sábado, 24 de novembro de 2012

The Gift - "Question of Love"



Agora que os The Gift passaram pelos Coliseus de Lisboa e Porto e vão rumo a uma Espanha cada vez mais familiar, apetece-me lembrar este vídeo. Com apresentação do enooorme e saudoso Vasco Granja (1925-2009), numa encenação amorosa muito bonita entre um boneco e a Sónia Tavares. No mundo da imaginação tudo é possível, as Utopias são concretizadas de forma bela, tudo parece mais simples e harmonioso. A partir de 1974 e durante 16 anos, o Sr. Vasco apresentou mais de 1000 programas de Animação na Televisão Pública Portuguesa (RTP). 1040 para ser mais preciso! Agora que tanto se fala à boca cheia de Serviço Público, e como estamos próximos da destruição da RTP por uns Relvas e outros seres rasteiros (queria tanto acreditar que isto não fosse verdade!), convém lembrar casos como este do Sr. Vasco. Antes do 25 de Abril de 74, esteve preso durante 2 anos (maldita PIDE que não poupou ninguém que lutasse contra o poder estabelecido). Era Comunista, Naturista e Vegetariano. Em Portugal foi um dos principais divulgadores de Banda Desenhada e Filmes de Animação. Tratava por tu muitos dos grandes Autores por esse Mundo fora. Não compreendo porque raio os seus programas não passam na RTP Memória! Será por questões de permissão da exibição desses filmes lindos? A RTP já não terá os Direitos de exibição dessas obras? Alguém sabe a razão pela qual os 1040 programas do Sr. Vasco não passam de novo na, ainda,  Televisão Pública Portuguesa? Um último apelo ao Ministro Relvas, por favor não destrua um património audiovisual que é de todos nós, Cidadãos Portugueses. Já nos basta a venda da Tóbis a capitais estrangeiros, o desconforto que este simples pensamento me provoca.
Uma vez uma menina chamou ao Sr. Vasco, o Pai da Pantera Cor de Rosa. Nada chega perto da Sabedoria das Crianças. É pena que depois cresçamos, e alguma dessa sabedoria seja encoberta por comportamentos que já não dão lugar ao Sonho.
Vídeo realizado por André Szankowski, segundo o canal oficial dos The Gift no You Tube, mas curiosamente na página do conhecido Director de Fotografia, não aparece qualquer referência a este vídeo.
O tema faz parte do álbum "Film" de 2001.

The Gift - ""Film" (2001)

4 comentários:

  1. Sabes que também já me tinha perguntado porque nunca mais foram vistos esses programas do Vasco Granja, que nos abriram ao mundo da animação?! Enfim, coisas desde país, que não se entendem!
    Tal e como não se entende que acabem com o serviço público de televisão, surreal mesmo!!! Também tenho esperança de que não venha a ser efectivado, mas com medíocres assim a governar este país... já se espera tudo!!
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. se me lembro deste senhor! lembro-me tão bem! Vasco Granja e a pantera cor-de-rosa, não voltou a existir nada assim...
    fizeste perguntas pertinentes, Hugo.

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Só vi os Gift uma vez. Na Festa! O concerto ficou marcado pela falta de energia. Uns senhores que estavam ao meu lado insistiam para que toda a gente aplaudisse. E eu meti a pata na poça ao dizer-lhes que só podiam ser da família. Não é que eram mesmo! O pai e (acho) o padrinho da Sónia Tavares...

    Graças a Vasco Granja, sei uma palavra em checo: Koniec :D
    http://eraumavezumanespera.blogspot.pt/2011/01/seria-imperdoavel.html
    http://eraumavezumanespera.blogspot.pt/2011/01/final-do-episodio.html

    Bjis :)

    ResponderEliminar
  4. Bom post. Como sempre. Beijoca

    ResponderEliminar