sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Censurados - "É Difícil"



Como tem sido costume, fui à Festa do Avante mais uma vez. Incrível como sempre, já se sabe que não há Festa como esta. Contarei pormenores qualquer dia, proximamente. Mas apetece-me referir uma coisa curiosa que tem a ver com o vídeo que publico. Enquanto via e ouvia a actuação dos Peste & Sida, reparo que o Orlando Cohen está ali mesmo ao meu lado. Para quem não saiba, o Orlando era o guitarrista destes inesquecíveis Censurados, a melhor banda Punk Rock que alguma vez existiu em Portugal. Só isso! Digo-lhe logo que ouvi milhares de vezes os discos dos Censurados e ainda os ouço! Ele riu-se e disse "Nós andamos por aí...". Andam, mas noutros projectos... O Samuel que era o baterista, tinha actuado na Festa, no dia anterior, ao serviço de A Naifa. Curtimos o som dos Peste, fui beber mais uma cerveja (de muitas) e esqueci-me de lhe dizer que já tinha escrito sobre os Censurados no meu Blog.
(Interlúdio alcoólico para referir que se me acabou o pouco Jameson que tinha, raios parta! Vou buscar uma cerveja, já venho).
Pois bem, continuando e depois de mais alguma música na Festa, e depois do fogo de artifício e da Carvalhesa dançada lá no meio daquela multidão imensa, ou seja, depois do fecho do palco principal no último dia da Festa do Avante, encontro o Orlando de novo. Assim, digo-lhe que um dos textos que mais prazer me deu escrever no meu blog, foi precisamente sobre os Censurados, onde falo do autocolante da F.S.L.N. (Frente Sandinista de Libertação Nacional) que ele usava na guitarra. Depois disto, conversa punkófila puxa conversa, ficámos a conversar um bom bocado! Fiz-lhe uma espécie de entrevista improvisada ao que ele respondeu com um enorme prazer e entusiasmo! Falou-me dos Porta Voz, a sua banda actualmente, e confirmou-me que continua a trabalhar em Inglaterra, num bar. Na despedida relembrei-lhe o blog e ele disse-me: "E tu não te esqueças dos Porta Voz!". O Orlando não só veio espreitar o meu blog, como deixou um comentário no citado post! Como tive sem computador até há poucos dias, só agora pude comprovar isso mesmo.
Amanhã, 22 cidades do meu país, serão palco de manifestações culturais e populares contra a troika!
Em Lisboa, para além da Marcha contra o desemprego promovida pela CGTP, os concertos e outras formas de expressão artística terão lugar na Praça de Espanha. Venham todos para a rua, vá lá! A Rua é Nossa! Contra eles!...



NÃO FIQUEM EM CASA! POR FAVOR!
Beijos & Abraços!
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
O tema dos Censurados faz parte do seu primeiro disco homónimo de 1990.

Censurados - "Censurados" (1990)


1 comentário:

  1. Hugo, que noite! :)
    Infelizmente hoje não vou à manifestação mas estou sempre presente de corpo e alma.

    beijinhos

    ResponderEliminar