domingo, 17 de julho de 2011

The Strokes - "Someday"



 Foi bom, foi muito bom ver The Strokes outra vez! Mas comecemos pelo princípio como é costume.
Ontem fui até ao Festival Super Bock Super Rock na Herdade do Cabeço da Flauta ali na zona do Meco. Foi muito fácil de lá chegar, mas também é verdade que fui cedo. O espaço tem muito pó, sem dúvida, mas a minha asma não se queixou e não senti qualquer dificuldade em respirar, ao contrário de muita gente que vi com lenços e máscaras de protecção.
Os portugueses X-Wife abriram o palco Super Bock e deram um óptimo concerto! Foi interessante ver a estrangeirada a dançar ao som de uma banda que provavelmente estariam a ouvir pela primeira vez. Os X-Wife são um grupo do qual gosto muito mais ao vivo do que em disco, e ao que parece, João Vieira e os seus comparsas dão sempre concertos muito interessantes.
Aquecido o público, veio Brandon Flowers arrefecer o pessoal. A sua actuação não teve qualquer chama, o som esteve bera, e os únicos momentos de relevo foi quando cantou "Read My Mind" dos Killers, e apresentou uma versão curiosa de "Bette Davis Eyes" da Kim Carnes. E apesar de eu gostar muito do grupo do qual ele é vocalista, e gostar do pouco que conheço deste disco de estreia a solo, o concerto não entusiasmou.
Passado este momento fraquinho, fui até ao palco EDP descobrir um grupo interessante, que desconhecia completamente. São uns tais de Junip, mais uns suecos a ter em atenção num país rico em musicalidades rock. De seguida subiu a esse mesmo palco uma caricatura lamentável de um rosto pop-rock que fez furor como vocalista dos Stone Roses. Aliás, eram várias as t'shirts dessa banda, espalhadas pelo recinto e envergadas por pessoas com memória. Infelizmente o que vi e ouvi foi demasiado mau para ser verdade. Confesso que pouco conheço do seu trabalho a solo que já é longo, mas tenho uma considerável admiração pelos dois álbuns dos Stone Roses que estão, sem dúvida, na História do Pop-Rock mundial. Fugindo dali a grande velocidade fui esperar brevemente pelo Slash no palco principal.
O ex-guitarrista dos Guns N' Roses arrebatou o público com o seu vigor juvenil, apesar da idade. Tocou e dançou como se fosse um miúdo e tocou tão bem... Ele não sabe tocar mal... Com o símbolo dos Velvet Revolver, bem visível tatuado num braço, encantou ao tocar "Sweet Child o' Mine" e "Paradise City" dos Guns. O coro do Meco fez-se ouvir em alta voz.
De regresso em passo apressado ao Palco EDP fui ouvir "The Vaccines" com grande vontade! Eles são uma das revelações do rock fantástico que se faz por terras de Sua Majestade. Ainda não tenho o seu disco, mas é por pouco tempo. Têm um som incrível, e o que presenciei leva-me a desejar que voltem rapidamente e de preferência em nome próprio.
E chega-se finalmente ao momento mais desejado. E faltam-me palavras para descrever mais uma experiência sonora com The Strokes, passados cinco anos! São uma banda especial, que não me canso de ouvir. Mudaram a minha vida na percepção do que é o Rock and Roll. E foi provavelmente o concerto onde o tempo passou mais rápido, e eu queria mais. Mas parece que os encores estão pela hora da morte, porque são cada vez menos usuais. Cantei com um coro alargado de apreciadores, e desde o concerto dos Sonic Youth no Coliseu em Abril de 2010, que não via uma actuação ao vivo que me desse tanto prazer! Valeu a pena o pó e a espera pelo autocarro de regresso. Estou ainda com um sorriso estranhíssimo de orelha a orelha. Espero é que The Strokes não demorem mais cinco anos a cá voltar!
Curiosamente, neste vídeo aparece o Slash e esta filmagem claramente retro em algumas partes foi realizada por Roman Coppola. O tema faz parte do álbum "Is This It" de 2001.

10 comentários:

  1. Hugo tb la estive e tb ja fiz o report do festival no meu blogue,passa la para dares uma vista de olhos.
    Já vi que nao concordamos muito na analise dos strokes mas o amor pela musica é mutuo ;)

    ResponderEliminar
  2. Pois fui Hugo! Eu tinha avisado no blog ;)

    Não é que não tenha gostado de lá estar mas realmente esperava mais dos The Strokes visto que tinha ido mesmo para os ver e não o resto das bandas. Surpreendeu-me o Brandon porque não estava à espera que cantasse Killers... sendo assim foi brilhante e Slash partiu tudo!

    Em breve volto a Lisboa ;) e prometo que te aviso directamente

    Beijinhos Strokianos (com Flowers incluidos) para ti também **

    ResponderEliminar
  3. Ah! E não vi os The Vaccines para pena minha! ;)

    ResponderEliminar
  4. Eu também gosto muito dos X-Wife e do seu vocalista. Já tive oportunidade de lhe dizer isso pessoalmente no meio de um concerto na queima das fitas em Coimbra. Não vou aqui dizer o que lhe disse, mas garanto que terias gostado de ouvir... :)

    ResponderEliminar
  5. Bom dia, tudo bem? Passei para fazer uma visita e desejar bom inicio de semana, bjos

    ResponderEliminar
  6. Gostei do "apresentou uma versão curiosa". Vá, admite, não era lá grande coisa. :P

    ResponderEliminar
  7. o que eu dava por ter visto The Strokes x)

    ResponderEliminar
  8. Hehehe... eu tb fui ;) Não para ver The Strokes, mas posso dizer que gostei muito! =))

    ResponderEliminar
  9. oh i'm so addicted to the strokes ;) a good weekend for you too

    ResponderEliminar
  10. Adoro esse som, adoro Strokes!

    ResponderEliminar