sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Tito Paris - "Dança ma mi criola"



O meu músico africano preferido actua hoje no Coliseu de Lisboa! Mas ainda não é hoje que o vou ver ao vivo. Está chuva, está frio, e a minha razão da preguiça dita que se fique aqui por casa. Tenho um carinho especial pelo Tito Paris! Há muitos anos!!!
Sim, eu conheço a Cesária Évora e outros ícones da música negra, mas o Tito Paris sempre mexeu comigo de outra forma que não consigo explicar. Sempre achei que ele está numa dimensão pouco compreensível. Para comprovar tal facto, lembro-me de uma Festa de Arromba na Quinta do Conde, onde fui, por namorar na altura com uma rapariga filha de mãe angolana e pai português. Às tantas, quando se falava de músicos africanos e me perguntaram se eu gostava, disse-lhes prontamente que adorava Tito Paris! A minha sinceridade criou um gelo momentâneo que na altura não compreendi. Lembro-me de terem dito que tinha músicas muito bonitas, mas logo me perguntaram se conhecia isto, aquilo e aqueloutro (tudo músicos angolanos!!!). Eu percebi! Hoje, quando vi uma reportagem televisiva sobre este concerto, o Tito Paris referiu que há uns anos os angolanos estavam com os angolanos, os cabo-verdianos estavam com os cabo-verdianos, e por aí fora! E ele, Tito Paris, tentou quebrar com essa lógica e foi unindo parcerias multi-africanas, há uns tempos impensáveis. Eu sabia, naqueles anos já longínquos, que Tito Paris é muito especial!!!
Este tema faz parte do álbum com o mesmo nome de 1994.

Tito Paris - "Dança ma mi criola" (1994)




1 comentário:

  1. Foste um pula infiltrado numa festa africana! lolol

    beijinho.

    ResponderEliminar