segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Judith Teixeira (1880-1959)

                    
                                  O Palhaço

                                  Anda-se a rir, a rir dentro de mim,
                                  com as lívidas faces desbotadas
                                  um estranho palhaço de cetim,
                                  rasgando em dor meu peito às gargalhadas!

                                  Sobe aos meus olhos sempre a rir assim...-
                                  espreitando as figuras malsinadas 
                                  que se não vestem nunca de arlequim,
                                  mas que andam pela vida disfarçadas.

                                  Na sombra dos meus cílios, emboscado,
                                  ri, no meu olhar frio e desolado,
                                  escondendo-se atónito e surpreso...

                                  E quando desce à triste moradia,
                                  vem mais louco e soberbo de ironia
                                  na irrisão dum sarcástico desprezo!
                                        
                                                                      Março de 1923
                                                       ("Castelo de Sombras")
                                                 

1 comentário: