terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Xutos & Pontapés - "Cerco"



Como devem calcular, tive um fim de semana Xutófilo, com todo o prazer associado a essa celebração. Foi bom, foi muito bom, foi sempre a abrir caminhos para se resistir melhor e com mais força à vidinha do dia a dia. São escapes que funcionam como suplemento energético, algo muito difícil de descrever, mas imensamente eficaz. Eu sei que por cada concerto dos Xutos que vejo, rejuvenesço (momentaneamente) alguns anos. Este foi o fim da tournée que começou a 24 de Fevereiro deste ano, no Porto (Dragão Caixa). Eu estive nesse concerto inaugural de "O Cerco Continua" e agora assisti aos dois concertos de encerramento da tournée.
No Sábado, havia o Vodafone Mexefest a mexer com Lisboa, mas nem por isso os Xutos deixaram de ter casa cheia no Campo Pequeno! É tão bom ter uma banda de Rock and Roll em Portugal com esta força mobilizadora! À mesma hora que os Xutos tocavam, o meu Sobrinho cantava na 12ª Gala de Ópera da Universidade de Lisboa, que decorreu na Aula Magna. Os bilhetes disponibilizados para a Ópera eram escassos, e o meu Sobrinho sabe que eu sou mais Rock and Roll! No Domingo fui ver os Xutos com ele, a minha Mana e um Amigo da minha Mana.
Comecemos então pelo princípio como convém, para referir as excelentes primeiras partes dos Capitão Fausto. Incrível o som que eles conseguem ter em palco com tão pouco tempo de existência! No Sábado, o Zé Pedro elogiou bastante este novo grupo português que está a crescer e que merece muita atenção! (Curiosamente publiquei há 2 posts atrás o tema "Teresa" e ninguém por aqui reagiu...)
No Sábado fiquei na plateia em pé, mais descaído para o lado do João Cabeleira, para ver ao pormenor a capacidade técnica deste animal de palco! No Domingo, fiquei na bancada, sentado, mas com a garganta a rockar em cada tema tocado. Lá de cima vi um pormenor que poderia passar despercebido lá em baixo. Às tantas o Zé Pedro partiu uma corda da guitarra, e trocou essa guitarra por outra, a meio dessa música. Logo de seguida, era visível, um dos técnicos dos Xutos a colocar uma corda nova na dita guitarra, ali mesmo ao lado do palco. Pormenores deliciosos nos quais podemos reparar se tivermos atentos a tudo o que se passa.
Este tema é o que dá nome ao disco de 1985 e que agora foi regravado juntamente com todas as outras músicas pertencentes a esse registo histórico, e que fazem parte de "O Cerco Continua" (2012).
XUTOS, SEMPRE!

Mais 2 grandes concertos dos Xutos!
Beijos & Abraços

5 comentários:

  1. Bom... és mesmo militante das Xutos!

    Estive aqui a pensar e sei perfeitamente o que estava a fazer no dia em que os Xutos fizeram a matiné do Coliseu (no ano passado).

    O concerto do Dragão foi... F A B U L O S O!!!! Tenho uma t-shirt linda... E o cd continua no top 3 do carro.
    http://eraumavezumanespera.blogspot.pt/2012/02/por-incrivel-que-pareca.html

    Bjis :)

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de Capitão Fausto, e os Xutos... bolas, os Xutos são os Xutos!! E compreendo muito bem o que queres dizer, a mim a música também me devolve a vida!!
    Beijo

    ResponderEliminar
  3. agora já conheço os Xutos! assim vou conhecendo os sons daí!
    beijinho Hugo!

    ResponderEliminar
  4. Olá, Hugo!
    Imagino o fim de semana Xutofilíssimo que tiveste! És mesmo "vidrado" nessa banda, caramba!
    A rejuvenescer assim, de cada vez que assistes a um concerto deles, qualquer dis estás um bebé!:)
    Ah, é verdade, isso só acontece momentaneamente! É pena!

    Estou muito contente por te ver tão bem disposto e feliz, Hugo. Quanto ao resto, espero que esteja tudo a caminhar pelo melhor.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. concordo contigo, é muito bom termos uma banda de rock com esta projecção. li-te atentamente e percebi o quanto gostaste.

    beijinho, hugo!

    p.s. paabéns pelo sobrinho, gosto de ouvir opera de vez em quando, e nunca fui a uma opera, quem sabe um dia...

    p.s.1. em relação ao grupo capitão fausto e a canção Teresa, não comentei na altura e depois passou-me mas gostei muito, inclusivé, gostei muito do video

    ResponderEliminar