar o fim, como os poetas byronistas pode ser um estilo poético até bonito, mas, com certeza, esperar por um dia de sol e acreditar na vida, é muito melhor... Lindos a música e o filme. Abs. Paulo.

    ResponderEliminar
  5. Amigo Hugo:
    Primeiro adorei o vídeo muito mais positivo do que o texto da Maria Filomena Mónica ;)
    Um assunto que deve ser abordado com sensibilidade, acho no entanto que cada pessoa tem o direito de decidir o fim da sua vida se ela se tornar insuportável.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Lembrei-me do Mar Adentro do Alejandro Amenábar.
    Mas agora, eu quero...
    http://www.youtube.com/watch?v=yG7334OWRkg

    ResponderEliminar