segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

César



Este vídeo mostra-nos o início de uma das obras maiores do Cinema Português! Um filme de que gosto muito, de um dos meus Realizadores! Lembro-me que quando peguei pela primeira vez no livro "Morte a Crédito" de Céline e li o primeiro parágrafo, reconheci aquilo e associei logo a um dos filmes do César que tinha visto! Saí da livraria com o livro debaixo do braço, prontamente! Já lá vão mais de 10 anos desse encontro literário com memória cinéfila afectiva. Pois bem, é esse primeiro parágrafo que ouvimos na voz do César, no começo fulgurante desta obra-prima.

"Aqui estamos mais uma vez sozinhos. Tudo isto é tão lento, tão pesado, tão triste... Dentro de pouco tempo estarei velho. Tudo então se acabará. Tanta gente que passou aqui por este quarto. Disseram coisas. Não me disseram grande coisa. Foram-se embora. Envelheceram, tornaram-se lentos e miseráveis, cada qual no seu recanto da terra."
"Morte a Crédito" de Céline 

A partir do minuto 4:44 é música de Schubert que se ouve. O quê?!!! Lá por ser Punk não posso saber que aquilo é Schubert?! Raios parta o preconceito pacóvio que tanto me irrita!!!

O filme é "Recordações da Casa Amarela" de João César Monteiro.

"Recordações da  Casa Amarela" de João César Monteiro (1989)

César fotografado por  Patrick Messina (1996)

João César Monteiro

César, estejas lá onde estiveres, porta-te mal, porque só assim vale a pena! Abraço!

2 comentários: