sábado, 9 de março de 2013

João Rocha (1930-2013)


Morreu ontem João Rocha. Antigo Presidente do meu Sporting.
Quando comecei a ir à bola com o meu tio e o meu primo, ainda apanhei a última fase de João Rocha como Presidente. Caramba, com isto revelo que já não sou nada novo... João Rocha Presidiu o Sporting durante 13 anos, de 1973 a 1986. Eu devo ter começado a ir aos jogos do Sporting lá para 83 ou 84... ainda era uma criança levada pela mão do meu tio e do meu primo. Curiosamente, apanhei em cheio toda a fase de jejum que tivemos de aguentar durante 18 anos. Mesmo assim, fui e sou cada vez mais Sportinguista! Cresci a sofrer com o meu Sporting, mas a magia daquelas listas verde & brancas só é explicável para quem sente o Clube como nós sentimos.


No que ao futebol diz respeito, durante a sua Presidência, a equipa sénior do Sporting ganhou três Campeonatos Nacionais, três Taças de Portugal e uma Supertaça.

Manuel Fernandes & João Rocha (1982)

Na foto acima, vemos o capitão Manuel Fernandes e João Rocha, na cerimónia de atribuição das faixas de Campeão da época 81/82.
Sobre o Presidente desaparecido ontem, Manuel Fernandes disse o seguinte:
"Foi um Presidente muito especial, foi ele que me contratou e sempre demonstrou um sportinguismo que só os grandes sportinguistas podem ter"


Mas não foi só no futebol que João Rocha teve sucesso à frente do Sporting. O ecletismo do Clube foi bem visível durante a sua Presidência. Aliás, o ecletismo do nosso Clube sempre foi bem visível, e essa é uma das nossas diferenças em relação aos demais. Contudo, não posso deixar de realçar uma modalidade que eu adoro e que vi afastada da ribalta leonina nos últimos anos. Trata-se, evidentemente, do hóquei em patins! Modalidade com a qual o Sporting conquistou a Taça dos Clubes Campeões Europeus em 1977 (tinha eu apenas 1 ano...).

Júlio Rendeiro & João Rocha (1977)
Na foto acima vemos Júlio Rendeiro e João Rocha com a Taça dos Clubes Campeões Europeus em hóquei em patins.


Agora que o nosso Clube vive dificuldades financeiras e desportivas muito preocupantes, convém lembrar referências positivas para que sirvam de inspiração ao futuro do nosso Clube.

VIVA O SPORTING!

8 comentários:

  1. Lamento tu pérdida.
    Gracias por el comentario tan hermoso que dejaste en el blog. Voy contestando poco a poco. Pero lo leo todo.
    Estoy bien. Es un momento que me hubiera gustado no tener que pasar pero de verdad que me encuentro muy bien.
    Te escribo en castellano porque hace ya mucho que estudié portugués en la facultad (lo estudié como segunda lengua, como primera estudiaba Italiano, Filologia Italiana) y creo que lo entiendo bastante pero no me acuerdo de escribirlo.
    Muchas gracias por estar ahí. Siempre te tengo presente.

    Besos sin neupogen!!!!!

    Monika

    ResponderEliminar
  2. saudações e tudo de bom para o sporting.
    como sempre, adorei ler-te!
    um grande beijinho, Hugo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Andy!

      Por curiosidade: gostas de algum clube em especial?

      beijinhos.

      Eliminar
  3. Olá Hugo!

    Bonita e sentida homenagem que aqui prestas a João Rocha.
    A verdade é que ninguém vive eternamente, e a hora dele partir chegou. Que descanse em Paz!

    Rapaziada, oiçam bem o que vos digo
    e gritem todos comigo:
    VIVA O SPORTING...!!

    Beijinhos, Hugo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah.

      Janita, cantar o Hino imortalizado por Maria José Valério é sempre um acto de imenso bom gosto!

      beijinhos.

      Eliminar
  4. R.I.P.

    PS: Hugo, pretende fazer alguma resenha sobre o novo album do Bowie?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elvis, ainda não ouvi o álbum todo. Mas as músicas novas já apresentadas em video, abrem bastante o apetite.

      abraço.

      Eliminar