segunda-feira, 8 de abril de 2013

"Io la conoscevo bene"



Tenho o blog há 2 anos e tal, e pouco tenho escrito sobre Cinema. Assim devo continuar nos próximos tempos, mas parece-me que vou passar a publicar vídeos que contenham filmes completos que eu amo muito! O You Tube é uma espécie de magia da memória da qual cada vez gosto mais. Há uns dias lembrei-me de procurar por este "Io la conoscevo bene", esperando apenas encontrar o trailer, e nunca imaginando que o filme estava aqui disponível para ser (re)visto!
A incrível Adriana é interpretada por Stefania Sandrelli e vale a pena citar um testemunho dado por ela, 22 anos depois do filme ter sido realizado: "Antonio Pietrangeli é, de todos os realizadores com quem trabalhei, o mais sensível, o mais atento, o mais disponível ao sentimento íntimo feminino. (...) Para nós, Adriana era como uma filha, para mim era a minha pele, sobre a qual passavam os arrepios das desilusões, das humilhações, das situações trágico-cómicas da vida." A actriz considera mesmo a sua personagem neste filme como a mais importante de toda a sua carreira.
Desde o início deste blog, que tenho no meu perfil, a minha opinião sobre o Cinema Italiano dos anos 60. Para mim trata-se do melhor período de sempre da História do Cinema! E o meu espanto foi ainda maior quando me apercebi que existem mais obras que eu amo, deste período, disponíveis no You Tube. Certamente, publicarei apenas aquelas que se encontrem na versão original. Infelizmente, "La Ragazza con la Valigia" de Valerio Zurlini está dobrado em inglês... assim, por enquanto, fica de fora destas considerações.
Eu sei que não é a mesma coisa que assistir a um filme projectado numa sala de Cinema às escuras! Mas num país onde se fecham salas de Cinema em catadupa, e onde a oferta cultural, e cinéfila em particular, é cada vez mais do mesmo, assume por demais importância, este escape na forma como os filmes podem ser vistos e partilhados. Este capitalismo feroz que destrói a diversidade cultural, é o mesmo que permite milagres de Cinema partilhados por computadores de todo o Mundo! É uma esquizofrenia onde ainda se consegue respirar, apesar de tudo!
"Io la conoscevo bene" é um filme realizado por Antonio Pietrangeli em 1965. Vi-o na minha querida Cinemateca em 2004.

"Io la conoscevo bene" de A. Pietrangeli (1965)

5 comentários:

  1. De facto, tens razão. Cinema é numa sala de cinema. Sem pipocas. Sem gente a conversar. Sem telemóveis. Sem muitas coisas que agora há nas moderníssimas salas de filmes dos centros comerciais…

    Bjis :)

    ResponderEliminar
  2. Concordo, cinema é numa sala de cinema. Mas, como na minha cidade não tem cinema ( pasmem!) comprei um projetor e fiz minha sala de cinea na parede do meu atelier. De dia, pinto, à noite, vejo os filmes. Foi o mais próximo que consegui, adoro cinema!Não vou perder Io la conoscevo bene, obrigada pela dica Hugo, adorei! beijos pra você e para a Nêspera

    ResponderEliminar
  3. Obrigada por comentar no meu blog. Em Coimbra havia uma sala de cinema fantástica o Girassolum, acabou claro como todas, nunca mais fui ao cinema, agora é tudo tão igual!

    ResponderEliminar
  4. Adoro cinema! e filmes antigos principalmente com boas historias, o que hoje em dia já não se encontra muito .
    Bjs

    ResponderEliminar