domingo, 8 de janeiro de 2012

The Specials - "Ghost Town"



 Eu sou principalmente um grande apreciador de Rock nos mais variados estilos. Mas aprecio muitos géneros musicais e todas as influências possíveis e imaginárias. É apenas uma questão de gosto, aquilo que ouço, nada mais. O Ska foi sempre algo que gostei, mas que conheço pouco. Gosto de dois expoentes máximos, referências incontornáveis no que aos que se vestem de preto & branco diz respeito, refiro-me evidentemente aos Madness e aos Specials! Depois como punkófilo que sou, lembro-me sobretudo da fase Ska dos Rancid, e como não podia deixar de ser, ouço infinitamente as fantásticas músicas Ska (há várias!!!) dos enooormes NOFX! Por cá os Despe & Siga ainda agitaram um pouco as águas aos quadradinhos, mas nunca existiu em Portugal um verdadeiro movimento sonoro associado a este estilo de música. Se estiver enganado dêem-me exemplos! Como vos disse no princípio deste post, conheço mal este género musical e gosto sempre de aprender. Ok, ainda posso referir um ou outro apontamento Ska dos Afonsinhos do Condado. Mas na História da Música em Portugal, o que é que há mais em relação a este género?
"Ghost Town" dos Specials foi editado em 1981. Este vídeo incrível foi realizado por Barney Bubbles, nome artístico de Colin Fulcher, importante designer gráfico no mundo da música, entre os anos 70 e o princípio dos anos 80, sendo autor de inúmeras capas de discos desse período no Reino Unido.
A inspiração de algumas destas imagens do vídeo fazem-me lembrar os filmes nocturnos de Martin Scorsese. Apesar de apenas um desses filmes de que me lembro por estas razões, ser anterior à música. Refiro-me a "Taxi Driver" (1976).
Barney Bubbles suicidou-se em 1983.

The Specials - single "Ghost Town"

4 comentários:

  1. "Government leaving the youth on the shelf
    This place, is coming like a ghost town
    No job to be found in this country
    Can't go on no more
    The people getting angry"

    Grande tema!

    ResponderEliminar
  2. Hugo:
    Mais um género musical de que eu nada percebo :)
    O título um pouco sombrio :)
    E mais não digo :D

    beijinhos e bom resto de domigo

    ResponderEliminar
  3. Gosto mais de Madness. Se calhar, pelo nome... sei lá ;)

    Bjis:)

    ResponderEliminar
  4. Olha lembrei-me disto:
    Dexy's Midnight Runners

    Bjis :)

    ResponderEliminar