sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Lena d'Água & Rock 'n' Roll Station - "No fundo dos teus olhos de água"



Hoje há Lena d'Água & Rock 'n' Roll Station em Alcobaça!
Tema com roupagem nova deliciosa, que pertence ao álbum "Carrossel" de 2014.

Lena d'Água & Rock 'n' Roll Station - "Carrossel" (2014)

Aqui fica o programa da Feira de São Bernardo em Alcobaça, no dia de hoje.


quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Thurston Moore - "Benediction"



Thurston Moore actua hoje em Paredes de Coura.
O concerto com melhor som rock no Coliseu de Lisboa a que assisti, foi proporcionado pelos Sonic Youth, em 2010.
A actuação dele a solo no Teatro da Trindade em 2012, foi um momento de simplicidade mágica só entendível para quem presenciou.
Tema que faz parte do álbum "demolished thoughts" de 2011, que eu tenho em duplo vinil lindo!
Vídeo feito por David T.

Thurston Moore - "demolished thoughts" (2011)

Franz Ferdinand - "Michael"



Hoje há Franz Ferdinand em Paredes de Coura. Vi estes escoceses no Campo Pequeno em 2009.
O vídeo que publico faz-me sempre lembrar da Juke Box na Rua da Fé...
Tema que faz parte do álbum de 2004.

Franz Ferdinand - "Franz Ferdinand" (2004)

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Lena d'Água com Miguel Ângelo, hoje na Baía de Cascais



Miguel Ângelo comemora hoje 30 anos de carreira na sua Baía de Cascais. São muitos os convidados para a Festa em palco. Para além da família Delfins, conta com a participação de Lena d'Água, Tim, Eduardo Nascimento, Alex D'Alva Teixeira, General D, Rui Pregal da Cunha, Miguel Gameiro e Olavo Bilac.
O vídeo que publico mostra-nos Lena d'Água, Miguel Ângelo e Carlos do Carmo num medley muito curioso, aquando do segundo aniversário da TVI em 1995.

Miguel Ângelo convida Lena d'Água, Tim, Alex D'Alva Teixeira e outros companheiros para a Festa na Baía de Cascais 

Xutos & Pontapés - "Gritos Mudos"



Depois de um concerto fantástico dos UHF, acaba-se a noite ao som de Xutos! Rock no Sado 2014, dia 17 de Agosto! Dois dinossauros em forma de grupo, sucedem-se num palco de um Festival de Música Portuguesa! Temos que continuar esta aposta!
O tema que publico não foi tocado esta noite, dá nome ao álbum de 1990.

Xutos & Pontapés - "Gritos Mudos" (1990)

Até fizeram uma t'shirt com esta imagem! (e eu tenho essa t'shirt...)

Mais um grande concerto dos Xutos!

UHF - "Vernáculo (para um homem comum)"



Como se não bastasse a energia adquirida mas também despendida no Sol da Caparica, rumo domingo até Setúbal para o Rock no Sado. O Parque de Santiago fica no fim do mundo, acentuado pelo calor abrasador de chegar. Assisto a Gente Estranha, Booster e Um Zero Azul, mas o primeiro momento que vale a pena é de uma banda de Alverca que dá pelo nome de Karpe Diem. Conhecia alguma da sua música, mas nunca os tinha visto ao vivo. Foi porreiro aquele som entre um alternativo pouco reconhecível e um mainstream que eles não são. Caso curioso no panorama musical português, que é bem tocado mas modestamente apreciado. Seguiu-se a União das Tribos, projecto paralelo de António Côrte-Real, com uma sonoridade um pouco nos antípodas da t'shirt dos Ramones que ele envergava. Ainda assim, apresentaram uma versão de "Portugal, Portugal" do Jorge Palma e uma do tema "É difícil" dos Censurados.
No Palco Arrábida surgiram uns Alcoolémia que me surpreenderam pela positiva. Afinal de contas são muito mais do que o "Não sei se mereço"...
E eis que surge a hora dos UHF para comprovarem o que já tinha sentido na Festa do Avante do ano passado. Estão com uma qualidade em palco incrível e deram um concerto fantástico! Uma verdadeira lição de como fazer música rock ao vivo!
O tema que publico não foi tocado, e pertence ao álbum "A Minha Geração" de 2013. Esta música serve de exemplo ao fôlego que se sente neste grupo hoje em dia. É claramente um cartão de visita de punho erguido, mesmo que não ouvido em palco.

UHF - "A Minha Geração" (2013)

UHF - "A Minha Geração" (vinil) (2013)


terça-feira, 19 de agosto de 2014

Aline Frazão - "Tanto"



Dia 16 de Agosto no Sol da Caparica, começou com Aline Frazão. Angolana com um talento que entra pelos olhos dentro. Tudo o que possam ouvir no You Tube não é comparável ao que ela faz em cima do palco. Foi a maior surpresa de todo o Festival, a maior descoberta! O tema que publico pertence ao álbum "Movimento" de 2013.

Aline Frazão - "Movimento" (2013)

Logo de seguida, a minha Menina preferida da Invicta, Capicua! Conseguiu uma actuação que superou a prestação no SBSR. Roçou a perfeição e nem faltou a voz mágica de Aline Frazão para o tema "Lupa". Capicua deu um dos melhores concertos deste Festival, sem dúvida!
Ainda no registo do hip-hop, Sensi apareceu em palco com uma banda numerosa a tocar bem. Gostei do que ouvi. Para quem não saiba, Sensi é filho do Kalú dos Xutos.
Com o chegar da noite, a guitarra de Frankie Chavez foi acompanhada, a maior parte do tempo, apenas por uma bateria, à qual se juntou depois o baixo de Nuno Lucas. Frankie teve também como convidada Selma Uamusse.
Mais uma vez houve um atraso considerável no Palco Blitz, o que fez coincidir Rita Redshoes neste palco e David Fonseca no outro... Assim, pouca gente ficou para ver e ouvir a bela da Rita, mas ela teve uma actuação encantadora. Deixei-me levar naquela viagem sonora só dela, com muita magia.
Terminado o voo proporcionado pela Rita Redshoes, ainda apanhei o final da actuação de David Fonseca, com a mistura deliciosa do seu "The 80's" com "Video Killed The Radio Star" dos Buggles! Visualmente o palco estava lindo e suscitou-me curiosidade para o ver noutra oportunidade.
Antes de Anselmo Ralph, apareceu em palco um dos organizadores do Festival, a dizer-nos que aquele dia estava esgotado! Ainda dancei um pouco ao som do angolano, apesar daquela música não fazer o meu género. Mas saí antes do fim. O Festival Sol da Caparica foi um enooorme sucesso! Eu adorei! Continuem, por favor! Até para o ano!


Ah, esqueci-me de dizer que havia muita comida e "bubida", exposição de fotografia, caixotes do lixo graffitados, pastéis de nata (os mesmos que estavam no SBSR!), uma Branca de Neve tentadora, projecções artísticas em diversas partes da zona do Palco Blitz depois das últimas actuações, para além do delicioso Cinema de Animação entre concertos... Ufa! Acho que valeu a pena!... Beijos & Abraços!
Como diria Aline Frazão: Tanto!

Kumpania Algazarra - "Pudim"



Dia 15 de Agosto de 2014 no Sol da Caparica, começou num registo de paz & amor, soul e reggae. Primeiro com Orlando Santos e a sua belíssima voz, depois com Freddy Locks e o seu balanço.
A música tradicional portuguesa chegou logo de seguida ao Palco Blitz, mas poucos ficaram para ver os Macadame que vieram de Coimbra. Fazem música de raiz popular sem maquilhagem, e evocaram a Brigada Victor Jara com o "Baile Mandado", sempre animado!
O momento mais alto de dia 15 chegou com Júlio Pereira. Acompanhado por Sandra Martins no violoncelo, Luís Peixoto na guitarra portuguesa e Miguel Veras na viola, Júlio Pereira com o seu cavaquinho deu um concerto inesquecível. Foi uma espécie de obra-prima ao vivo, onde nem faltou o Zeca com "Os Índios da Meia-Praia" e a Cesária Évora com "Sodade".
Para fechar o Palco Blitz, a loucura entusiasmante dos Kumpania Algazarra. Cruzei-me por diversas vezes com estes loucos nos mais variados sítios. Reparei neles antes de qualquer disco editado. Antes do "estrelato", vi-os a tocar na Rua Augusta, sim, porque eles são na essência músicos de rua. Até os vi no Cinema de Moscavide numa festa do Bloco... Têm um som cigano da zona dos Balcãs à la Kusturica! E isto diz quase tudo o precisamos de saber... O tema que publico faz parte do álbum "A Festa Continua" de 2013.

Kumpania Algazarra - "A Festa Continua" (2013)

No Palco RFM, ainda assisti ao final da actuação dos Expensive Soul.
Para terminar este segundo dia de Sol da Caparica, um Pedro Abrunhosa em forma e a partir muitos corações que vibraram com a sua música.

Márcia - "A Pele que há em Mim"



A primeira edição do Festival O Sol da Caparica foi um sucesso estrondoso. Calculo que nem os organizadores deste evento estariam à espera de tanta gente. O MONSTRA (Festival de Animação de Lisboa) associou-se à festa, e os primeiros protagonistas no Palco Blitz foram as personagens animadas destes filmes mágicos. Foi curioso constatar que algumas daquelas primeiras curtas que passaram nos ecrãs gigantes, já tinham sido publicadas por mim aqui no blog! Animação sempre presente nos intervalos entre concertos.
Musicalmente, o primeiro dia começou com Alex D'Alva Teixeira y sus muchachos. Este menino parece que aterrou aqui, vindo de uns anos 80 que ele não viveu. Os D'Alva (é assim que se chama o grupo) inauguraram um festival que se quer repetido muitas vezes, e eles estiveram à altura desse começo histórico.
Entretanto, enquanto não vinha o concerto da Márcia, Samuel Úria e os Capitão Fausto jogavam à bola nos bastidores.
De seguida apareceu-nos uma Márcia mais rock and roll do que eu estava à espera. Nunca a tinha visto ao vivo e não sabia que se apresentava com uma banda tão eléctrica. Surpresa imensamente agradável num final de tarde delicioso. Todo o concerto foi muito bom, mas houve uma magia estranha que contagiou as pessoas, quando ela tocou este tema que publico, apenas acompanhada pela sua guitarra. Tema que pertence ao EP de 2009. Vídeo realizado por Teresa Cortez.

Márcia - "Márcia" (EP) (2009)

Antes dos GNR no Palco RFM, vi um pouco de Samuel Úria que convidou Tiago Bettencourt para cantar aquela "Morena" que anda nos ouvidos de tanta gente...
O Palco Blitz já estava com os horários bastante atrasados, mas no outro palco os GNR foram pontuais para nos fazerem viajar através de temas reconhecíveis por toda a gente. O concerto pareceu curto, foi uma espécie de rebuçado pop que merecia mais tempo. Os três "velhos" GNR fizeram-se acompanhar por mais três elementos, e destes saliento a qualidade de Andrew Torrence, guitarrista canadiano que está lá atrás no palco, discreto, quase na penumbra, mas que é qualquer coisa de inacreditável.
Com o referido atraso no Palco Blitz, apenas vi um pouco do concerto dos Peste & Sida. Deixei-os com muita pena minha, enquanto tocavam o "Furo na Cabeça", para ir ouvir Gabriel O Pensador. Infelizmente, já não assisti ao momento em que Rui Reininho e João Cabeleira se juntaram aos Peste, para tocarem o "Portugal na CEE"...
A expectativa para Gabriel O Pensador era grande e não foi defraudada. É uma paixão musical antiga que eu tenho, logo eu que sempre fui mais rock and roll. Também é verdade que Gabriel desde cedo misturou géneros, e é dessa conjunção que criou uma obra musical tão especial. Foi igual a ele próprio, e esse é o melhor elogio que lhe podemos dar.
Para terminar esta primeira noite de Sol da Caparica, a loucura contagiante dos Buraka Som Sistema. A música liga na perfeição com o aspecto visual  de palco cada vez mais cuidado, e tudo junto transborda energia. Destaque claro para a desconcertante Blaya que é um espectáculo dentro do espectáculo.
Dia 14 de Agosto de 2014, passou-se muito bem, neste primeiro Festival da minha querida Costa de Caparica!

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Rita Redshoes - "White Lies"



Começa amanhã a primeira edição do Festival Sol da Caparica. O meu quinto destaque vai para Rita Redshoes, que actua no dia 16. Tem disco novo ainda quentinho, com uma sonoridade alternativa por vezes bastante estimulante. É o caso do tema que publico, que pertence ao álbum "Life Is A Second Of Love" de 2014.

Rita Redshoes - "Life Is A Second Of Love" (2014)


Capicua - "Jugular"



Começa amanhã a primeira edição do Festival Sol da Caparica. O meu quarto destaque vai para Capicua, que actua no dia 16. Neste blog já muito elogiei esta Menina da Invicta. Sou viciado nos discos dela que ouvi vezes sem conta, e continuo a ouvir...
Tema que faz parte da mixtape "Capicua Goes West" de 2013.

Capicua - "Capicua Goes West" (2013)


Júlio Pereira - "Pulga Saltitante"



Começa amanhã a primeira edição do Festival Sol da Caparica. O meu terceiro destaque vai para Júlio Pereira, que actua no dia 15. Regresso do homem do cavaquinho, com disco de cavaquinho! Registo delicioso como se pode comprovar por este tema que publico. A edição deste cd vem acompanhada por um livro que nos conta muito sobre a História deste instrumento tão especial.
Tema que faz parte do álbum "Cavaquinho.pt" de 2013.

Júlio Pereira - "Cavaquinho.pt" (2013)


Gabriel o Pensador - "Linhas Tortas"



Começa amanhã a primeira edição do Festival Sol da Caparica. O meu segundo destaque vai para Gabriel o Pensador! Tenho uma paixão antiga pela música deste brasileiro, paixão que se foi reforçando ao longo de todos estes anos. Lembro-me daquela vez em que pessoal do PSR foi ter com ele para alguma conversa, e Gabriel sempre muito simpático, chegou a referir esse momento numa entrevista da época. Música interventiva, de crítica social sempre renovada, poesia em forma de protesto construtivo. Foi sempre grande a qualidade em tudo o que ele editou! Apenas não tenho este último disco que já é de 2013... mas não há-de ser por muito tempo.
Tema que faz parte do álbum "Sem Crise".

Gabriel o Pensador - "Sem Crise" (2013)


Peste & Sida - "Sol da Caparica"



Começa amanhã a primeira edição do Festival Sol da Caparica. Nome inspirado neste tema eterno dos Peste & Sida! Música que eles foram buscar à versão "California Sun" feita pelos Ramones, de um clássico dos anos 60 que é autoria de Henry Glover e Morris Levy.
Este é o meu primeiro destaque de um cartaz muito bom!
Tema que faz parte do álbum "Portem-se bem" de 1989.
Vídeo realizado por José Pinheiro e Bruno Niel.

Peste & Sida - "Portem-se bem" (1989)

Dia 14 de Agosto no Festival Sol da Caparica!

domingo, 10 de agosto de 2014

Rox - "I Don't Believe"



Tema que pertence ao álbum "Memoirs" de 2010.
Vídeo realizado por Taylor Cohen.

Rox - "Memoirs" (2010)

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Contamino este post com uma imagem de um filme notável. Obra confusa e complexa sobre o escândalo que envolveu gente importante ligada ao Presidente Nixon. Investigação levada a cabo por dois jornalistas do Washington Post, que revelaram a intriga secreta que ficou conhecida como Watergate.
Em termos cinematográficos, tudo foi realizado com uma elegância assinalável. Impressionam sobretudo os longos e velozes travellings na redacção do jornal, acompanhando as personagens principais. Mas a qualidade deste filme constata-se logo na estranheza do plano inicial. O silêncio da imagem clara mantida durante vários segundos, é quebrado pelo batimento de uma letra de uma máquina de escrever numa folha de papel. Este primeiro sobressalto põe-nos em sentido para o resto do filme. Acreditem que aos primeiros segundos desta obra, eu dei um pulo valente na cadeira!

Fotografia de Hugo Nofx, "All The President's Men" ("Os Homens do Presidente"), realizado por Alan J. Pakula (1976)

Vemos na imagem Dustin Hoffman e Robert Redford, neste filme de Alan J. Pakula de 1976.

