sexta-feira, 8 de julho de 2011

Xutos & Pontapés - "Quem é Quem"



 Como é sabido pelo último post, fui ao Optimus Alive. E foi bem curtido. Tinha lá ido em 2007, principalmente para ver White Stripes, e em 2008 fui os três dias e vi um montão de coisas de que gosto. Este ano voltei, e o que queria ver mais esteve no Palco Optimus (o palco maior). Infelizmente não pude assistir a outras coisas interessantes no Palco Super Bock que decorriam à mesma hora. O dia de ontem tinha muita coisa de que gosto, mas para ver concertos do princípio ao fim fiquei mais por ali no palco principal.
Pois bem, vi os My Chemical Romance com um concerto que soube a pouco, pelos minutos que tiveram em palco. Apesar do som deixar muito a desejar, tocaram e animaram o quanto baste.
De seguida veio um dos momentos especiais da tarde quase noite: o regresso do Zé Pedro aos concertos dos Xutos, apenas, pouco mais de um mês depois do transplante do fígado a que foi sujeito. Sempre sorridente, foi ele o primeiro a pisar o palco para agradecer a quem lhe quer bem por esse país fora. A primeira música foi "Sémen", para lembrar o primeiro vocalista dos Xutos, Zé Leonel,  falecido no passado mês de Abril. Sempre competentes, deram mais uma vez, um óptimo concerto.
O senhor que se seguia, criava em mim algumas expectativas pelo valor que ocupa na História do Rock and Roll, e pela admiração que tenho pelos discos dos Stooges que são uma referência para todo o Punk que surgiu depois. Para mim (e certamente para muita gente) aquilo é Punk do melhor, muito antes de assim ser classificado. Se pensarmos que o álbum homónimo de estreia é de 1969, o "Fun House" é de 70 e o "Raw Power" é de 73, podemos ver que estes meninos estavam muito à frente no tempo. O movimento Punk, chamado como tal, só surge em 76, em Londres. Curiosamente, a última música foi o "No Fun" que sendo dos Stooges, foi muito popularizada pelos Sex Pistols. Iggy Pop tem 64 anos, mas a Iguana continua em grande forma física e vocal!
Para finalizar a noite, os divertidos Foo Fighters! Dave Grohl é um frontman que vai muito além das capacidades musicais, que são óptimas. É essencialmente um entertainer com músicas estimulantes e uma banda cada vez melhor do ponto vista técnico. A evolução tem sido excelente e no Alive não defraudaram as expectativas.

11 comentários:

  1. Hugo, gosto muito de vir aqui ampliar minha cultura musical. Gosto de rock mas não sou aficcionada, como você, meu repertório é mais limitado. Os Foo Fighters eu conhecia mas os Xutos não. Muito bom o som deles.

    Nossa lingua é engraçada, acho que xuto deve ser o mesmo que chute no portugues do Brasil. Gostei! Tem mais força! Beijo e bom fim de semana para você

    ResponderEliminar
  2. Bom dia! passei pra deixar um link da Malu Magalhães, uma rockeira brasileira, acho que vc vai gostar. No youtube tem muita coisa dela, ela é muito jovem mesmo, nem sei se já tem 18 anos mas é uma grande compositora que eu adoro. Beijinhos http://youtu.be/JPg-bUWAKt8

    ResponderEliminar
  3. um novo desafio para ti...


    arriscas??

    http://desafiote-desafiarme.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Vi Iggy Pop em 1991 ou 1992, no Coliseu, no Porto.
    Faz agora 20 anos... :|
    O tempo passa...

    ResponderEliminar
  5. Fui ao Optimus Alive no dia 8 e não correu muito bem...

    ResponderEliminar
  6. Anamaria, em português de Portugal também não se diz "xuto" mas sim "chuto", o que não é muito diferente de "chute" no Brasil. Felizmente, este grupo português trocou um pouco as voltas à nossa língua e ao chamarem-se Xutos dão outra força à palavra, é verdade! Muito curioso o seu comentário!

    ResponderEliminar
  7. Anamaria, MUITO OBRIGADO pela recomendação! Adoro o que ouvi de Mallu Magalhães e não conhecia! Grande descoberta. Tenho que ouvir ainda mais coisas desta Artista.

    ResponderEliminar
  8. Joaninha, eu não sou grande fã de Iggy Pop a solo. Mas adoro os três discos dos Stooges que referi.
    Se ele continua um grande maluco, imagino há 20 anos atrás!

    ResponderEliminar
  9. Sofia, parece que tiveste azar! Eu não sei bem o que aconteceu nesse dia seguinte, mas os cancelamentos e atrasos devem ter sido chatos.

    ResponderEliminar
  10. Ana Ferreira, já arrisquei mais, mas já passo lá pelo teu blog para conferir...

    ResponderEliminar
  11. Aww, parece divertido. :) Espero que tenha gostado do Optimus Alive.
    Uau, eu não esperava isso dos My Chemical Romance. E a partir de hoje eu gosto dos Foo Fighters, e é obrigado a você. ^^
    Seu blog é muito interessante, acho que temos algumas coisas em comum, pelo menos na música.
    Um abraço.
    -Jessica-
    http://kani-alientolove.blogspot.com/

    ResponderEliminar