terça-feira, 30 de agosto de 2011

Romeus & Julietas

Romeu e Julieta de Henrik Lange
O primeiro exemplo que me veio à cabeça e que não é óbvio, é a obra "90 Livros Clássicos para Apressadinhos" do sueco Henrik Lange. Entre esses Clássicos está o "Romeu e Julieta", incrivelmente condensado como se pode verificar na imagem. Essa condensação serve para todas as obras abordadas, e parece-me uma excelente forma de aproximar vários leitores desses livros inesgotáveis. A edição é brasileira e é adaptado e traduzido pelo cartoonista Otacílio d'Assunção Barros (mais conhecido por Ota).

Ilustração de Octavia Monaco
Outra edição que merece destaque é o "Romeu e Julieta" na versão de Nicola Cinquetti com belíssimas ilustrações de Octavia Monaco. Em relação a esta obra há edição portuguesa.
Octavia Monaco é uma fantástica ilustradora que nasceu em França em 1963, mas que vai para Itália em 1970. É filha de mãe galega e pai italiano.

Ilustração de Nicole Wong
E já que falo em ilustradoras, refiro a incrível norte-americana Nicole Wong com a sua criação de "Romeu e Julieta" muito peculiar.

Stencil de Grigoris Kalivas
Para quem visita o meu blog há algum tempo, de certeza que reparou que eu adoro stencil. Este exemplo é um tanto ou quanto óbvio e pouco criativo, mas não deixa de ser agradável à vista. É da autoria do grego Grigoris Kalivas.

Tira de Will Leite
E para dar um toque de imperialismo aos Clássicos, coisa em que os norte-americanos são especialistas, uma tira divertida do brasileiro Will Leite.

Cartoon de Kaveh Adel
Chegado aos cartoons, Kaveh Adel é um cartoonista nascido em 1973 no Irão (ou na Pérsia, como ele gosta de dizer), que fugindo à guerra Irão-Iraque (1980-1988), se refugiou primeiro na Europa em 1987 e depois foi encontrar o seu espaço nos States, acabando por adquirir dupla nacionalidade. Este cartoon reflecte muita coisa, e visto com atenção é bem capaz de ser um dos cartoons mais brilhantes que me passaram pela vista.

Cartoon de Drew Litton
Eu bem sei que o futebol americano é bem diferente do nosso futebol a que eles chamam soccer, mas a paixão é a mesma e há quem sofra com isso... O autor é Drew Litton.

Cartoon de Ivo
Quase a finalizar, não poderia deixar de dar um exemplo de nonsense delicioso & dramático proporcionado pelo brasileiro Ivo.

Tira de Nani
Finalmente, a essência do que é a história de "Romeu e Julieta". Um Amor impossível (?!). Aqui muito bem representado pelas Galinhas Filosóficas de Nani (não! Não se trata do jogador do Manchester United, ex-Sporting!). Trata-se de um excelente cartoonista do Rio de Janeiro, muito divertido.

11 comentários:

  1. uauau, muito bommm.... Romeu e Julieta na vida real e moderna é muito divertido, abraços Soninha

    ResponderEliminar
  2. Excelente Compilação Pah...

    ResponderEliminar
  3. Provavelmente o teu melhor post :D

    Amei! Obrigada por me fazeres rir num dia que seria quase impossivel...**

    ResponderEliminar
  4. Adorei o post!!! Romeu e Julieta é sempre inspirador!!
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Primeira vez em seu blog e já achei muitooo legal. Adorei as tirinhas.
    Obrigada pela visita em meu blog.
    bjkss

    ResponderEliminar
  6. Almofada!!!!!!! Fico imensamente contente por te ter feito rir!
    beijos sorridentes.

    ResponderEliminar
  7. tanto Romeu e Julieta ;) mas gosto desta onda que invadiu o teu blogue!

    tinha de vir aqui agradecer pessoalmente, sabes... és das poucas pessoas que se dá ao trabalho de ler o que escrevo e das poucas que gosta. obrigada por isso. escrevo, sobretudo, para mim, como catarse. às vezes coisas que seriam bastante fáceis de odiar. mas espero que o facto de elas te "tocarem" de algum modo seja sinal de que estou a fazer qualquer coisa bem.

    não desistas de suportar este mundo, por favor. até porque o tornas mais feliz para mim :)

    obrigada por tudo e continua! :) quero ver textos teus!

    ResponderEliminar
  8. pois também cá vim parar pela 1.º vez e adoro Ilustrações, sobretudo as das décadas mais recentes da literatura infantil! há pérolas! Gostei. obrigada ( e pela visita)

    ResponderEliminar