quinta-feira, 31 de maio de 2012

The Waterboys - "Fisherman's Blues"



Hoje assinala-se o Dia do Pescador e a primeira música que me veio à cabeça foi esta!
Não pensem que se trata de pescadores de fim de semana... Não, esses não me interessam!!! Apesar de conhecer alguns pescadores desse tipo, que não sabem o que fazer ao tempo livre e por isso vão "matar o tempo" com a cana na mão. Não! Essa pesca não me interessa! Até porque sempre detestei que alguém dissesse que estava a "matar o tempo". Raios parta! Então, com tanta coisa fixe para se fazer e há quem ache que "mata o tempo"? Repugna-me este pensamento! Dá-me urticária ouvir esta expressão, até porque eu acho sempre que nunca tenho tempo para ouvir toda a música que quero, para ver os filmes que me interessam ou para ler os livros que me estimulam! Percebem?!!! ("Oi, tem alguém aí?!!!")
A frota pesqueira, aquela dos Homens de barba rija que vão para o mar enfrentar batalhas náuticas, frota pesqueira essa que foi destruída por 10 anos de cavaquismo (convém sempre recordar os mais esquecidos!), essa Arte interessa-me! Arriscar a vida daquela maneira para nos trazerem o melhor que o Mar nos dá, é cena de Herói em filme épico! É levar a vida ao limite do risco por uma questão de sobrevivência! Gosto muito de vocês, Pescadores! Gosto sobretudo da vossa coragem associada à paixão e respeito pelo Mar! É algo inigualável! E ainda por cima com uma revoltante escassez de ganhos monetários! O mundo é um sítio mesmo muito injusto...
Tema que dá nome ao álbum de 1988 dos Waterboys.

The Waterboys - "Fisherman's Blues" (1988)


1 comentário: