segunda-feira, 30 de maio de 2011
Garotos Podres - "Oi! Tudo bem?"
É desta que dizem que o Hugo se passou de vez. Eu quero lá saber! Hoje preciso de coisas pesadas e lembrei-me de um grupo punk brasileiro que anda a fazer música desde 1982. Como podem calcular, já não são nenhuns garotos e os discos deles foram sendo arranjados em 2ª mão na abençoada Carbono. O primeiro registo é de 1985, e acho que já basta de História, porque hoje estou bastante preguiçoso, e isto de levantar às 5 e tal da matina deixa mais marcas à segunda-feira. Como curiosidade, posso revelar que o castiço vocalista deste grupo, José Rodrigues Máo Júnior, é historiador.
Peter Doherty - "Last Of The English Roses"
Há coisas do Diabo! No dia 22 e 23 deste mês, publiquei dois vídeos dos Babyshambles sem fazer a mínima ideia de que o Pete já tinha sido condenado no seu Processo pendente da Justiça inglesa. O caso vinha desde Janeiro de 2010, e no passado dia 20 foi conhecida a Sentença do Julgamento, que condena o músico a seis meses de Prisão, depois de provado em Tribunal a sua posse de cocaína. O Pete já começou a cumprir Pena, cancelando assim uma série de concertos já agendados.
Esta música faz parte do seu álbum a solo, editado em 2009. Neste vídeo ele aparece a jogar futebol com uma camisola do Queens Park Rangers, o seu Clube de coração que milita na 2ª Divisão Inglesa. Curiosamente, há algumas horas, fui ver o meu Costa de Caparica ganhar ao rival Cova da Piedade, e assim conseguir a manutenção na 3ª Divisão Nacional. Como diria o Chico Buarque no "Tanto Mar": "Foi bonita a festa, pá! Fiquei contente...". Já agora o resultado foi 3-1.
Quanto ao Pete, durante estes seis meses, pode voltar mais assiduamente à leitura, vício saudável que já teve, e que ajudará a que ele escreva ainda melhor, quando sair de lá. Eu por mim, devo continuar a ouvir as músicas dele, e na próxima Época devo continuar a ver os jogos do meu Costa (para além do meu grande Sporting, claro!!!).
sábado, 28 de maio de 2011
CENSURADOS - "Côxa"
Estávamos no ano de 1991, os Censurados tinham editado há pouco tempo o 2º álbum, "Confusão", e em reacção ao asfixiante poder cavaquista, ouvia-se até à exaustão música que nos libertasse! Este vídeo é fruto de um dos programas televisivos que mais saudades deixam no panorama audiovisual português : o "Pop-Off". O programa "Pop-Off" foi emitido na RTP2 entre 1990 e 1993. Produzido pela Latina-Europa, nunca foi esquecido por tipos como eu, e por vezes é lembrado carinhosamente em simpáticas conversas. O contrato do "Pop-Off" com a RTP impunha a regularidade de produção de um videoclip original por emissão. Assim, muitas bandas portuguesas da altura, puderam gravar vídeos com qualidade, sem que para isso tivessem que gastar dinheiro ou estar sujeitos ao investimento condicionante de uma editora. A produtora Latina-Europa com os seus programas, alterou esteticamente o padrão sonolento da década cavaquista, em termos de televisão. Para além deste "Pop-Off", lembro-me de um programa juvenil que eu adorava chamado "Lentes de Contacto"(1989-1990), e que tinha a coordenação do óptimo jornalista Luís Osório. Eu era muito muito novo, mas estes momentos marcaram-me.
Este vídeo foi gravado no inconfundível Bairro de Alvalade, podem reparar que o João Ribas tem uma t'shirt dos Ramones e a guitarra do Orlando tem um autocolante da FSLN(Frente Sandinista de Libertação Nacional). Em 1979 na Nicarágua, a FSLN derrubou o ditador Anastasio Somoza Debayle, mas a Revolução Sandinista depressa foi boicotada pelo poder Norte-Americano. Um pouco à imagem dos The Clash que tinham aquela veia contestatária de Esquerda, o Orlando colava assim, um pouquito de Revolução, na sua guitarra Punk. O vídeo foi realizado pelo José Pinheiro.
quinta-feira, 26 de maio de 2011
PJ Harvey - "This Is Love"
Este é o meu vídeo preferido da P J Harvey. Infelizmente encontra-se amputado da vintena de segundos finais, mas foi o que se arranjou. Não percebo porque é que a música e o vídeo estão incompletos. Espero que, mesmo assim, gostem tanto quanto eu.
