sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

PEDRO OSÓRIO, Pocket Coffee, Jerónimo Martins & as minhas agendas

 Pedro Osório(1939-2012)  fala com os músicos no fosso de orquestra
 Comecemos pelo fim. Pelo fim de uma vida cheia de música que nós vamos continuar a ouvir. Pedro Osório morreu ontem, vítima de cancro. Maldita doença que nos tem levado tanta gente boa!
Se forem ao seu site (http://www.pedro-osorio.com) podem ver que ele nos diz o seguinte: "Sou pianista, chefe de orquestra, produtor musical e compositor, sendo esta última a minha actividade principal". Faz também referência ao seu hobby preferido, o xadrez, que tem uma página própria. Podem também ler alguns textos que estão publicados numa "espécie de blog", como ele diz. Curiosidades para conhecer melhor esta figura marcante do (ainda) nosso Portugal.
A sua música ficará para sempre.

Tenho que descobrir se vendem cá isto, e comprar umas dúzias de caixas!
Os bombons que ainda não tinha provado são aqueles 4 ali do meio
 Este Natal ofereceram-me bombons, como tem acontecido noutros Natais, e ainda bem. Mas desta vez apareceram uns malandros entalados entre os Ferrero Rocher e os Mon Chéri, que para mim foram uma completa surpresa! Têm um recheio líquido de café, o que para quem é viciado nesta bebida como eu, provoca orgasmos gostativos fantásticos. O único senão é que nunca vi por cá estas caixas (como da primeira imagem) à venda, para proveito meu.


Cartoon de Henrique Monteiro
O presidente do conselho de administração da Jerónimo Martins (JM), Alexandre Soares dos Santos, diz, em entrevista ao Expresso a publicar no sábado, que a decisão de transferir a Sociedade Francisco Manuel dos Santos, que tem 56% da JM, para a Holanda, ficou a dever-se à falta de estabilidade fiscal em Portugal.
É evidente aos olhos de todos que isto só acontece para benefícios fiscais.
Contudo, confesso que me provoca algum riso toda esta indignação dos mais variados comentadores e políticos da direita à esquerda. Como se estas "coisas" não se passassem há tantos anos neste mundo liberal e de capitalismo selvagem. No ano passado, Alexandre Soares dos Santos transformou-se no segundo homem mais rico de Portugal, só atrás de Américo Amorim. A fortuna pessoal do presidente do conselho de administração da JM cresceu tanto, que podemos depreender que a crise não o afectou. Os seus defensores dizem que esse crescimento brutal se deve sobretudo aos negócios na Polónia. Seja como for, o homem parece que quer mais. Ainda não lhe chega para a vidinha que tem, e deslocaliza a sede para a Holanda numa altura de grandes sacrifícios de quase todos os portugueses. Só não percebo o seu sempre enfatuado moralismo quando fala dos problemas nacionais e de patriotismo. Ainda não há muito tempo, lembro-me de uma entrevista onde ele afirmava que procuraria sempre manter a sede por cá, porque sente um enorme orgulho em ser português. Mas também disse que era constantemente pressionado pelos accionistas para fazer esta deslocalização, que aparentemente ele não queria.
Eu trabalho numa fábrica que pertence ao grupo Jerónimo Martins. Durante a semana, estive no turno da manhã e hoje vou trabalhar no turno da noite. Como as coisas estão, parece que até já é bom ir trabalhando, mesmo em condições precárias. Depois do trabalho, de manhã, em vez de ir logo para a cama, sou capaz de passar pelo Pingo Doce para comprar produtos que preciso e assim continuar a ajudar, modestamente, ao crescimento da fortuna pessoal do homem de quem se fala. Para quem ainda não tivesse reparado, é o mundo onde vivemos.

