quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Tim - "Melhor Amigo"



 Como se sabe pelo último post, fui à Festa do Avante no fim de semana. É curioso que esteja a escrever, pela primeira vez, sobre isto aqui no blog, visto que só tenho este espaço desde Outubro de 2010.  A Festa é sempre em Setembro, e assim partilho com vocês uma loucura muito saudável e empolgante na qual costumo participar. Quando aquilo acaba, fica-se com uma sensação de vazio, afinal toda aquela confusão mexe com as pessoas. Quem já passou por aquele fervor nunca fica igual depois de lá sair. No meu perfil apresento-me como operário de Esquerda, e é verdade. Desde que tenho consciência política (lá por volta dos 14 ou 15 anos) que sou de Esquerda. Mas nunca tive partido! É certo que sempre votei na área política a que pertenço, mas quando era mais novinho ia a debates de vários Partidos de Esquerda, para ir descobrindo as nuances entre eles. Fui lendo alguns livros que me ajudaram a sustentar a minha ideologia, mas no fundo sou como o Nanni Moretti no "Querido Diário", onde ele diz a certa altura que "...eu, mesmo numa sociedade mais decente do que esta, encontrar-me-ei sempre entre as minorias."
Como já tem sido habitual nos últimos anos, não fui na sexta, como que resguardando toda a energia para sábado e domingo. Na sexta jantei um belo de um bacalhau à lagareiro com uma amiga que já não via há muito... e foi bom.
Sábado cheguei mesmo a tempo de assistir ao concerto para crianças no Avanteatro, dado pela Manuela Azevedo & Hélder Gonçalves, representando o "Disco Voador" dos Clã, nestas apresentações para os mais novos, mas que de quando em vez têm infiltrados como eu... As músicas foram muito bem recebidas pelos petizes (e todos os outros), que foram colocando questões à Manuela por entre os temas. Como curiosidade, a vocalista dos Clã tinha uma t'shirt dos Rolling Stones, indumentária bem diferente do vestido que envergou à noite no concerto do palco 25 de Abril. Toda a gente terminou esta experiência sonora aos saltos com "Asas Delta" : "hei, tenho asas nos pés tenho asas, hei tenho molas nos pés e salto".
Tinha começado da melhor forma a Festa deste ano, que voltou a ter um cartaz muito forte. Infelizmente não pude ver The Poppers que era à mesma hora dos Clã para Petizes, mas vi de seguida os interessantes Sean Riley & The Slowriders no palco maior. Como toda a vivência nestes três dias é feita das coisas mais diferentes possíveis, mesmo na semelhança dessas mesmas coisas, continuou-se numa raiz folk proveniente da Galiza, com um grupo que nos apresenta os ritmos tradicionais galegos, tentando conservar a frescura original desta música muito própria. Chamam-se Quempallou e foi muito giro conhecer aquela sonoridade.
Depois fui dar uma volta pela Festa, fui comer, e comprei uma t'shirt linda dos Ramones, com a ilustração fantástica da capa de "Road to Ruin" feita por John Holmstrom.
De regresso à música ao vivo, fui desta vez até ao Auditório 1º de Maio, esperar pelo Tim & Companheiros de Aventura num espaço completamente cheio e que ficou rendido à magia daquelas músicas, uma das quais podem ouvir no vídeo que ilustra este post. Foi sem dúvida um dos momentos altos da tarde e um dos momentos inesquecíveis da Festa deste ano, com toda a gente a cantar e a sair dali com os olhos brilhantes.
Aproveitando para passear mais um pouco pelo recinto, fui de seguida até ao Espaço Internacional onde podemos contactar com malta vinda de toda a parte do mundo. Podemos também experimentar comida & bebida bastante diversificada, mas convém fazê-lo cedo porque a partir das 19h as filas não são convidativas. É claro que também há muito artesanato, publicações, cds e outras coisas mais para suscitar a nossa curiosidade. É um pouco do mundo que anda por ali.
Até que chegou a hora dos Clã num palco e o Sérgio Godinho no outro. Tive que optar e decidi-me de novo pela Manuela e seus comparsas. As músicas novas e antigas espalharam amor quanto baste pela multidão, e o concerto foi mais uma vez especial, como todos os concertos desta banda.
Por fim, o regresso dos Trovante enquanto grupo e o regresso à Festa que os viu nascer. Confesso que não sou um fã incondicional do grupo, mas estava curioso para ver como é que eles tocavam de novo perante tanta gente. E portaram-se bem. Constata-se que algumas das músicas deles, pertencem de forma muito forte ao cancioneiro português e assim pertencem ao nosso imaginário de forma natural.
No domingo fui mais cedo, como também já é habitual, para poder ver a Exposição da Bienal de Artes Plásticas no Espaço Central e descobrir por exemplo as ilustrações incríveis que Cipriano Dourado fez para o livro "Serranos" de Mário Braga. Mas descobrir também obras de Ana Cassiano, Duarte Saraiva, e João Gago, entre muitos outros.
Neste dia abriram o palco 25 de Abril The Happy Mothers, rock and roll que veio do Porto com um som bem catita, mas seria no Auditório 1º de Maio que logo de seguida iria descobrir um grupo encantador, que também veio da Invicta e que acordaram todo o pessoal ainda ressacado da noite anterior. Não se consegue prever nos seus registos, a energia transbordante que eles põem em palco e que contamina todo o espaço envolvente. Eles chamam-se Pé na Terra e merecem ser conhecidos por esse país fora! (Nessa altura recebi uma mensagem no telemóvel que me pôs um sorriso ainda maior nos lábios, e que me fez prever que aquele dia ia correr muito bem).
De regresso ao outro palco, fui encontrar mais rock and roll bem esgalhado e sonorizado por The Underdogs, que vieram de Aveiro incendiar um pouco o Avante. Por entre os originais ainda se pôde ouvir uma versão muito bem conseguida de "Lust for Life" de Iggy Pop. Entretanto, no Auditório, o jazz de Júlio Resende já se fazia ouvir e eu fui lá espreitar. Mas apetecia-me mais rock, e os X-Wife como não sabem dar maus concertos puseram algum do pessoal a dançar (belo som, mais uma vez).
 Como ainda não tinha passado pelo Palco Novos Valores, estive por lá a ouvir um grupo de que já não me lembro o nome e onde estava o Kalú dos Xutos a assistir, curiosamente o homem passa despercebido por entre a loucura da Festa...
Nos entretantos ouvi uns bocados das canções alentejanas dos 4uatro ao Sul, fui ouvindo e vendo os discursos do Comício, na altura em que param os concertos; e no regresso da música, depressa virei as costas aos Che Sudaka que não me entusiasmaram mesmo nada, e que me fizeram ir à procura de um casaco, porque de repente ficou um fresquinho complicado de aguentar. Já mais agasalhado e depois de encontrar mais pessoal conhecido, procurei um sítio onde pudesse ver os Amor Electro no meio de uma multidão difícil de acreditar... Fiquei a conhecer algumas versões da música portuguesa que eles recriam, e também gostei de ouvir os originais. Mas para fechar a Festa, é sempre óptimo vibrar ao som dos Xutos e cantar bem alto todos aqueles temas. Abriram mais uma vez com o "Sémen" do Zé Leonel (falecido em Abril), e fecharam com "A minha casinha". Depois veio o fogo de artifício & a Carvalhesa, e a sensação estranha daquilo mais uma vez ter acabado. Para o ano há mais loucuras e energias confluentes nas diversas Artes ali apresentadas. Mais uma vez não vi Teatro, não participei nos debates, não assisti à projecção de vários filmes interessantíssimos. Por onde ia passando, ainda pude ver as várias modalidades desportivas : boxe infantil, slide, torneios de futebol no ringue, jogos tradicionais e mais um cem número de actividades. Acreditem, não há mesmo Festa como esta!

