sábado, 28 de maio de 2011

CENSURADOS - "Côxa"



 Estávamos no ano de 1991, os Censurados tinham editado há pouco tempo o 2º álbum, "Confusão", e em reacção ao asfixiante poder cavaquista, ouvia-se até à exaustão música que nos libertasse! Este vídeo é fruto de um dos programas televisivos que mais saudades deixam no panorama audiovisual português : o "Pop-Off". O programa "Pop-Off" foi emitido na RTP2 entre 1990 e 1993. Produzido pela Latina-Europa, nunca foi esquecido por tipos como eu, e por vezes é lembrado carinhosamente em simpáticas conversas. O contrato do "Pop-Off" com a RTP impunha a regularidade de produção de um videoclip original por emissão. Assim, muitas bandas portuguesas da altura, puderam gravar vídeos com qualidade, sem que para isso tivessem que gastar dinheiro ou estar sujeitos ao investimento condicionante de uma editora. A produtora Latina-Europa com os seus programas, alterou esteticamente o padrão sonolento da década cavaquista, em termos de televisão. Para além deste "Pop-Off", lembro-me de um programa juvenil que eu adorava chamado "Lentes de Contacto"(1989-1990), e que tinha a coordenação do óptimo jornalista Luís Osório. Eu era muito muito novo, mas estes momentos marcaram-me.
Este vídeo foi gravado no inconfundível Bairro de Alvalade, podem reparar que o João Ribas tem uma t'shirt dos Ramones e a guitarra do Orlando tem um autocolante da FSLN(Frente Sandinista de Libertação Nacional). Em 1979 na Nicarágua, a FSLN derrubou o ditador Anastasio Somoza Debayle, mas a Revolução Sandinista depressa foi boicotada pelo poder Norte-Americano. Um pouco à imagem dos The Clash que tinham aquela veia contestatária de Esquerda, o Orlando colava assim, um pouquito de Revolução,  na sua guitarra Punk. O vídeo foi realizado pelo José Pinheiro.

6 comentários:

  1. Olá!

    Você deixou um recadinho no meu blog,sobre os seguidores sumirem parece que é geral,quando puder passa lá pra ver o que postei.Beijos

    Fabíola
    http://artesempontocruz.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. bella Historia.


    besos

    ResponderEliminar
  3. yey, já consigo comentar com a minha conta! anyway, gostei muito do texto para nao falar da fantástica musica :)

    ResponderEliminar
  4. eu adorava o pop-off e os censurados.
    "dá sopa aos teus vizinhos..."

    ResponderEliminar
  5. Bem apanho cada cagaço quando venho ao teu blogue Hugo,por causa do teu radio com auto play,tenho sempre o volume alto,não me lembro que tens isto,até salto da cadeira loolll.

    Censurados é potente ;)

    ResponderEliminar
  6. Oi,desde ontem na festa do Avante... vim cá ver o teu blog... muito bom, gostei!!!
    O man da guitarra com o autocolante FSLN...
    Abraços e não te esqueças dos Porta-Voz!!!

    ResponderEliminar