terça-feira, 19 de março de 2013

Luísa Sobral - "Xico"



Como toda a gente já deve ter reparado, há Papa novo no Vaticano. O nome artístico é Francisco. Sucede a Bento XVI, um Papa em que toda a gente bateu, menos eu... Vi neste Bento, em pouco tempo de pontificado, uma certa tendência para assumir temas delicados, sempre postos à margem por quem se sentou na Cadeira de Pedro. Apesar de eu ter Fé, nunca tive Religião, e acho mesmo que não necessito de nenhuma, para poder continuar a ter a imensa Fé que tenho. Acredito em algo, é verdade, acredito que existe algo para além disto! Caramba, não há-de ser só esta vidinha estúpida que nós temos! Como sou de esquerda, já houve várias pessoas que me perguntaram se o ópio do povo de que Marx falava já não interessava. Se há uns anos atrás ainda suportava a questão que me colocavam, hoje em dia, quando me fazem essa pergunta, costumo sentir uma certa falta de ar desconfortável. Já não tenho pachorra para explicar, que cada pessoa deve pensar pela sua própria cabeça, e não ser apegada a interpretações doutrinárias tão puritanas! Devo ser o único espécime à face da Terra que simpatiza mais com Bento XVI, do que com João Paulo II. Aliás, nunca nutri qualquer simpatia ou respeito por João Paulo II (sempre o considerei um Papa medieval). Mas vejo-me a ler os livros de Ratzinger, um dia destes...

O delicioso "Xico" de Luísa Sobral é ilustrado por um vídeo um tanto ou quanto sombrio. Assim, no próximo post publicarei um texto sobre o Papa Francisco, escrito por alguém que eu admiro muito! E acreditem que o lado negro do vídeo tem bastante a ver com o texto que publicarei.
Tema que faz parte do álbum "The cherry on my cake" de 2011.

Luísa Sobral - "The cherry on my cake" (2011)
 ------------------------------------------------------------------------------------------------------

Cartoon de Henrique Monteiro

Bartoon de Luís Afonso no Jornal Público de 13-03-2013
Bartoon de Luís Afonso no Jornal Público de 14-03-2013


1 comentário:

  1. Gosto muito de Luísa Sobral, é original e autentica, uma mistura entre jazz e qualquer coisa mais que me agrada...

    Em relação ao que escreves, pois de facto Bento XVI não conseguiu conquistar as pessoas da mesma forma que João Paulo II, talvez o "reinado" prolongado de João P.II, fez com que as pessoas tivessem alguma dificuldade em se descolar dessa imagem, para poderem ver coisas positivas em Bento XVI.
    Na verdade talvez tivesse estado desatenta a Bento XVI. Assumo.
    João Paulo II caracterizava-se pela simplicidade, expressão de paz e tranquilidade, factores também importantes no mundo presente...

    Admiro a forma como escreves, Hugo!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar