quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Xutos & Pontapés - "Sexo"



 Como se sabe pelo último post, fui ver os Xutos ao Dragão Caixa na passada Sexta-Feira. Cantei muito como é costume nos concertos dos Xutos e gostei do Pavilhão recente e moderno do F.C.Porto. Chegámos cedo, o que deu para comprar finalmente uma t'shirt dos Xutos, igual à que dei ao meu sobrinho já há algum tempo. Ali ao lado, ofereceram-nos o novo álbum, ainda quentinho... abençoados Xutos que estais na Terra! O concerto serviu de lançamento ao novo registo "O Cerco Continua" que inclui todo o "Cerco" (1985) regravado; uma versão de uma música dos Titãs : "Vossa Excelência"; e novas versões de "Tonto" do álbum "Direito ao Deserto" de 1993, e "Perfeito Vazio" e "Quem é Quem" do álbum homónimo de 2009.
Quando o concerto terminou, apetecia-me continuar a ouvi-los durante a noite toda! Para quando um concerto dos Xutos durante toda uma noite?!!! Pensem lá nisso, rapazes!!!

Mais um GRANDE concerto!!!
O vídeo que publico mostra imagens de um concerto a que assisti no meu querido Estádio José Alvalade em 1993. A muitos jogos assisti neste Estádio antigo do meu querido Sporting, mas também presenciei alguns concertos. Um deles foi este Portugal ao Vivo, com várias bandas portuguesas, entre elas os grandes Xutos! Este tema faz parte do álbum "Cerco" (1985) e vem dos tempos de Zé Leonel, falecido em Abril do ano passado. Nesta apresentação ao vivo, os Xutos já não abriram com "Sémen", como fizeram nos concertos desde a morte de Zé Leonel. Viva os Xutos!

Xutos & Pontapés - "Cerco" (1985)
O cd que nos ofereceram, abençoados Xutos que estais na Terra!
Para terminar, posso referir um número de que já estava à espera na altura da música "Tonto". Como sabem aqueles a que assistem aos concertos dos Xutos, o Kalú é que costuma cantar esta música juntamente com o Zé Pedro na guitarra. Pois bem, o baterista dos Xutos despiu a t'shirt que tinha e vestiu uma camisola do F.C.P. com o nome de João Moutinho nas costas! Para quem não saiba, Kalú nasceu no Porto, mas veio viver para Lisboa ainda muito jovem. A paixão por aquele clube sempre se manteve.

2 comentários:

  1. Uma grande banda sem dúvida :) Ainda bem que o concerto foi bom!

    ResponderEliminar
  2. :)
    Também estive no Dragão Caixa e amei os Xutos. Como sempre! E já os acompanho há 33 anos ;)
    A princípio achei que estava um pouco morno. Ou talvez fosse o meu estado de espírito... mas só há uma palavra para descrever: F A N T Á S T I C O!
    Rendi-me completamente quando tocaram um dos meus fetiches que dá pelo nome de 'Negras como a noite'. E também quando tocaram algumas que eu acho sempre que estão a tocar propositadamente para mim, como 'Para ti Maria' ou 'Tonto'... Tonterias minhas!
    Uma maratona de Xutos?!?! Isso é que era uma ideia fabulosa. Não perderia por nada!

    Bjis:)

    ResponderEliminar