segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Peter Murphy - "Cuts You Up"



 Não fui ver o Peter Murphy ao Coliseu de Lisboa, onde ele actuava a noite passada. Fiquei por casa a deliciar-me com mais uma vitória do meu querido Sporting, e a aprender muita coisa com João Canijo no programa Câmara Clara, onde foi entrevistado por Paula Moura Pinheiro. Eu tive uma adolescência muito próxima destas sonoridades. Na altura já não existiam os Bauhaus, mas lembro-me desta música a bombar por aí... Na altura eu gostava de muita coisa que já não existia... Os Bauhaus são um exemplo. Contudo, conheço mal a aventura a solo deste protagonista gótico... fiquei-me pelo fascínio do grupo do qual ele foi vocalista, e com as memórias bem vivas do começo do filme "The Hunger" (1983) de Tony Scott, onde ele interpreta o fabuloso "Bela Lugosi's Dead". Ficou assim, Peter Murphy, no "frasquinho" da História do Cinema.
"Cuts You Up" é um tema de 1990, para muitos apreciadores trata-se de um cliché, de um autor que a solo é muitas vezes referido apenas por este tema...
Mastigo castanha do Maranhão, e bebo Whisky enquanto escrevo este post. Perdoem-me a sintaxe sofrível e espero que gostem desta música que sobreviveu ao tempo, e que continua a encantar muita gente.
Recuperando o que disse no princípio deste post, aconselho-vos a assistir à entrevista de João Canijo já referida e que está disponível no sítio da Câmara Clara, aqui na net. Para ilustrar um pouco melhor este dia, deixo-vos o cartaz do meu filme preferido deste Realizador. Uma obra-prima que nunca mais esquecemos.

Filme de João Canijo (2000)

5 comentários:

  1. Muito bom
    Um boa semana para ti.
    Um bj

    ResponderEliminar
  2. Eu não fui ver o Peter Murphy, mas gostava de ter ido... Só que isto enquanto não houver carta de condução por estes lados e depender dos transportes, as escolhas musicais ficam muito delimitadas pelos horários!

    ResponderEliminar
  3. Me costó orrores pero pude entender la entrada y me re gustó! Que bueno que fuiste a verlo, a mi me hubiera gustado...

    ResponderEliminar
  4. Sou do tempo dos Bauhaus e claro que foi e é uma das minhas bandas preferidas. No The hunger também entra o Bowie (este é o meu ídolo! :) )
    Os ambientes do filme são muito idênticos aos espectáculos dos Bauhaus. Vi-os em Paredes de Coura e ... :) Não preciso dizer nada, pois não?
    Beijitos e viva o Sporting! ahahah

    ResponderEliminar
  5. e "só" por teres aqui o Peter Murphy vou passar a seguir-te.

    ResponderEliminar