A minha agenda de 2011
Para terminar este post, e como estamos no princípio do ano, vou falar de agendas. Há alguns anos que as uso, e procuro que elas me ajudem a suportar este dia a dia tão absurdo que me tem esperado. Assim, uso agendas que me dizem algo todos os dias, com excertos interessantes das mais variadas obras. O ano passado servi-me de uma agenda com excertos de textos do Fernando Pessoa, numa edição da 7 Dias 6 Noites. A ilustração da capa que serve para ilustrar também o resto da agenda é de Bruno Balegas. 
A minha agenda de 2012
Este ano uso o "Diário" editado pela Assírio & Alvim, com excertos de textos dos mais variados autores, para me acompanharem todos os dias.
Associação Cultural de que eu fui sócio
 
A associação Abril em Maio através das Edições Salamandra, publicou entre 1994 e 1999, os Cadernos do Elefante, que eram exemplares no género destes que referi anteriormente.  Como na altura não usava agenda, dei estes cadernos a Amigos meus, mas nunca os comprei para mim. Tenho pena que assim fosse.

Por uma qualquer razão patética, que já não tenho tempo de resolver, aparece-me parte do texto com fundo branco (???). Depois emendo isto!!! Agora tenho que ir trabalhar!

7 comentários:

  1. O cancro tem-nos levado tanta gente boa!

    Quantos aos chocolates, também nunca vi essa embalagem, esteve cá em casa uma caixa igual à tua, mas não cheguei a provar nenhum!

    ResponderEliminar
  2. Talentos que marcam, e infelizmente, acabam indo cedo demais,



    Bjkas

    **Quero chocolateeeeeeeeeeeee!!!

    ResponderEliminar
  3. Ponto 1 – Pedro Osório :(
    http://youtu.be/7uIpUDY-0lM

    Ponto 2 – Chocolates
    Tive mais uma overdose dessa coisa... e nota-se na minha cara com empolas cheias de serosidade entre a derme e a epiderme ;)

    Ponto 3 – JM
    Parece que não são só os jovens, os profs e afins que têm que emigrar deste país como o pm sugere e pretende. Qualquer dia ‘o último que desligue a luz e feche a porta’... Ver bartoon de hoje no público!

    Ponto 4 – Agendas
    Deixei de usar... mas parece-me que tenho uma surpresa para ti! Vais ficar curiooooooso :D
    Esse Diário deve ser giro! Eu tenho os Poemários de vários anos :)

    Ponto 5 – Abril em Maio
    Interessante. Muito interessante!

    Ponto 6 – Fundo branco
    Será que não andaste a mexericar no design do blog e deste uma indicação que não foi lá grande coisa?

    Ponto final – Bom trabalho nocturno!
    Quando fores dormir (de manhã) tem sonhos bonitos :)

    Beijos solidários de quem já está de fim-de-semana e vai ter uma noitinha de sono descansada. Espero :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Hugo.
    Pedro Osório...É sempre triste quando recebemos a noticia de alguém que conhecíamos bem através do seu trabalho ter falecido, e com uma doença horrível como a do cancro. Paz à sua alma.

    Quanto ao chocolate adoro! essas caixas que falas encontravam -se à venda nos grandes hiper mercados. Os Mon Cheri gosto pois têm o licor dentro o que faz um bom contraste de sabor.

    Agendas; Não passo sem ter uma agenda para me organizar nos meus afazeres e compromissos seja em casa ou no trabalho. Indispensável no meu dia a dia.
    Beijinhos
    Nanda

    ResponderEliminar
  5. Hugo,
    Ao ler o teu comentário ao teu patrão no blog da Fê compreendi o teu desespero e apelo para não deixarmos de consumir Pingo Doce. Compreendo-te mas gostaria de castigar estes Srs. que nos querem patriotas para lhes dar dinheiro mas deixam de o ser quando levam os impostos para certos paraísos fiscais. Enfim... estamos condenados a fazer o que eles querem.

    Abraços leoninos

    ResponderEliminar
  6. Boa noite,
    Se ainda estiver interessado em Pocket Coffee, deixo-lhe o link onde estão à venda em Lisboa.
    http://www.custojusto.pt/Lisboa/Vinho-Gastronomia/Chocolate+Pocket+Coffee+FERRERO+IT+no+Natal-10908700.htm
    Cumprimentos,
    Alex

    ResponderEliminar
  7. Fui ver o anuncio dos bombons ao custo justo e é o próprio Alex o "dono" do anuncio.
    Realmente são fantasticos mas o preço.... em Itália uma embalagem de 16 custa 6€ no máximo. Foi o que paguei lá.

    ResponderEliminar