terça-feira, 16 de outubro de 2012

Sérgio Godinho - "O Acesso Bloqueado"



Ontem se bem me recordo houve uma espécie de Cerco a S. Bento. Cerco, primeiro organizado pela Polícia que colocou grades ao redor de toda a Assembleia, ao contrário do que é costume... Protesto mais ou menos calmo durante a tarde, foi aquecendo no decorrer da noite, com naturismo protestante (sempre livre) e uma fogueira que foi ateada enquanto eu comia algo no Café República. Quando voltei, de estômago mais aliviado, não senti tanto o embaraço da manga curta da t'shirt dos Libertines que envergava, visto que o calorzinho do lume soube que nem ginjas. Estava fresquinho, apesar de tudo... Libertários abençoados tinham uma banca improvisada com comida para quem quisesse, a sopa teve muita saída! Um grupo simpático cantou músicas inesquecíveis do Cancioneiro da Guerra Civil de Espanha (havia gente que não sabia do que se tratava, eu informei-os musicalmente...). Mas também cantámos Zeca, claro que sim, Zeca sempre presente! E um pouco da Internacional, aquela parte que mais me interessa, curiosamente... Mas, como seria de esperar, o acesso estava bloqueado à Casa da Democracia. Sim, apesar de tudo, ainda estamos em Democracia, é bom que não esqueçamos este pormenor de grande importância. Roubam-nos progressivamente muitos dos Direitos conquistados em 74, mas o Direito à livre expressão do que sentimos ainda não nos foi bloqueado! Alguns turistas presenciaram toda aquela agitação, entre eles Alemães. A certa altura, um polícia de choque conversou durante minutos consideráveis com manifestantes que estavam por perto, até ser impedido de continuar essa conversa cordial por um elemento da mesma força de segurança. Apesar de tudo viveu-se um ambiente tolerante. E não sei se muitos países no Mundo se podem vangloriar desta compreensão, perante tanta agressão aos direitos adquiridos.

Este tema do Sérgio Godinho faz parte do seu álbum "Mútuo Consentimento" de 2011.

Sérgio Godinho - "Mútuo Consentimento" (2011)

  A montagem de imagens é da autoria da Sic Notícias. Provavelmente, o canal de informação televisivo mais  livre em Portugal! Há vários clips deste género feitos por este órgão de informação. O meu preferido tem música dos Clash, mas não está disponível no You Tube, infelizmente.

2 comentários:

  1. A minha AMIGA disse-me que te deu 25 beijos em cada bochecha como eu lhe tinha pedido. Eu sabia que ela te haveria de encontrar ali. Gosto deste teu texto! É bom lembrares ao pessoal que aí ainda se vive em Democracia. Apesar de tudo. (tinha escrito um comentário tão lindo e esta merda foi abaixo e tudo se apagou...). Aqui os recursos são cada vez mais escassos. Uma pessoa de quem tratávamos desapareceu hoje por causa de uma infecção evitável, porra! Algo que a Carmelinda não poderá compreender no conforto da sua secretária! Para quem não saiba a Carmelinda é contra ONGs como a minha pela qual eu luto e dou tudo o que tenho e posso. No outro post referes o nojo que sentes por algumas pessoas, eu sinto esse nojo por alguém que se diz de esquerda, mas nunca fez nada para o Bem Comum, como ela. Corremos riscos porque queremos e não queremos ser reconhecidos por isso. Somos estranhos como tu à tua maneira. Talvez por isso eu goste tanto de ti! E isso a Carmelinda não pode compreender. A minha Amiga chilena manda dizer que sente pena pelo Matias ter saído do Sporting! (escrevi Sporting com maiúsculas reparaste?, LoL...).

    Beijo longínquo.

    A Ruiva das botas vermelhas

    (o comentário que desapareceu era muito melhor que este)

    ResponderEliminar
  2. O SIC é bem conhecido por aqui.

    ResponderEliminar