domingo, 28 de outubro de 2012

Twin Shadow - "For Now"



Twin Shadow é o nome artístico de George Lewis Jr. O seu concerto de ontem no Music Box tinha esgotado há muito. Para além de gostar imenso desta música, adoro o vídeo, porque tenho um enooorme fascínio por stencil (e graffiti). Estas imagens mostram-nos o risco mais (aparentemente) absurdo até às obras-primas de Banksy e outros que tais. Eu amo stencil, e acho que é uma das formas mais fascinantes de intervenção urbana. Faz-me confusão que algumas pessoas não reparem em algumas dessas intervenções perto de sua casa ou do seu trabalho! Talvez porque eu ande a pé e goste de andar a perder-me por essas ruas um pouco ao acaso, repare mais nesta Arte espalhada gratuitamente. E sim, não gosto de tags (salvo raras excepções)!!! O stencil e o graffiti têm para mim aquele valor enorme de determinadas coisas na nossa vida que são efémeras, mas nos deixam na memória recordações absolutamente deliciosas e irrepetíveis!
Este tema faz parte do álbum "Forget" de 2010.

Twin Shadow - "Forget" (2010)
------------------------------------------------------------------------------------------------------

Aqui está um exemplo delicioso e actual de um graffiti na zona das Amoreiras em Lisboa, onde é habitual encontrar obras incríveis, por cima de outras obras incríveis de que ainda me lembro e das quais tenho registo, e ainda por cima de outras obras mais antigas, murais que já não são do meu tempo de fotógrafo graffiteiro, mas que pertencem à memória revolucionária de outros tempos. Pois é, as paredes daquela zona têm com certeza muitas histórias para contar, descobri-as na altura em que trabalhei no Ginásio Clube Português, na zona do Rato. Lembro-me que por vezes, entre a saída do trabalho e a ida à Cinemateca, passava por ali de propósito para espreitar as novidades e ver as reacções (ou não reacções) das pessoas. Há uns anos para cá, curiosamente com o surgimento das máquinas digitais, deixei de fotografar! Foi um pouco como deixar de ir ao Cinema na era em que a película parece já não ter tanta importância! Pancas minhas que hei-de resolver qualquer dia, quando me apetecer! POR ISSO ESTA FOTO NÃO É MINHA! Achei-a publicada por diversos blogs e nenhum fazia referência ao seu autor. Sim, o meu comodismo já faz com que publique uma foto de autor desconhecido, em vez de ir espreitar as já familiares paredes graffiteiras que me habituei a observar ao longo de vários anos.

Como digo no texto que escrevi, a foto não é minha. O graffiti é excelente!
Convém dizer que no vídeo que aqui publico são mostradas várias formas de intervenção artística em zona urbana, para além do stencil e do graffiti.

1 comentário:

  1. tem aparecido cada vez mais intervenções artísticas em zona urbana, algumas de ficar de olhos pasmados...a última que me aconteceu foi um rosto esculpido numa parede com vista para a avenida de Ceuta (se não estou em erro). o autor conseguiu fazer sombreados e profundidade numa simples parede velha que renasceu com a expressão daquele rosto.

    dos graffitis lembrei-me: http://andy-luaprateada.blogspot.pt/2009/09/nas-ruas.html

    Beijinho grande, Hugo!

    ResponderEliminar