P J Harvey- "Good Fortune"
De novo no turno da tarde, e de regresso ao lar doce lar, depois de mais um dia de trabalho proletário, lembro com este post que a P J Harvey se encontra em Lisboa. Ontem deu um concerto na Aula Magna, e hoje dá outro no mesmo sítio. Sortudos daqueles que se despacharam a comprar os bilhetes, que voaram tão depressa, que impossibilitou que eu lhes pusesse a vista em cima. E logo na Aula Magna com aquela acústica excelente e aquelas cadeiras confortáveis. E logo naquela sala que alia a simplicidade à sofisticação, e onde podemos estar perto do palco, mesmo que estejamos lá atrás. Com as voltas que deram os meus horários, provavelmente teria que faltar ao trabalho para ir a um destes concertos. Talvez até tenha sido melhor assim. Pode ser que ela volte qualquer dia.
terça-feira, 24 de maio de 2011
Ramones - "Spider-Man"
Pensava que esta semana iria estar sempre no turno da tarde, mas afinal, hoje vou de noite. Adaptações proletárias a que tenho que me sujeitar. "No Problem", é da maneira que faço directa e compenso as horas a mais que dormi no sábado. Assim, preciso de poderes especiais como os do Homem-Aranha; e da energia roqueira dos Ramones. Recorro sempre a eles e não me canso (de os ouvir).
Como podem reparar no vídeo, já fazia parte desta formação o C.J. que substituiu o Dee Dee no baixo, após a gravação de "Brain Drain" em 1989, e ficou até ao final da banda em 1996. Aliás, o grande fã de b.d. e animação nos Ramones foi o C.J., e foi por causa dele que se gravou este tema.
segunda-feira, 23 de maio de 2011
Babyshambles - "French Dog Blues"
Felizmente, venderam-se poucos bilhetes para o concerto em Lisboa dos Babyshambles, no ano de 2008 (o tempo passa a correr). Por isso, a actuação que estava prevista para o Coliseu dos Recreios, foi transferida para o Lux. Os habituais problemas de som amplificado, pelas bandas rock, na sala histórica, não se fizeram sentir no pequeno espaço disponibilizado da bonita discoteca lisboeta. O som esteve sempre excelente, a pequena sala encheu, e o Pete mostrou-se em grande forma. Antes do concerto, e enquanto eu esperava para entrar, via-se, lá em cima, na varanda do Lux, os membros da banda, provavelmente encantados com a vista privilegiada, à espera do Pete... Nem mais. Entretanto, cá por baixo, começou a correr o rumor de que o Pete ainda não tinha chegado. E por incrível que pareça, era verdade. Alguém se lembrou que ele tem horror a andar de avião, mas que para compensar, tinha a estação de Santa Apolónia ali mesmo ao lado... no caso de vir de comboio. Às tantas, muito perto de mim, do meu lado esquerdo, vejo surgir o Pete dentro de uma carrinha da Polícia. O veículo parou, por instantes, e alguns ingleses de cerveja na mão que também estavam à espera de entrar, chegam-lhe a perguntar, onde é que ele tem a droga escondida. O Pete responde-lhes bem disposto, e algumas asneiras de ambos os lados são ouvidas. É curioso que os ingleses pareçam menos ordinários, quando dizem palavrões lamentáveis. O mesmo não sinto em relação aos Norte-Americanos, por isso deve ser uma questão de pronúncia, e de parvoíce minha. Voltando ao concerto, e chegado escassos momentos antes, vejo o Pete a passar por entre os espectadores e, de novo, junto a mim, antes de chegar ao palco, e sem que a maior parte do pessoal desse por isso (o que volta a ser muito curioso). Como as curiosidades ainda não acabaram, saliento também que ele bebeu SUMO todo o concerto, directamente de um pacote de cartão. Mesmo assim, a energia foi constante, eles tocaram muito bem, o Pete mostrou-se em grande forma, e foi um dos grandes concertos que eu vi em 2008. Ah, mais uma curiosidade! Na última música, o Pete saltou para cima das pessoas, e no meio daquela confusão, cantada e dançada, houve umas moçoilas que abarbataram o microfone... Podem imaginar o ar desesperado dos seguranças do Lux à procura do dito desaparecido (foi um tanto ou quanto cómico...)
