sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Bota de Ouro

Cristiano Ronaldo
A Bota de Ouro é um prémio instituído pela UEFA, órgão máximo na gestão do futebol europeu, para galardoar o melhor marcador de golos dos campeonatos europeus. Depois dos portugueses Eusébio em 1967-68, 1972-73 (representando o Benfica); e Fernando Gomes 1982-83, 1984-85 (representando o Porto); foi a vez de Cristiano Ronaldo receber a segunda Bota de Ouro da sua carreira, agora representando o Real Madrid. Em 2007-08 já tinha alcançado este feito ao serviço do Manchester United. Por curiosidade convém referir que o argentino Héctor Yazalde em 1973-74 (representando o Sporting); e Mário Jardel em 1998-99 (representando o Porto), 2001-02 (representando o Sporting) também foram ilustres goleadores que ganharam este galardão actuando no nosso campeonato.
Ronaldo é mais um craque saído da formação leonina, que eu vi surgir no estádio antigo, e vi fugir no estádio novo, visto que foi na inauguração deste em 2003, que Sir Alex Ferguson ficou rendido com o talento do miúdo. Com apenas 18 anos vai para Manchester e transforma-se na estrela mediática conhecida em todo o mundo. É incrível que um jogador que joga preferencialmente nas faixas marque tantos golos. Ele é um extremo, não é um ponta de lança como Eusébio, Fernando Gomes e Mário Jardel! Ele ganha este prémio jogando nos dois melhores campeonatos da Europa (o inglês e o espanhol)! É verdade que na selecção portuguesa ainda não atingiu o patamar que todos esperam, mas o mesmo acontece com o Messi na selecção argentina. Só num país miserável como o nosso, é que existe tanto mal-dizer em relação ao futebol de um craque de nível mundial. Ele já provou tudo o que vale na sua profissão, mas mesmo assim, ouvem-se, constantemente, comentários detractores dizendo que Messi é muito melhor. Os dois são igualmente fantásticos, mas só num país miserável como o nosso se dá mais valor ao que não é português, mesmo contra todas as evidências! É claro que me irrita o dinheiro que ele ganha! É uma afronta à miséria o que os jogadores de futebol ganham! Mas eu adoro futebol e amo o meu Sporting onde ele foi formado!

(Nota surpreendente vinda de alguém de que não se estava à espera. Nem nesta cerimónia nos vimos livres do relvismo [seja lá o que isso for], contudo Miguel Relvas, Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, que também tem a tutela do Desporto, citou Agustina Bessa-Luís dizendo que "Só é fabuloso quem acredita na fábula".)

9 comentários:

  1. I don't like Cristiano Ronaldo, I find him egocentric xD

    ResponderEliminar
  2. tinha que começar no grande SPORTING!

    ResponderEliminar
  3. Oi Hugo, como brasileiro, adoro futebol e sei apreciar um excelente talento como o de Cristiano Ronaldo. Mas, é mesmo muito dinheiro para atletas e clubes, enquanto que a população em geral precisa trabalhar exaustivamente para conseguir um salário que mal dá para as contas do mês. O futebol internacional é um verdadeiro "circo romano", onde astros e estrelas do esporte inebriam a grande massa, como verdadeiro "ópio do povo". Mas, enfim, estamos condicionados... Gosto de ambos: Cristiano e Messi. Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Amigo Hugo:
    Também fico feliz por ver um português merecer destaque, seja em que área for, embora o futebol cada vez me diga menos.
    O Relvas estava inspirado :))

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Os meus parabéns ao CR7.

    Esta controvérsia sobre se ele é ou não o melhor jogador já me chateia. Para mim é o maior porque é meu compatriota e deu os primeiros passos firmes no nosso clube. Além do mais é um tecnicista da modalidade que pratica. Apesar de ser um dos melhores não se deita à sombra da bananeira.

    Viva o Cristiano!

    ResponderEliminar
  6. Há pelo menos duas coisas que grande parte da população portuguesa gosta e eu não gosto, uma é touradas, outra é futebol... Contudo fico contente por ele, apesar de o achar um bocadinho de nada convencido(com razão) é Português, e eu gosto que o nosso povo seja reconhecido pelas melhores razão, pelas piores já basta o que basta!

    Xoxo Ritinha

    ResponderEliminar
  7. Bota de oro, cabeza de alcornoque.

    ResponderEliminar