Tom Petty And The Heartbreakers - "Into The Great Wide Open"



Tema que dá nome ao álbum de 1991.
Vídeo realizado pelo grande Julien Temple.

Tom Petty & The Heartbreakers - "Into The..." (1991)

"The future was wide open"

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Fotografia de Hugo Nofx, stencil de alguém...

Stencil num passeio do Martim Moniz.

"A distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão teimosamente persistente."
                                                                                                  Albert Einstein

The Homens -"Calamar"



O meu Sporting está na Galiza, mais propriamente na Corunha, a disputar o conceituado Troféu Teresa Herrera. Infelizmente as coisas não correram bem diante do modesto Sporting de Gijón. Hoje disputam o terceiro e quarto lugar com o Nacional de Montevideu. Espero que se portem melhor diante dos uruguaios... esta partida com os asturianos foi francamente má.
Assim aproveito para publicar um grupo galego de Santiago de Compostela que eu gosto. Foi numa Festa do Avante, na banca do Bloque Nacionalista Galego, que comprei este disco muito interessante.
"Calamar" faz parte do álbum "Tres" de 2007. O vídeo foi realizado por Roi Fernández e Isaac Cordal.

The Homens - "Tres" (2007)

Beatriz Costa - "Arre, Burro!"



Na última sexta-feira, o roteiro da Sic "Ir é o melhor remédio", mostrou-nos um espaço novo num Algarve diferente daquele a que estamos habituados. Turismo rural em Portimão com Burros Mirandeses! Acontece que o fim de semana passado, estive com os donos desta fazenda no aniversário da minha irmã. Joguei à bola, feito louco (no fundo eu sou uma criança), com um dos miúdos que aparece na reportagem a conduzir um daqueles burros. Família simpática cuja matriarca é Amiga da minha Mana há imensos anos! Caso não tenham visto este programa, deixo-vos a morada electrónica onde o podem ver.

 http://sicnoticias.sapo.pt/programas/ir/2014-08-08-ir-e-o-melhor-remedio-no-algarve


Burro Ville em Portimão


Isto de falar em Burros leva-nos muito longe. Para já, há esta música deliciosa da Beatriz Costa, que faz parte de um imaginário que não é do meu tempo. Mas eu lembro-me de ver esta estrela do teatro e do cinema português, sentada na sala do Hotel Tivoli, junto aos vidros que dão para a Avenida da Liberdade. Eu passava ali, naquela hora, rumo à minha querida Cinemateca, e era fascinante observar, mesmo que por escassos momentos, a grande Beatriz Costa sentada a poucos metros de mim, do outro lado do vidro.
Este tema que publico, pertence a uma peça de teatro de revista com o mesmo nome, que estreou no ano de 1936.


Também em 1936, Beatriz Costa fez parte de um filme estreado no Cinema Tivoli, filme do qual me habituei a ouvir falar nas conversas com os velhos cinéfilos da minha querida Cinemateca. Trata-se de "O Trevo de Quatro Folhas" realizado por Chianca de Garcia, obra de que não existe qualquer cópia disponível. Contavam-me os velhos cinéfilos, que teria desaparecido no incêndio de 1981, e contavam-me isto com os olhos húmidos de pena por não poderem rever um filme que fazia parte das suas memórias afectivas. É evidente que podemos rever esta grande actriz em diversos filmes muito conhecidos, mas eu já cheguei a sonhar que uma cópia de "O Trevo de Quatro Folhas" tinha sido encontrada e projectada! Quando acordei foi uma desilusão...

"Arre, Burro!" pode ser ouvido nestas três compilações.

Beatriz Costa (compilação) (edição da EMI) (1977)
Beatriz Costa (compilação) (ed. Círculo de Leitores) (1978)
Beatriz Costa (compilação) (edição Tugaland) (2007)

"Sempre tive uma linda voz para pendurar balões!"
                                                  Beatriz Costa

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Bob Geldof - "The Great Song Of Indifference"



Tema que pertence ao álbum "The Vegetarians of Love" de 1990.