Este vídeo fantástico foi realizado por David Mullett.
domingo, 22 de maio de 2011
Babyshambles - "Fuck forever"
Dormi muitas horas e sinto-me francamente embrutecido. Costumo pernoitar pouco tempo, mas desta vez hibernei. Mesmo assim, sinto-me cansado e gostava que tudo se f...... Por isso, a música de uma banda que me diz muito, de um louco que escreve, compõe e canta (sim, é verdade, ele canta), para além de outras aventuras menos recomendáveis, claro...
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Hole - "Celebrity Skin"
Quando a Courtney Love era uma das mulheres mais bonitas no mundo.
E eu ouvia, vezes sem conta, este disco.
terça-feira, 17 de maio de 2011
Arcade Fire - "Ready To Start"
Posso começar a partir daqui? Mas sem destruir as parvoíces que já fiz...
segunda-feira, 16 de maio de 2011
The Cardigans - "Hanging Around"
Para fechar com chave de ouro esta viagem aos grupos de rock suecos que eu gosto, nada melhor do que ouvir The Cardigans, uma das bandas com maior sucesso na terra das meninas louras. Este vídeo é claramente inspirado no filme "Repulsa"(1965) de Roman Polanski, uma das obras-primas que eu AMO muito, muito, muito, muito!!! Em vez de Catherine Deneuve no papel da rapariga, que está entre os limites da sanidade mental e da loucura, vemos Nina Persson (a vocalista do grupo), nessa interpretação desequilibrada... e fascinante.
domingo, 15 de maio de 2011
Those Dancing Days - "Home sweet home"
Um dos grandes concertos que vi em 2009, foi o das Those Dancing Days no Santiago Alquimista. As suecas fizeram uma festa à grande, tocaram muito bem e encantaram toda a gente que lá foi. Fiquei impressionado com o tamanho das moçoilas, de tão compridas que são, e é curioso que nos vídeos não se perceba que elas são basicamente gigantes, em questões de centímetros. Nada de admirar no sítio de onde vêm, mas impressionáveis aos olhos de quem tem o nosso padrão. Lembro-me que tocaram uma versão fantástica do "Toxic" da Britney Spears (sim, podem abrir a boca de admiração) e puseram toda a gente a dançar, durante todo o concerto. Já agora conto-vos um pormenor curioso, estava eu a assistir ao concerto, e apercebo-me que o Tiago Bettencourt gravava uma música com o seu sofisticado telemóvel. Depois de gravar, veio ter comigo e perguntou-me pelo nome do grupo e eu respondi-lhe. O Tiago prontamente apontou o nome no citado telélé, agradeceu e seguiu a sua vida. Conclusão : o parvo do Tiago deve ter tido uns bilhetes de borla, foi ali espreitar o ambiente com a namorada, mas nem sequer conhecia o grupo, contudo parece que gostou. Eu que já não simpatizava com a música do Tiago, ainda fiquei a gostar mais das Those Dancing Days e a ter, ainda, menos consideração pelo vocalista dos Toranja.
Neste vídeo recupera-se o imaginário dos Postais que, hoje em dia, têm um significado muito menos relevante, mas que ainda servem para recriar toda uma estética a eles associada, e que é muito bem aproveitada neste vídeo.
