quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

O Natal passou-se muito bem...

O Natal passou-se muito bem. A minha família junta-se um ano na casa dos meus tios, um ano na casa dos meus pais. Este ano foi na casa dos meus tios. Temos uma ementa bastante diferente das outras famílias. É tradição desde que me lembro, comer uma enorme caldeirada dos mais variados peixes, cozinhada num tacho enorme, tacho esse emprestado, sempre nesta ocasião, por um restaurante vizinho. Depois ainda temos alguma carne, ao que o meu pai sempre chama "presas". Durante muitos anos acompanhávamos a Ceia de Natal com o vinho do Rosa, amigo de longa data do meu tio. Agora já não há vinho do Rosa para ninguém, porque o senhor já não tem a saúde suficiente para fazer a dita "pomada". Mas como devem calcular o vinho não faltou... Eu estive sempre no verde, mas a maioria alinhou pelo tinto. Natal sem doces, não é Natal, e nós temos as sempre deliciosas azevias de grão e amêndoa feitas pela minha mãe, juntamente com as filhoses e bolo rei também feitos por ela. Para além disso há sonhos, coscorões, tronco de chocolate e encharcada! (devo estar a esquecer-me de alguma coisa). Para acompanhar estas guloseimas, este ano o meu tio tinha lá uma aguardente de medronho caseira, absolutamente deliciosa. Pensava eu que não gostava de aguardente até provar esta... Ainda por cima estava fresca... uma delícia. Também havia licores para outros gostos e conversa a rodos. As prendas agradaram a toda a gente... E no dia de Natal ainda sobrou alguma comidinha como sempre sobra. Este ano na Ceia não estiveram a minha mana e a minha prima com a restante famelga, mas já estiveram no dia de Natal. Para o ano que vem será ao contrário, estarão na Ceia e não estarão no dia seguinte. Agilidades próprias da nossa família nesta época.
É muito bom juntar a família, assim.

3 comentários:

  1. Esse é um dos lados bons da festa.
    Um grande bj e um ótimo 2012 para ti!

    ResponderEliminar
  2. :)
    Que bom teres passado um bom Natal. O meu também foi esplêndido.
    Falares das deliciosas azevias de grão e amêndoa feitas pela tua mãe, as filhoses, bolo rei, sonhos, coscorões, tronco de chocolate e encharcada é pura maldade para quem está deste lado ;) Não me importava de petiscar tudo isso, apesar de já ter engordado uns quilos nesta quadra...
    Na minha família a tradição também é sui generis.
    Almoço de Consoada: bacalhau, polvo e congro com os respectivos vegetais. Tudo cozido.
    Jantar de Consoada: os peixes e molusco marinho em filetes e pastéis de bacalhau. Tudo frito, acompanhados de arroz de polvo.
    Almoço de Natal: Carnes e batatinhas assadas.
    Os doces são os mesmos, adicionados de umas rabanadas divinas!
    Este ano bebi licores...

    O Natal continua. Por isso...

    "Acontecia. No vento. Na chuva. Acontecia.
    Era gente a correr pela música acima.
    Uma onda uma festa. Palavras a saltar.

    Eram carpas ou mãos. Um soluço uma rima.
    Guitarras guitarras. Ou talvez mar.
    E acontecia. No vento. Na chuva. Acontecia.

    Na tua boca. No teu rosto. No teu corpo acontecia.
    No teu ritmo nos teus ritos.
    No teu sono nos teus gestos. (Liturgia liturgia).
    Nos teus gritos. Nos teus olhos quase aflitos.
    E nos silêncios infinitos. Na tua noite e no teu dia.
    No teu sol acontecia.

    Era um sopro. Era um salmo. (Nostalgia nostalgia).
    Todo o tempo num só tempo: andamento
    de poesia. Era um susto. Ou sobressalto. E acontecia.
    Na cidade lavada pela chuva. Em cada curva
    acontecia. E em cada acaso. Como um pouco de água turva
    na cidade agitada pelo vento.

    Natal Natal (diziam). E acontecia.
    Como se fosse na palavra a rosa brava
    acontecia. E era Dezembro que floria.
    Era um vulcão. E no teu corpo a flor e a lava.
    E era na lava a rosa e a palavra.
    Todo o tempo num só tempo: nascimento de poesia."
    Manuel Alegre

    Beijos, muitos :)

    ResponderEliminar
  3. Em que raio de terra é que passas o Natal??
    xb

    ResponderEliminar