quinta-feira, 11 de outubro de 2012

NOFX - "linoleum"



Estou de volta! Finalmente!

Enquanto eu não vim aqui, aconteceram muitas coisas que não pude referir nem comentar. Estive a organizar mentalmente, muito do que gostaria de ter referido nestes 4 meses ausentes, mas não o pude fazer. Devo-me esquecer de algumas coisas, mas ainda assim do que me lembro, aqui vai...

AINDA ANTES DE JUNHO

- 3 elementos das Pussy Riot foram presas na Rússia e falou-se de Punk nos telejornais e imprensa mais variada. Que Democracia é essa onde se é preso, só porque se ofende o poder religioso e o poder político?

-As Eleições Presidenciais em França deram uma voltita no esquema do poder da União Europeia. Esperança para alguns, encolher de ombros para muitos outros.

JUNHO

-Comecemos então pelos desaparecimentos... Herb Reed (1928-2012) morreu no dia 4 de Junho. Era o único membro dos The Platters ainda vivo.

-Bob Welch (1945-2012) morreu no dia 7 de Junho. Foi membro dos Fleetwood Mac, mas interessa-me mais, algumas coisas que ele fez a solo, como por exemplo a fantástica música "Ebony Eyes"...

-8 de Junho, Dia de Aniversário do meu Pai (Yeaaaaaaaaaah!)

-O Europeu de Futebol decorreu entre 8 de Junho e 1 de Julho. Paulo Bento conseguiu, mais uma vez, formar uma equipa forte para os momentos decisivos. Sabia-se que tinha lacunas óbvias, mas sem dúvida alguma, os melhores estiveram lá! Como já tinha acontecido no Sporting, Paulo Bento conseguiu uma equipa competitiva através do espírito de grupo, mesmo sem os melhores do mundo, à excepção de um, claro! Fomos os que demos mais luta à selecção espanhola (de longe a melhor selecção do mundo, há uns anos para cá!). Gostei muito deste Europeu! E demonstrámos que apesar de jogarmos com o fabuloso Ronaldo, não somos o Cristiano mais 10...

-Maria Keil (1914-2012) morreu no dia 10 de Junho. Costumam recordá-la pelos painéis de azulejos de sua autoria, espalhados por diversas estações do Metro de Lisboa. Para além da azulejaria, espalhou o seu talento por diversas formas de expressão artística : pintura, tapeçaria, (entre outras aventuras), mas a mim fascinam-me, mais que tudo, as suas ilustrações! De Maria Keil gosto sim, e muito, das suas inconfundíveis ilustrações com o estilo que era só dela.

-Raul Nery (1921-2012) morreu a 14 de Junho. Um dos nossos maiores intérpretes da guitarra portuguesa.

-Manifestação de 16 de Junho! O Povo na Rua!

-As Eleições Legislativas na Grécia ainda criaram algumas expectativas... Mas tudo acabou de novo num encolher de ombros...

JULHO

-Fui ao Optimus Alive nos dias 13 e 14 de Julho. Para o último dia já não arranjei bilhete. Proximamente contarei alguns pormenores dessa experiência musical festivaleira.

-Jon Lord (1941-2012) morreu no dia 16 de Julho. Foi teclista dos Deep Purple e qualquer dia publicarei um vídeo em sua homenagem.

-Fui ver os Blink182 ao Pavilhão Atlântico no dia 21 de Julho. Foi fixe, depois conto como foi.

-Carla Lupi morreu no dia 31 de Julho. Mais conhecida como actriz de televisão, eu prefiro recordá-la nos filmes do João Botelho : "No dia dos meus anos" de 1991 e "Aqui na terra" de 1993.
Carla Lupi fotografada por Jorge Simão

AGOSTO

-2 de Agosto, Dia de Aniversário da minha irmã (Yeaaaaaaaaaah)

-Vi em directo pela televisão, o Fernando Pimenta e o Emanuel Silva ficarem em segundo lugar na Final de K2 1000 metros em Canoagem, e assim conquistarem a Medalha de Prata nos Jogos Olímpicos de 2012. A nossa única medalha nestes Jogos.