The Hives - "A Little More For Little You"
Ainda divulgando os grupos suecos que eu gosto, chegou a vez dos The Hives, banda que alia a energia da música à postura retro em palco, com um som punk muito simples que faz lembrar algo que nunca existiu. Sim, é isso mesmo, eu não me enganei a escrever. Goste-se ou não, eles têm um som muito próprio, que vai beber ao princípio do Punk em 76, 77, 78 ; têm a imagem e a postura em palco de uns anos 50 ou 60; e ainda juntam características próprias da tecnologia hoje existente. Esta miscelânea dá, apesar de tudo, um resultado muito simples, até fácil de tocar, mas difícil de representar. E por tudo isto eles são especiais no panorama musical do rock and roll. E ainda não disse, o que talvez seja o mais importante : têm um frontman fabuloso. O vocalista Howlin' Pelle Almqvist é uma espécie de Iggy Pop e Mick Jagger num só. Junção explosiva que proporciona concertos, um tanto ou quanto, loucos. Eu já os vi duas vezes ao vivo, no Coliseu de Lisboa e no Festival Optimus Alive, ambos os concertos em 2008. E podem crer que valeu bem a pena.
sábado, 14 de maio de 2011
The Concretes - "You Can't Hurry Love"
A menina que canta no vídeo anterior, de Peter Bjorn and John, é a vocalista deste simpático grupo sueco.
Este vídeo é realizado por Lisa Milberg e Liselotte Watkins. As ilustrações são de Liselotte Watkins e Marika Âkerblom. E a animação ficou a cargo de Mans Swanberg.
Esta foi a postagem que desapareceu, devido aos problemas que afectaram o Blogger, e que assim recupero.
Esclarecimento acerca de alguns problemas com o blog, aparentemente resolvidos
No dia 13 de Maio, apercebi-me de que o meu nome tinha sido alterado sem que eu o tivesse feito. No perfil do Blogger, em vez de aparecer Hugo Nofx, aparecia apenas hugo (em letras minúsculas). Mas o resto das informações do perfil, e o resto do Blog estavam sem alterações. Desconfiado, voltei a escrever Hugo Nofx no meu perfil e fui à procura de indícios na pesquisa do Google. Encontrei, facilmente, um comentário de uma rapariga a descrever algo muito semelhante num dos sítios de ajuda do Blogger. A data do comentário era de dia 12 de Maio, e ela referiu uma coisa na qual eu nem tinha reparado. Nas Estatísticas de Utilizador do perfil, aparecia - "No blogger desde Maio de 2011" -, fui verificar no meu e estava exactamente igual. Ora esta informação não poderia estar correcta, ela anda por cá desde Fevereiro de 2009, e eu desde Outubro de 2010. Mais tarde, ainda no dia 13, deixei de ter acesso à consulta do meu perfil, aparecendo a mensagem de que alguma manutenção estava a ser feita. Ontem, depois de 12 horas de trabalho, e depois de uma semana cansativa, vim ao meu blog e vi que os comentários de uma das postagens de dia 12 desapareceram. Para além disso, também desapareceu uma das minhas publicações desse dia.
A publicação que desapareceu e da qual não ficou qualquer registo, vou voltar a publicá-la. Quanto aos comentários que sumiram, só vos posso pedir que, se tiverem paciência, os escrevam de novo, porque eu fico muito contente. Entretanto a informação das estatísticas de utilizador, já foi emendada.
Ao que parece, os problemas que tive e que outros bloguistas tiveram foi resultante de anomalias no trabalho de manutenção do Blogger programada para quarta-feira à noite. Houve algumas corrupções de dados que influenciaram no comportamento do dito. Espero que tudo tenha sido resolvido, e que este sistema nos continue a proporcionar esta forma de expressão, de que já necessitamos tanto. O mundo moderno cria-nos estas alienações, das quais, nós já não nos queremos despegar. O modo como nos podemos expressar através dos blogs, atrai-me muito, e por isso desejo muitos e bons anos para este mundo virtual (...alternativo).
Perdoem-me a sintaxe sofrível, mas tenho lido muito pouco e isso afecta completamente a forma miserável como escrevo.
A publicação que desapareceu e da qual não ficou qualquer registo, vou voltar a publicá-la. Quanto aos comentários que sumiram, só vos posso pedir que, se tiverem paciência, os escrevam de novo, porque eu fico muito contente. Entretanto a informação das estatísticas de utilizador, já foi emendada.
