terça-feira, 29 de novembro de 2011

Aldina Duarte - "Gato Escaldado"



 Quem me conhece sabe que, actualmente, a minha fadista preferida é a Aldina (Nêspera, é incrível a coincidência nos gostos... Quando li o teu comentário fiquei mais uma vez abismado).
Hoje é dia de concerto desta fadista na Culturgest em Lisboa. No outro dia vi o excelente documentário "Aldina Duarte : Princesa Prometida" realizado por Manuel Mozos, a partir de uma ideia de Maria João Seixas. Filme fascinante onde a Aldina explica, por exemplo, porque é de Esquerda, politicamente falando, e onde podemos vê-la acompanhada por amigos, entre os quais, Jorge Silva Melo, que numa ida à feira do livro no Chiado (feira que junta alguns títulos da Livraria Bertrand, com títulos disponibilizados por diversos alfarrabistas) lhe oferece um livro da Patricia Highsmith. Curiosidades que se podem ver num documentário a não perder, e que se encontra disponível para venda em dvd.

Documentário fascinante realizado por Manuel Mozos

15 comentários:

  1. É muito bom ter amigos portugueses, eu adoro fado e se não fosse você não ia ouvir essa cantora maravilhosa. Fui no youtube e ouvi também a Princes Prometida, ótima! Sabe que nessa foto ela me lembra a Fanny Ardant? linda também, conhece? Beijinhos obrigada pelo post!!!

    ResponderEliminar
  2. Sei que a Aldina Duarte é a tua fadista preferida e até já te sentaste perto dela no Metro! Por timidez da tua parte não lhe pediste o autógrafo, não foi?
    Tem uma voz muito bonita mas gosto mais da Carminho. Beijinhos Hugo. Tudo de bom para ti!

    ResponderEliminar
  3. Anamaria, é muito bem observado!!! A Aldina nesta imagem faz lembrar imenso a também fantástica Fanny Ardant!!! E deve ser propositado por parte do realizador deste documentário, visto que Manuel Mozos para além de ser Realizador de Cinema, trabalha na minha querida Cinemateca! E as referências cinéfilas são sempre bem vindas!!!
    beijos.

    ResponderEliminar
  4. Janita, a Aldina é de facto a minha fadista preferida, e uma vez ela veio sentar-se ao pé de mim no autocarro 28 (e não no metro) e eu não tive coragem de meter conversa com ela e dizer-lhe que gosto muito dos seus discos! Mas não sou fã de autógrafos, por isso nunca lhe pediria um. Lembro-me que durante aquela viagem, ela ia a ler um livro de poesia do Pedro Mexia!
    E eu ia a caminho de um concerto do meu sobrinho.
    beijos.

    ResponderEliminar
  5. Desculpa, Hugo!
    Parece que me baralhei um bocadinho. Mas não esqueci tudo, né? :)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Hugo:
    Também gosto muito dela, e faço uma referência ao seu concerto no meu blogue.
    Diz ela:
    "“Cuido dele [do fado] diariamente, quer cantando na casa de fados [no Senhor Vinho há 16 anos], quer ouvindo discos, é um amor tão a sério que acumula com a paixão que se reacende”.

    Sente-se esta paixão na sua voz.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Fê , que lindo seu comentário! Gostei muito de ler o que ela falou. Bjs

    ResponderEliminar
  8. Gostei, particularmente, por que não é um tipo de música que ouço com frequência.Agradeço pelo post, porque pude conhecer mais sobre o Fado.bjos.

    ResponderEliminar
  9. Fê, a Aldina é mesmo muito especial. Ainda bem que compartilhamos este nosso gosto por ela.
    beijos.

    ResponderEliminar
  10. Anamaria, os comentários da Fê são sempre lindos.
    beijos.

    ResponderEliminar
  11. Nicole, eu apesar de gostar de Fado, também não o ouço frequentemente. Curiosamente, quando era mais novo, ouvia mais vezes.
    beijos.

    ResponderEliminar
  12. Apesar de ñ conhecer nada de fado, achei interessante. Boa dica...

    ResponderEliminar
  13. Elvis, a Aldina vale a pena ouvir!!!
    abraço!

    ResponderEliminar
  14. A Aldina Duarte esteve hoje no 5 para a meia noite com a Filomena Cautela e eu vim parar aqui depois do programa

    Nao sabia da existencia do filme
    Obrigado

    ResponderEliminar