-A 19 de Agosto o Realizador de Cinema Tony Scott suicidou-se. Uma das suas obras é parte integrante do melhor que vi na minha vidinha cinéfila. Trata-se do filme "The Hunger" de 1983. Eu amo esse filme!!!
"The Hunger" realizado por Tony Scott (1983)

-Pelo meio, alguma praia, alguns mergulhos, alguns livros lidos sobre o Sporting e Telepatia... Sim as leituras deste meu Verão foram sobretudo verdes, com deriva telepática inesperada, proporcionada por um livro encontrado por acaso numa feira... Assim li "Liedson, A Minha História" (2006) de João Almeida Moreira; li "Paulinho, Esforço, Dedicação e Devoção ao Sporting" (2012) de Fernando Correia; e "Revelações sobre Telepatia" (1977) de Alain Sotto. Podem-se rir à vontade com as minhas leituras estivais, mas desta vez deu-me para isto... O livro sobre o ex-avançado do Sporting, e a obra que conta a história fascinante do roupeiro leonino, são títulos mais interessantes do que aquele que deambula sobre telepatias nem sempre bem explicadas. O livro de Alain Sotto, apesar de um pouco anedótico, foi devorado de uma assentada e permitiu criar em mim uma curiosidade maior sobre este fenómeno. Hei-de ler mais coisas sobre Telepatia, sem dúvida! Ah, e como não podia deixar de ser, também li Poesia... Mas essa já é uma leitura mais habitual. Perdi-me junto ao Mar com "As Palavras do Corpo" (Antologia de Poesia Erótica) (2012) de Maria Teresa Horta.

SETEMBRO

- Festa do Avante!!! Nos dias 7, 8 e 9 de Setembro! Não há mesmo Festa como esta!!! Três dias vividos ao máximo, tanta coisa para contar! Um dia destes eu conto como foi!

-Manifestação de 15 de Setembro! O Povo na Rua!


-Luíz Goes (1933-2012) morreu no dia 18 de Setembro. Curiosamente desapareceu no Dia de Aniversário da minha mãe. E ela gosta imenso da voz dele! (ainda há poucos dias, a minha irmã lhe tinha oferecido um cd de Luíz Goes). Curioso.

-18 de Setembro, Dia de Aniversário da minha mãe (yeaaaaaaaaaah).

-Manifestação de 29 de Setembro! O Povo na Rua!


OUTUBRO

-5 de Outubro, Implantação da República comemorada longe da populaça, porque a malta anda descontente, e não convém aos Srs. Políticos ouvir esse descontentamento.

-Também no dia 5 de Outubro morreu Margarida Marante. Lembro-me bem do seu estilo agressivo nas entrevistas que fazia às mais variadas personalidades da vida política portuguesa. Goste-se ou não, ela marcou uma época do jornalismo televisivo em Portugal.

-Os Maxïmo Park devem estar prestes a actuar na sala TMN ao Vivo em Lisboa e eu estou aqui de regresso ao meu bloguinho.

-Desculpem a sintaxe sofrível, mas 4 meses sem vir aqui dá nisto.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------

A música "linoleum" dos NOFX faz parte do álbum "punk in drublic" de 1994.

NOFX - "punk in drublic" (1994)
 

3 comentários:

  1. Alelulia, Hugo!

    Muito me alegra a tua volta. Finalmente!

    Bela resenha de todos os acontecimentos importantes destes ultimos meses.

    Sê muito bem-vindo, meu amigo. Espero que agora seja para durar. Vou, de seguida, ouvir os vídeos.

    Beijinhos, Hugo.

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que estás de volta!

    Bjis :)

    ResponderEliminar
  3. AMIGO HUGO QUE SAUDADES!!!
    Senti a tua falta, tens um estilo único e és um amigo fiel.
    Fizeste um bom resumo destes quatro meses de ausência, coisas boas e más se passaram, mas gostei de saber que estiveste atento e participativo em muitas aventuras.
    Parabéns pelos aniversários na família :)

    Vou ver mais novidades tuas;)

    beijinhos

    ResponderEliminar