Hoje há Tio Rex no Sabotage, com Miss Titan e Davide Lobão.
Tema que faz parte do EP "5 Monstros" de 2014.
Psiuu!!! O vídeo tem imagens de um filme bem antiguinho do meu querido Hitchcock!!!
Vim há pouco do fantástico concerto da Lena d'Água, com a sua Rock 'n' Roll Station, no Bar Popular em Alvalade! E não sei por onde começar! Primeiro que tudo, tenho de falar no espaço, que eu já referi várias vezes no meu blog, mas ainda não tinha visitado! Bar acolhedor com os irmãos Palitos sempre na máxima simpatia possível, fotografias espalhadas pelas paredes que evocam bandas e músicos portugueses que todos conhecemos, e um palco numa sala em V, muito especial para quem assiste. O som esteve sempre excelente!!! A Lena continua com uma capacidade vocal inacreditável... muito bem acompanhada numa roupagem Rock que salienta ainda mais a mestria de temas intemporais. A partir de "Perto de Ti", Lena d'Água teve duas convidadas, auto-intituladas de Lenettes, Ana Bacalhau & Rita Redshoes! Foi muito curioso ver, tanto a Ana como a Rita, fascinadas a olhar para a Lena, enquanto esta interpretava os temas de olhos fechados. Notou-se um respeito imenso de ambas, naquele divertimento que incluiu movimentos robóticos no "Robot", e "qua quas" com fartura em "Vígaro cá, vígaro lá".
Quem esteja perto de Peniche ou de Alcobaça, e perca esta oportunidade de ver Lena d'Água & Rock 'n' Roll Station, não sabe o que perde! É que não faz ideia!!!
Uma última nota para todos esses festivais de música espalhados pelo país, que precisam de estar atentos a estes sinais de Rock 'n' Roll raros, e indispensáveis para a nossa memória enquanto colectivo.
Para memória futura, o cartaz do excelente concerto a que assisti no Bar Popular!!! Nunca o esquecerei!
O maior ícone feminino do Pop Rock português está de volta aos palcos em grande forma. As guitarras eléctricas dão nova roupagem a temas intemporais, e Lena d'Água continua com aquela voz inconfundível!
Lena d'Água & Rock 'n' Roll Station - "Carrossel" (2014)
Hoje há Júlio Pereira no CCB às 21 horas.
Vi-o no Sol da Caparica em Agosto, e na Festa do Avante em Setembro, em dois belíssimos concertos.
"Laranxa" é um tema tradicional galego, e a voz que se ouve é da galega Uxia! Infelizmente, o vídeo divulga apenas um excerto desta música, que é a minha preferida deste último disco de Júlio Pereira.
Publico este tema do Zé Mário porque se enquadra muito bem nesta Luta e em todas as Lutas interessantes!
Concerto em Defesa do Ensino Artístico Especializado no Forum Lisboa às 18 horas.
Morreu no passado dia 21 de Fevereiro o trompetista Clark Terry (1920-2015). O vídeo mostra-nos a actuação do seu sexteto no Festival de Jazz de Montreux de 1977.
Curiosamente também tenho os discos todos de Jorge Palma. É o músico que mais vezes vi ao vivo. Agora, raramente o ouço em casa... mas sei de cor muitas das suas músicas. Este tema dá nome ao álbum de 1989. O vídeo mostra-nos um dueto muito especial com Lena d'Água!
Contamino este post com uma imagem do filme "Fanny e Alexander" (1982) de Ingmar Bergman.
Foto de Hugo Nofx, "Fanny e Alexander" (1982) de Ingmar Bergman
A imagem mostra-nos o final deste filme, com a Avó a ler ao Neto, um excerto de "O Sonho" de August Strindberg:
"Tudo pode acontecer. Tudo é possível e provável. Tempo e espaço não existem. Sobre a frágil base da realidade, a imaginação tece a sua teia e desenha novas formas, novos destinos."
Ainda na zona da Pop Feminina, apetece-me publicar finalmente um vídeo da Pink! Pode parecer-vos estranho, mas tenho todos os discos dela. Este tema pertence ao álbum "Try This" de 2003.
Vamos lá então celebrar a decadência. Pode parecer-vos um acto fútil este vídeo provocativo, mas acreditem que eu gosto muito dele. Vídeo espantoso realizado por Nicholaus Goossen... E também gosto deste tema que faz parte da mixtape "Now you know" de 2013. Escandalizem-se! (ahahaah).
Contamino este post com duas imagens do filme "Ter e não ter" (1944) de Howard Hawks.
Foto de Hugo Nofx, "Ter e não ter" (1944) de Howard Hawks
Foto de Hugo Nofx, "Ter e não ter" (1944) de Howard Hawks
Filme baseado no livro homónimo de Ernest Hemingway.
Norte-Americanos na ilha de Martinica, com a França sob ocupação nazi. As personagens de Humphrey Bogart e Lauren Bacall encontram-se inesperadamente naquele refúgio em forma de hotel com música ao piano. Ele tem um barco que aluga conforme as necessidades, ela tem mãos ágeis que dão outro destino a carteiras recheadas. E há o Amigo Eddie, sempre alcoolizado, mas com uma sobriedade etílica à prova de interrogatório da Gestapo. Pelo meio, a Resistência vai fazendo corajosamente o seu trabalho.
Depois deste filme, Bogart e Bacall casaram-se na vida real, ela tinha 20 anos, ele tinha 46...
Este é um dos meus filmes preferidos de Howard Hawks! Há diálogos que me desconcertam por inteiro! Foi tão bom, tão bom, revê-lo!
Estreou por cá no São Luiz a 28 de Janeiro de 1946.
