domingo, 27 de julho de 2014

Tame Impala - "Feels Like We Only Go Backwards"



Continuando a tentar apanhar o tempo que resta do que já passou, refiro que fui ao Super Bock Super Rock no Meco, os três dias.
Dia 17 de Julho comecei no Palco EDP com os portugueses Million Dollar Lips. Simpatizo com o rock electrónico que eles produzem, por isso foi uma pena que o concerto ficasse marcado por vários problemas técnicos lamentáveis. Esta apresentação no SBSR roçou a desgraça... Melhores dias virão.
Logo de seguida no Palco Super Bock, os desconhecidos Vintage Trouble fizeram um dos melhores concertos do dia, com um vocalista que saltou barreiras físicas e de constrangimento, para trepar pelas estruturas sonoras que lhe apareceram pela frente.
Acabado o reboliço dos trouble makers, rumei até ao Palco da Antena 3 para ouvir os meninos certinhos do Ciclo Preparatório. Com um mérito inegável, já conseguem ter um conjunto interessante de temas para escutar alegremente em tardes de Verão solarengas. Demos a volta ao mundo nesta pop portuguesa muito tenra e agradável. Participação especial de Manuel Fúria.
Ao Palco EDP chegaram os australianos Cat Empire, com o seu som dançável que mistura música latina com ska, rock , folk e sei lá mais o quê. Cocktail curioso e bem disposto antes de ouvirmos os seus compatriotas no outro palco.
Os também australianos Tame Impala subiram ao Palco Super Bock para nos levarem numa viagem psicadélica, com a sua sonoridade muito própria, que nos remete para outros tempos e outros estados alterados. Confesso que gostei mais do concerto do ano passado no Optimus Alive. Talvez porque na altura tenha sido surpreendido positivamente com aquelas músicas inesperadas. Fiquei até ao fim e assim perdi um pouco do fantástico concerto de Jake Bugg no Palco EDP.
Sim, o menino inglês Jake Bugg que o ano passado vi no Optimus Alive, antes precisamente destes Tame Impala, é um caso sério de qualidade suprema no panorama musical actual! Já me tinha empolgado o ano passado e este ano voltou a superar as expectativas! Foi a melhor actuação do dia 17 de Julho de 2014!
Para terminar o primeiro dia de SBSR deste ano, os respeitáveis Massive Attack. Com um aspecto visual muito forte, através do ecrã atrás dos músicos, foram intervindo politicamente sobre os mais diversos assuntos da actualidade internacional e nacional. Frases escritas em catadupa, em inglês mas também em português, revelaram um pouco da perspectiva do grupo sobre diversos temas abordados. Musicalmente foram interessantes mas não motivaram grandes abanos de anca.
Eu depois conto o resto dos outros dois dias deste festival.
O tema que publico dos Tame Impala pertence ao álbum "Lonerism" de 2012.

Tame Impala - "Lonerism" (2012)

Já agora aproveito para fazer uma provocação através da lembrança de um desenho de Björn Moberg, publicado num livro de Alberto Pimenta chamado "Tríptico" de 1983. A primeira vez que vi a capa deste disco dos Tame Impala, lembrei-me logo desta imagem de um livro muito querido!

Desenho de Björn Moberg

Tive uma t'shirt com este desenho estampado por mim...

Sem comentários:

Enviar um comentário