terça-feira, 19 de agosto de 2014

Márcia - "A Pele que há em Mim"



A primeira edição do Festival O Sol da Caparica foi um sucesso estrondoso. Calculo que nem os organizadores deste evento estariam à espera de tanta gente. O MONSTRA (Festival de Animação de Lisboa) associou-se à festa, e os primeiros protagonistas no Palco Blitz foram as personagens animadas destes filmes mágicos. Foi curioso constatar que algumas daquelas primeiras curtas que passaram nos ecrãs gigantes, já tinham sido publicadas por mim aqui no blog! Animação sempre presente nos intervalos entre concertos.
Musicalmente, o primeiro dia começou com Alex D'Alva Teixeira y sus muchachos. Este menino parece que aterrou aqui, vindo de uns anos 80 que ele não viveu. Os D'Alva (é assim que se chama o grupo) inauguraram um festival que se quer repetido muitas vezes, e eles estiveram à altura desse começo histórico.
Entretanto, enquanto não vinha o concerto da Márcia, Samuel Úria e os Capitão Fausto jogavam à bola nos bastidores.
De seguida apareceu-nos uma Márcia mais rock and roll do que eu estava à espera. Nunca a tinha visto ao vivo e não sabia que se apresentava com uma banda tão eléctrica. Surpresa imensamente agradável num final de tarde delicioso. Todo o concerto foi muito bom, mas houve uma magia estranha que contagiou as pessoas, quando ela tocou este tema que publico, apenas acompanhada pela sua guitarra. Tema que pertence ao EP de 2009. Vídeo realizado por Teresa Cortez.

Márcia - "Márcia" (EP) (2009)

Antes dos GNR no Palco RFM, vi um pouco de Samuel Úria que convidou Tiago Bettencourt para cantar aquela "Morena" que anda nos ouvidos de tanta gente...
O Palco Blitz já estava com os horários bastante atrasados, mas no outro palco os GNR foram pontuais para nos fazerem viajar através de temas reconhecíveis por toda a gente. O concerto pareceu curto, foi uma espécie de rebuçado pop que merecia mais tempo. Os três "velhos" GNR fizeram-se acompanhar por mais três elementos, e destes saliento a qualidade de Andrew Torrence, guitarrista canadiano que está lá atrás no palco, discreto, quase na penumbra, mas que é qualquer coisa de inacreditável.
Com o referido atraso no Palco Blitz, apenas vi um pouco do concerto dos Peste & Sida. Deixei-os com muita pena minha, enquanto tocavam o "Furo na Cabeça", para ir ouvir Gabriel O Pensador. Infelizmente, já não assisti ao momento em que Rui Reininho e João Cabeleira se juntaram aos Peste, para tocarem o "Portugal na CEE"...
A expectativa para Gabriel O Pensador era grande e não foi defraudada. É uma paixão musical antiga que eu tenho, logo eu que sempre fui mais rock and roll. Também é verdade que Gabriel desde cedo misturou géneros, e é dessa conjunção que criou uma obra musical tão especial. Foi igual a ele próprio, e esse é o melhor elogio que lhe podemos dar.
Para terminar esta primeira noite de Sol da Caparica, a loucura contagiante dos Buraka Som Sistema. A música liga na perfeição com o aspecto visual  de palco cada vez mais cuidado, e tudo junto transborda energia. Destaque claro para a desconcertante Blaya que é um espectáculo dentro do espectáculo.
Dia 14 de Agosto de 2014, passou-se muito bem, neste primeiro Festival da minha querida Costa de Caparica!

Sem comentários:

Enviar um comentário