Vi-o na minha querida Cinemateca a 27 de Fevereiro de 2004.
Contamino este post com uma imagem do filme "The Night Listener" (2006) realizado por Patrick Stettner. Notável filme com um Robin Williams num registo pouco habitual, mas sublime. Filminho discreto, pequenino, mas muito bem realizado. Uma enooorme surpresa.
Foto de Hugo Nofx, "The Night Listener" (2006) realizado por Patrick Stettner
Contamino este post com um filme da minha vida. Um filme que está entre as dez melhores obras da História do Cinema (para mim)! Monumento Cinematográfico que vejo sempre de olhos embaciados. Obra de Arte suprema, indescritível, arrebatadora. Quando atingir um patamar digno da descrição destas emoções, voltarei a este filme amado até ao limite (irremediável!).
O que tenho para dizer nestas circunstâncias é tão redutor, que prefiro manter tais emoções para outra altura mais conveniente.
Foto de Hugo Nofx, "Esplendor na Relva" (1961) de Elia Kazan
Uma das poesias mais desconcertantes da História do Cinema!
Quando vi e ouvi na tv a notícia sobre o denominado Swiss Leaks (HSBC), lembrei-me imediatamente de um dos mais espantosos filmes da última década cinematográfica! Refiro-me a esse monumento artístico que dá pelo nome de "As consequências do amor" (2004) realizado por Paolo Sorrentino.
"As consequências do amor" (2004) de Paolo Sorrentino
Mas como a maioria tem o intuito mais preponderante, também me lembrei do inevitável "O Capital" (2012) de Costa-Gavras. Não tem a mestria cinematográfica do filme referido anteriormente, mesmo assim, a ironia corrosiva que nos mostra o dia a dia de um banqueiro e as suas movimentações em proveito próprio, transforma a realidade insuportável numa brincadeira de crianças, cínica!
A situação destes Professores, destes Funcionários, destas Escolas, já ultrapassou todos os limites. Um dos grandes impulsionadores deste movimento de protesto é o meu Amigo Rui, que já não recebe ordenado há vários meses. A falta de respeito deste Ministério e deste Governo é qualquer coisa de inqualificável. Não consigo encontrar palavras para descrever o que sinto. Por isso é urgente que nos levantemos na luta contra esta prepotência, contra esta canalha!
Estivemos perto de ganhar o derby lisboeta contra os eternos rivais, mas um golo do adversário ao cair do pano fez-nos ficar no quase, outra vez.
Chamo a atenção para um pormenor que provavelmente nem passará nos resumos deste jogo. Aquando da última substituição, a saída do Nani foi apressada por um ligeiro empurrão de Eliseu, para que não se perdesse mais tempo, na perspectiva de quem estava em desvantagem. O Nani não reagiu e o jogo prosseguiu com o desfecho que todos conhecemos (1-1). Alguém acredita que se o Eliseu empurrasse o Quaresma em pleno estádio do Dragão, naquelas circunstâncias, nada se passasse? Ou alguém acredita que se o Fábio Coentrão empurrasse o Arda Turan no estádio Vicente Calderón, naquelas circunstâncias, nada se passasse? Pois eu respondo, nestes casos imaginários o jogo acabava ali. O jogador empurrado tiraria partido da situação, reagindo legitimamente, o tempo esgotar-se-ia mais facilmente e o empurrador iria, com as pressas, mais cedo para o balneário... Quem estava prestes a ganhar o jogo, confirmaria a vitória!
Eu gosto de acreditar no Pai Natal, mas quem não vai em histórias da carochinha costuma sair beneficiado, infelizmente.
Quando se é anjinho dificilmente se é campeão.
Contamino este post com uma imagem do filme "Hipnose" (2004) realizado por David Carreras.
Foto de Hugo Nofx, "Hipnose" (2004) realizado por David Carreras
Através de hipnose entramos num mundo visto pela personagem principal e nessa experiência vivemos um pouco a confusão e a angústia de um Ser perturbado.
Contamino este post com uma imagem do filme "Vencer" (2009) de Marco Bellocchio.
Foto de Hugo Nofx, "Vencer" (2009) de Marco Bellocchio
Filme sobre a vida de Mussolini e o seu caso amoroso que deu origem a um filho renegado. Vemos o Duce desde os tempos no Partido Socialista como director do jornal "Avanti!". Desde o Duce anti-clerical, até ao Duce todo poderoso que teve a Igreja Católica como grande aliada.
Uma lição de História notável!
Acabei de ver o último "Eixo do Mal" na Sic com a participação de Nuno Artur Silva. Vai ser substituído pelo também fantástico Aurélio Gomes.
Uma das poucas notícias boas dos últimos tempos é precisamente esta: Nuno Artur Silva será Administrador na RTP! E com esta notícia recupero a esperança numa certa ideia de serviço público há tanto tempo abandonada. Força Nuno! Dificilmente haveria melhor escolha.
(Ainda assim, espero que o Canal Q que eu tanto gosto, continue por muitos e bons anos!!!)
Não tira os olhos do chão. Como se seguisse um trilho do qual não se pode distrair, nem por um segundo.
Faz percursos sem sentido. Segue numa direcção. Pára. Muda o sentido. Regressa. Segue noutra direcção.
Nunca olha para cima. Conhece Lisboa pelo chão, sabe de cor os passeios dos calceteiros, com os seus desenhos de pedras pretas e pedras brancas, sabe de cor as ruas cruzadas por linhas de eléctricos abandonadas às ervas.
Incansável, faz com os seus passos o (secreto) mapa da sua solidão.
Morreu na passada segunda-feira Fernando Fonseca (1966-2015), baterista e um dos fundadores dos Sitiados. O tema que publico faz parte do primeiro álbum deste grupo.