terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Charlie Parker Quintet - "White Christmas"



Agora que o dia 25 está a chegar ao fim, depois do nosso doce Natal. Agora que a casa se esvaziou para cá ficarmos só nós, apetece dizer que foi bom, foi mais uma vez muito bom.

Tema gravado no Royal Roost, NYC, a 25 de Dezembro de 1948.


 Não resisto a transcrever um excerto de um texto de José Duarte de 1987.

"Eu já sabia que as senhoras do segundo andar tinham em casa um piano, um piano cujas teclas (mais brancas que pretas) só conhecem combinações clássicas. Durante anos pedi desculpa às manas por ouvir Parker tão alto. Vizinho de dois andares acima tem direito a nada, mas não consigo resistir a Parker se derramar sobre a Madragoa, invadir até Buenos Aires, chegar à igreja de Santos-o-Velho. Um dia uma das senhoras, aquela irmã que eu nunca distingo da outra, disse-me que até já gostava de ouvir o Parker, como eu, aos gritos, com graves e agudos! A música, o bop, unia assim o prédio, era a concentração musical!"
                                             José Duarte, "Jazzé e outras músicas", 1994.

Charlie Parker pintado por Bruni Sablan
Bartoon de Luís Afonso, hoje no Jornal Público

3 comentários:

  1. Muito, muito bom!
    Era o que eu precisava neste momento...

    ... até porque está a condizer com a minha indumentária! ;)

    Bjis :)

    ResponderEliminar