domingo, 16 de fevereiro de 2014

Carlos Paredes - "Canção Verdes Anos"



No dia do aniversário de Carlos Paredes (1925-2004) é inaugurada uma exposição em sua memória na Casa da Cultura de Setúbal, numa organização da Associação José Afonso.
O vídeo mostra-nos Carlos Paredes no Teatro São Luiz em 1992, acompanhado à viola por Luísa Amaro, um ano antes de a doença lhe cortar a possibilidade de tocar. O tema interpretado é aquela obra-prima que todos associamos a ele. Tema que faz parte de uma, também, obra-prima do Cinema português realizada por Paulo Rocha, "Os Verdes Anos" de 1963. Foi editada, em quatro variações, num EP de 1963 e no LP "guitarra portuguesa" de 1967.

Carlos Paredes - "Verdes Anos" (EP) (1963)

Carlos Paredes - "guitarra portuguesa" (1967)

No cartaz de promoção da exposição podem ler o que Zeca Afonso diz de Carlos Paredes, numa carta dirigida aos seus pais e que data de 23 de maio de 1964.


Por último publico uma foto que vos mostra um encantador Carlos Paredes feito artesanalmente, comprado na Rua de Santa Catarina no Porto, a 18 de Dezembro de 2011, num fim de semana a Norte, inesquecível!

Carlos Paredes artesanal

Os livros que aparecem na imagem são:

- "Movimentos Perpétuos - Textos para Carlos Paredes"(2003), homenagem de diversos escritores (e não só) ao mago da guitarra.

- "Movimentos Perpétuos - BD para Carlos Paredes"(2004), homenagem feita através de seis BDs diferentes de vários autores e uma ilustração de Luís Afonso. O desenho da capa é autoria de João Fazenda.

2 comentários:

  1. Amigo Hugo vejo com muita satisfação que és um admirador de Carlos Paredes. Um homem que nos levava ao céu quando tocava.

    Fiquei com este teu post a saber muito mais sobre ele. Obrigada.

    beijinho

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Hugo.
    Há muito que não te visitava, e constatei que se passa o mesmo aqui que lá em casa. Imagina tu que o meu marido que é prof. de música (escola pública) anda a ensinar aos meninos o "Acordai" do Lopes Graça...Será que vem aí o grito do Ipiranga?
    Beijos dos meus...

    ResponderEliminar