11 comentários:

  1. Que legal! Parece que você aproveitou bastante! Beijinhos e vou ver se acho no youtube Quempallou , quero ouvir!

    ResponderEliminar
  2. muito obrigada, fico contente por saber que alguém admira o meu trabalho. estou a juntar mais uma série de desenhos para depois poder publicar mais. Nunca vou deixar de trabalhar naquilo que admiro e em que acredito (:
    obrigada

    ResponderEliminar
  3. Meu amigo:
    Tiveste realmente um excelente fim de semana !
    Apesar de também pertencer às "minorias" e sempre me posicionar bem à esquerda, nunca fui à festa do Avante :(
    Mas depois do tudo o que aqui li, quem sabe talvez para o ano me vejas por lá :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Pois é... Mais uma festa que acabou... (nunca fui ao Avante)

    Devo te dizer que Clã ao vivo é uma maravilha! Adoro! :)

    Beijinhos **

    ResponderEliminar
  5. eu ainda n foi este ano que lá fui ... mas um irei :))))

    ResponderEliminar
  6. Fiquei curioso pra conhecer uma festa dessa...

    ResponderEliminar
  7. Por acaso sempre tive alguma curiosidade em relação a essa festa, mas nunca tive a oportunidade de ir. Um ano destes, quem sabe! Mas estou a ver que te divertis-te e isso é que é o mais importante :)

    ResponderEliminar
  8. Eu adoro a Festa do Avante. Para mim são três dias em que a convivência com as pessoas é totalmente diferente. Este ano, na minha opinião, o cartaz era excelente. Xutos é uma banda que vejo sempre como se fosse a primeira vez, Che Sudaka têm uma energia brutal, e Terrakota foi simplesmente fantástico (aliás como se haveria de esperar, na minha opinião). Um ou dois concertos que não me impressionaram tanto, provavelmente devido aos meus gostos. De certo que só deixarei de ir ao Avante se não puder mesmo, mesmo, mesmo!

    ResponderEliminar
  9. ahah a internet é a minha primeira e ultima coisa do dia. acordei agora e ja estou aqui pronta para mais um dia! espero que tenhas um bom dia hugo:)
    sim sou eu na foto de perfil apenas ha uma diferença, sem franja! eheh

    ResponderEliminar
  10. Tim, um dos músicos portugueses que gosto de ouvir.
    Abraço

    ResponderEliminar