quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Cavaco e a destruição da ferrovia em Portugal



Eu não sou grande fã destes vídeos manipuladores. Mas devo confessar que este está muito bem feito. Trata de um assunto que sempre provocou em mim uma enorme revolta e incompreensão. Eu quando comecei a ter consciência política, lá por volta dos 14 anos, o Cavaco já estava no poder. Desde essa altura que sou anti-cavaquista convicto. Tive que levar com este Sr. tempo a mais na minha vida. Dez anos de Cavaquismo fizeram com que eu ganhasse aversão à cor laranja. Com tudo o que isso tem de ridículo. Não tenho uma única peça de roupa dessa cor. Nem sei como é que é possível eu gostar de laranjas (a fruta claro!).  Durante esses dez anos, este Sr beneficiou de rios de dinheiro comunitários para desbaratar em auto-estradas e outras obras de fachada. A agricultura, as pescas, a cultura; sim a cultura: que nos ajuda a suportar tipos como o Cavaco, foram destruídas durante esse periodo. Também foi destruída a ferrovia! Há uns anos eu tinha a mania de ir conhecer o país por esses campos fora. Quase nunca o pude fazer de comboio. A maior parte dos sítios para onde costumava ir, já tinham tido comboio, mas naquela altura a única maneira de lá chegar era através das estradas e auto-estradas cavaquistas. Lá tinha que ir de camioneta. E isto foi uma coisa que eu nunca percebi. Um dos meus melhores amigos dessa altura era laranjinha, e sempre me disse que tudo não passavam de opções. É claro que isso só reforçou a minha convicção anti-cavaquista! Passados tantos anos, ouvir este Sr. dizer que gosta muito de andar de comboio, e que se orgulha de tudo o que fez quando era Primeiro Ministro, dá-me náuseas. Já agora, apesar de ser de Esquerda (e talvez por causa disso...)  voto Fernando Nobre. 

3 comentários:

  1. Sou anarca e mantenho-me informada minimamente. O que mais gostei de ouvir nesta camapanha foi o actual presidente da república dizer que uma das suas funções é poder demitir a assembleia.
    Por acaso ele andou aqui (na localidade onde habito na serra) há dias mas eu estava a trabalhar e não o pude questionar sobre o porquê de ele conhecer algumas das suas funções, pelo menos, e não as ter posto em prática ou porque é que ele insinua que o pode fazer se for eleito novamente mas não o faz enquanto tem esse poder. Não percebi nada. :|

    ResponderEliminar
  2. O Cavaco agora gosta de tudo o que ajudou a destruir,ferro-vias, agricultura, pescas, etc... etc...
    O meu voto ele também não tem!
    Adorei o vídeo :-)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. "porquê de ele conhecer algumas das suas funções, pelo menos, e não as ter posto em prática ou porque é que ele insinua que o pode fazer se for eleito novamente mas não o faz enquanto tem esse poder." Tambem é a minha frequente pergunta!
    Grrr

    ResponderEliminar