quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Cat's Eyes - "The Best Person I Know"



 Ainda nos pares musicais, na lógica que defini para os últimos posts, refiro-me hoje a uma banda muito recente, mais calma e contemplativa. Este tema faz parte do EP "Broken Glass" de 2011.
O vídeo é um enorme valor acrescentado à música. É um daqueles casos em que as notas musicais se fundem num visual artístico raramente conseguido. Esta feliz fusão deve-se a um triângulo de Arte muito curioso formado pelos Cat's Eyes, por Ron Arad e por Ollie Murray.
Ron Arad é um Artista muito especial. É designer, arquitecto e alguém com uma visão estética muito rara. Roundhouse é o seu estúdio, a que ele chama de playground progressivo, onde se cruzam as Artes e se joga ping pong. Foi assim que conheceu Faris Badwan, num dia em que jogaram ping pong juntos, naquele espaço. Faris, antes deste projecto com Rachel Zeffira, já era conhecido como vocalista dos The Horrors. Ron Arad achou interessante a música do par, e o par já admirava o trabalho artístico de Ron. Nada melhor do que citar o próprio Ron, para que possam compreender esta personagem. Diz ele "Sempre fui outsider. Quando estudei arquitectura, parti de uma origem das belas artes. Por algum motivo, fui arrastado para o mundo do design." Para dar um exemplo das suas criações, convém referir que a mesa de ping pong onde Ron e Faris jogaram, não é uma mesa na posição habitual para a prática desta modalidade. Pude ver um vídeo que comprova isso mesmo, e garanto-vos que os dois jogam muito bem! Eu também adoro jogar ping pong e confesso que fiquei com muita vontade de experimentar uma mesa daquelas. Para perceberem o que digo, publico uma foto onde se pode ver Ron de frente, a jogar com outro sortudo.

Fotografia de Susan Smart
Assim, surgiu a ideia de Ron e os Cat's Eyes trabalharem juntos. Ron inaugurou uma instalação na Roundhouse chamada Curtain Call. Uma projecção de 360º , numa cortina onde a imagem pode ser vista dos dois lados. A dita cortina tem 8 metros de altura e cerca de 20 metros de diâmetro. Para Rachel é uma versão moderna da casa dos espelhos. Mais uma vez é melhor citar Ron : "A tecnologia é uma matéria-prima, como madeira, que está lá para ser usada. (...) Exploramos a tecnologia. Temos pessoas fantásticas que conseguem uma imagem contínua a partir de 12 projectores de última geração."
Podem espreitar um vídeo deste fascínio na seguinte morada :
http://www.roundhouse.org.uk/ron-arads-curtain-call
O vídeo que publico foi algo de experimental,  onde Ron e o realizador Ollie Murray procuraram explorar o máximo de ilusão óptica possível utilizando a Curtain Call. O resultado é o que se vê... Espero que gostem tanto quanto eu.

3 comentários:

  1. Só "a cat's eyes" como os teus para descobrir esta coisa deliciosa. Amei!

    Bjis :)

    ResponderEliminar
  2. Hugo, ADOREI o nome Cat's Eyes e o vídeo, a música é soberba!
    Também joguei ping pong na minha juventude, realmente dá vontade de experimentar aquela mesa lol

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Isto é muito bom, não conhecia de todo!

    ResponderEliminar