Ao que parece, os problemas que tive e que outros bloguistas tiveram foi resultante de anomalias no trabalho de manutenção do Blogger programada para quarta-feira à noite. Houve algumas corrupções de dados que influenciaram no comportamento do dito. Espero que tudo tenha sido resolvido, e que este sistema nos continue a proporcionar esta forma de expressão, de que já necessitamos tanto. O mundo moderno cria-nos estas alienações, das quais, nós já não nos queremos despegar. O modo como nos podemos expressar através dos blogs, atrai-me muito, e por isso desejo muitos e bons anos para este mundo virtual (...alternativo).
Perdoem-me a sintaxe sofrível, mas tenho lido muito pouco e isso afecta completamente a forma miserável como escrevo.
quinta-feira, 12 de maio de 2011
Peter Bjorn and John - "Young Folks"
Continuando a digressão pelos grupos suecos de Rock que eu gosto, deixo-vos com este assobio, que fez um enorme sucesso e continua a fascinar muita gente. Participação especial, na voz feminina, de Victoria Bergsman (The Concretes). A animação do vídeo ficou a cargo de Graham Samuels, e a realização é de Ted Malmros.
quarta-feira, 11 de maio de 2011
Crucified Barbara - "Sex Action"
Ao publicar o vídeo dos The Sounds, dei por mim a olhar para as parteleiras com os meus discos, e a descobrir que gosto de vários grupos de rock suecos. É habitual eu reparar em evidências, que só são descobertas mais tarde. Parvoíces minhas, mas ainda assim suficientemente interessantes para partilhar com vocês. Parece-me que esta semana vai ser eminentemente sueca, sem qualquer patrocínio da sua embaixada. Para além das taxas de suicídio elevadas, e das louras bonitas, há todo um mundo a descobrir, num país que é reconhecido musicalmente pelos ABBA, que eu não gosto!
O exemplo de hoje são as Crucified Barbara, num vídeo onde elas brincam com os estereótipos do Rock, e brincam com a sua própria imagem. Eu sempre gostei de pessoas e grupos que não se levam muito a sério. Reparem bem na qualidade do som rock destas suecas. Um grupo pouco conhecido...
segunda-feira, 9 de maio de 2011
The Sounds - "Painted By Numbers"
A desconcertante Maja Ivarsson e o som fantástico de um grupo sueco que eu gosto muito.
domingo, 8 de maio de 2011
EX VOTOS - "Esta vida oioiai"
E agora, algo mais angustiante, na singela homenagem do meu blog, ao Zé.
Estejas lá onde estiveres, porta-te mal. Só assim vale a pena. Abraço.
EX VOTOS - "Barbie"
Esta é a música dos Ex Votos que toda a gente gosta. Não choca e é divertida.
Modesta homenagem ao Zé Leonel. Zé, estejas lá onde estiveres, porta-te mal. Só assim vale a pena.
Abraço.
Enquanto eu não vim aqui...
O melhor álbum dos Ex Votos |
Para começar, importa referir a morte do Zé Leonel, no dia 21 de Abril, por causa de um terrível cancro no fígado. Fundador dos Xutos & Pontapés e dos Ex Votos, deixou a sua marca no rock em Portugal, mas não vi qualquer reportagem televisiva alusiva a este facto. Zé, estejas lá onde estiveres, porta-te mal, porque só assim vale a pena...
Cartoon de Jaroslaw Wojtasinski |
Logo de seguida, surge uma das minhas semanas preferidas, a que conjuga o 25 de Abril com o 1º de Maio. E eu sem poder comentar e expressar todas estas emoções aqui no blog... Fica para o ano, se ainda cá estiver... Contudo, posso dizer que fui gritar o "25 de Abril Sempre, fascismo nunca mais!" na Avenida da Liberdade e fui comemorar o 1º de Maio para a Alameda. Todos os anos, estes rituais são cumpridos com a maior satisfação, e depois destes momentos o mundo parece-nos outro... Até que voltamos à rotina parva do dia-a-dia, sem a mínima pachorra.
E alguém nos diz que os Norte-Americanos mataram o terrorista mais procurado do mundo.
Cartoon de Martin Sutovec (ou Shooty) |
O eterno ajuste de contas do Imperialismo.
E até parece mentira, que tenha voltado a escrever para o meu blog.
19 de Abril, data da última postagem, parece uma eternidade...
Subscrever:
Mensagens (Atom)