sábado, 22 de dezembro de 2012

Lena D'Água - "Estou Além"



Não sei bem por onde começar. Vamos ver até onde as palavras me levam. Espero que a minha sintaxe seja menos sofrível e de preferência invisível (não se pode querer a invisibilidade de algo quando chamamos a atenção para isso!). Há muitos posts atrás disse que a Nina Hagen é a Mãe do Punk! Seja ou não seja, aceito outras sugestões em detrimento da alemã, uma coisa é certa, em Portugal, a Lena D'Água é a Mãe do Rock!!! Não há dúvidas!!! Talvez por isso o meu receio em escrever acerca de algo tão distintivo e marcante no nosso panorama musical. Fala-se tantas vezes do Pai do Rock Português, mas nunca ninguém refere a Mãe do Rock! E o mais incrível disto é que antes de Rui Veloso existem vários casos de homens rockeiros!!! Mas antes de Lena D'Água, não existe nenhuma mulher a rockar por cá!!! É claro que só podia dar em fenómeno! Só agora me apercebi da idade da Lena no 25 de Abril de 1974! É precisamente aquela idade que eu passo a vida a dizer, que gostava de ter tido neste período revolucionário. Nasci depois deste fervor. Mas tenho memória que não é do meu tempo. O mesmo acontece com muitos apreciadores da música da Lena! Há malta muito jovem que a descobre, e não percebe porque raio a Lena não dá concertos regularmente, como qualquer Diva noutro país! E em relação a este pormenor de grande importância, convém lembrar a ausência da Lena na televisão. Pois é! Nesta sociedade ocidental que se diz moderna, quem não aparece na TV, desaparece! Faz parte do espectáculo que se quer efémero, para ser mais básico na absorção! É triste e desconcertante! Mas dá ainda mais valor a quem não se quis vender a um playback que vulgarizou a música e a fez descer a níveis impensáveis! É preciso ser muito especial para ir viver para uma aldeia perto do Bombarral, com os seus Gatos e os seus Cães, tão lindos como só algumas pessoas o podem ser! Especialidade que vem da Família Águas. O Irmão Rui, jogador de futebol de topo, disse uma vez numa entrevista, que naquela altura (da pergunta) não jogava à bola nem em jogos de amigos. Tal era a saturação! É o único caso que conheço de um jogador de futebol já retirado, que disse querer praticar desporto, mas não o querer fazer através do futebol! Não sei se entretanto voltou a fazer umas peladinhas, mas prossegue com a sua carreira de treinador lá para as Arábias. Isto revela um pouco a originalidade desta Família. Contudo, a Lena já nasceu pública no que à sua imagem diz respeito. É filha de uma lenda do Benfica e da Selecção Nacional, um jogador muito bonito (como diz a minha Mãe) e que o Simões e o  Eusébio tratavam regularmente por Sr. Águas. Outros tempos de futebóis, que levam um Sportinguista como eu a sentir um enorme fascínio por José Águas. Foi o Pai que lhe deu a primeira guitarra acústica, ele que trazia discos lindos das suas viagens. A música sempre esteve bastante presente. A Mãe da Lena cantava muito e a rádio era uma presença marcante lá por casa.
Aconselho muito o documentário sobre a Lena D'Água, chamado "Bela Adormecida". Trata-se de um filme de curso da Universidade Lusófona, que se prolongou para além do dito curso, e que foi realizado por Rogério Ribeiro Rogério em 2010. No princípio vemos a Lena a dar biberão a vários gatinhos bebés, depois somos levados por ela até ao último som que se ouve no genérico final desta obra documental de meia-hora, que é o de uma gargalhada da Lena (só dela!).

O vídeo que publico mostra-nos um concerto na passagem de ano de 1990-1991 no Terreiro do Paço. Apesar de o vídeo não ter o princípio do tema, publico na mesma, porque estamos em fim de ano e porque esta interpretação é de uma doçura difícil de explicar.
Tema de António Variações que faz parte do álbum "anjo da guarda" de 1983.
Nos discos da Lena faz parte do álbum "Aguaceiro" de 1987 e "Tu aqui" (edição em cd) de 1989.

António Variações - "anjo da guarda" (1983)

Lena D'Água - "Aguaceiro" (1987)
Lena D'Água - "Tu aqui" (1989) (só na edição em cd)
Quem é o autor desta foto?
Quem é o autor desta foto linda da Lena D'Água com o António Variações?! É no Autódromo do Estoril?

6 comentários:

  1. Se quiserem ver o documentário "Bela Adormecida", ele está disponível neste link.

    http://lugardoreal.com/video/bela-adormecida/


    beijos & abraços.

    ResponderEliminar
  2. Hugo, vou levar o link, sou fã da Lena, sou da geração dela, nasci um ano depois dela :)
    Sou pouco de ir a concertos, mas fui ao dela em Sines como já te disse.
    A televisão só exibe quem se vende e ela é única.
    Obrigada por a partilhares connosco.

    Beijinhos à Lena
    Beijinhos para ti meu amigo

    FELIZ NATAL!!!

    ResponderEliminar
  3. Como vês... quem não é do Benfica, não é bom chefe de família! :D :D :D

    Bjis :)

    ResponderEliminar
  4. É agradável relembrar estes e outros cantores desta geração.
    Feliz Natal Hugo! e que o 2013 seja mais risonho para todos nós. Bjs

    ResponderEliminar
  5. Pesquisando sobre ela, vi que hoje ela já está com uma idade que talvez não permite ou nao queira tanta exposição. Tive conhecimento de alguns de seus prêmios ao longo da carreira, de seu pai e de um livro que foi lançado em homenagem a ele.

    Valeu pelo link do documentário. Verei.

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderEliminar
  6. ora bem, o autor da foto pode ter sido uma das pessoas que participou nessa aventura de andar de helicóptero e aterrar no autódromo do Estoril. mas a máquina era a minha e o negativo está cá em casa ;) abração!! :)

    ResponderEliminar