Bob Geldof - "The Vegetarians of Love" (1990)

Fotografia de Hugo Nofx, inscrição numa parede do Bairro Alto

Erskine Hawkins & his orchestra - "After Hours"



Ainda por causa de "After Hours", um tema belíssimo de Erskine Hawkins & his orchestra! Aquele vinil lindo que aparece no vídeo, faz parte da edição "The Greatest Recordings of The Big Band Era", volume 1. Tema editado originalmente pela Bluebird em 78 rotações no ano de 1940.

"The Greatest Recordings of The Big Band Era"

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Velvet Underground - "After Hours"



Gosto de contaminar os posts com diferentes Artes que tenham algo em comum. Pode ser apenas o nome, como é este o caso. Hoje na Casa da Achada é projectado um filme que só vi uma vez há muitos anos! Provavelmente o melhor filme do Scorsese, muito diferente das obras que ele hoje em dia realiza. Um filme louco que eu amo, mas que está muito esquecido na minha memória. Vai ser bom relembrar.
Assim aproveito para publicar um tema encantador dos Velvet Underground que nada tem a ver com o filme referido, a não ser o nome. Tema interpretado por Maureen Tucker, a baterista do grupo. Pertence ao álbum de 1969.

Velvet Underground - "Velvet Underground" (1969)

Mais logo há "After Hours" ("Nova Iorque Fora de Horas") de Martin Scorsese na Casa da Achada.

"After Hours" realizado por Martin Scorsese (1985)

Aqui fica o cartaz destas exibições muito especiais.


Aqui fica o programa destas exibições muito especiais.


Green Day - "Oh Love"



Tema que pertence ao álbum "Uno!" de 2012.
Vídeo realizado por Samuel Bayer.

Green Day - "Uno!" (2012)

E já agora um stencil do Bairro Alto. Dos poucos que sobraram... por enquanto.

Fotografia de Hugo Nofx, stencil de alguém...

sábado, 2 de agosto de 2014

Aimee Mann - "Fifty Years After The Fair"



Aparentemente a música que publico é sobre a Feira Mundial de Nova Iorque de 1939, e a esperança que essa mostra proporcionou depois dos terríveis anos de depressão económica dos anos 30. Como todos sabemos, as coisas não correram lá muito bem, a nível mundial, nos anos seguintes... É claro que em Aimee Mann nem tudo o que parece, é! A poesia dela fascina sobretudo pelas interpretações múltiplas a que podemos chegar, para nos desconcertar. É o caso deste tema que pode ser perfeitamente entendido numa perspectiva mais pessoal. Dirão alguns que é uma forma rebuscada de ver as coisas. Talvez, mas eu gosto de me perder nesses devaneios.
Vi a Aimee Mann há uns anos no Coliseu de Lisboa num concerto encantador. Terá sido em 2007 ou 2008.
O tema de que publico apenas um excerto disponível neste vídeo, faz parte do álbum "Whatever" de 1993.
A minha IRMÃ faz hoje 50 anos, mas parece uma miúda!

Aimee Mann - "Whatever" (1993)

Blondie - "Dreaming"



Tema que faz parte do álbum "Eat To The Beat" de 1979.

Blondie - "Eat To The Beat" (1979)

Fotografia de Hugo Nofx, stencil de alguém...

Stencil em Telheiras, muito perto do meu Restaurante Chinês preferido!...

----------------------------------------------------------------------------------------------------

"Quem sonha de dia tem consciência de muitas coisas que escapam a quem só sonha de noite."
                                                                                              Edgar Allan Poe

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Apresentação do Sporting no nosso estádio



Daqui a pouco é a apresentação do nosso Sporting, no nosso estádio, frente à Lázio de Roma. Troféu 5 Violinos numa homenagem bonita a outros tempos.


----------------------------------------------------------------------------------------------------

A música "Green Color" pode ser encontrada neste dvd.

"Sing & Learn with Tee Hee Town" (dvd)

NOFX - "Seeing Double at The Triple Rock"



Hoje há NOFX na Galiza! O Resurrection Festival está de parabéns!
Eu estou em Lisboa...
Tema que pertence ao álbum "Wolves in Wolves' Clothing" de 2006.

NOFX - "Wolves in Wolves' Clothing" (2006)