sábado, 31 de dezembro de 2011

d3o - "Wanna Hold You"



 Portugal, o meu país, está a transformar-se cada vez mais em algo sombrio, difícil de descrever e ainda mais difícil de compreender. Não sabemos bem o que nos espera, mas coisa boa não é. A destruição do que levou muito tempo a construir, não aflige quem nos governa. O Serviço Nacional de Saúde é o exemplo que pode ser mais assustador. Quando todos começarem a perceber as coisinhas básicas que vão perder (que já estão a perder) e que antes não pensavam nelas porque eram direitos adquiridos, aí talvez o Povo entenda, em massa, o que lhe estão a fazer. A EDP já foi vendida. Agora "eles" não vão parar mais!!! As Águas de Portugal, a RTP, a CP, os CTT, a TAP (e eu sei lá mais o quê) vão ser vendidos consoante o interesse do mercado. Como se tivéssemos a falar de desodorizantes (com todo o respeito que me merece o desodorizante que uso todos os dias). Se o dinheiro é que manda nisto tudo e cada vez mais, depois do país estar vendido, vamos eleger quem? O que é que nos vai sobrar? Eu sei que somos um país de brandos costumes, mas o que "eles" se preparam para destruir é aceitável para vocês? É que depois, não há maneira de fazer voltar, aquilo que é nosso por direito. É melhor já nem falar, agora, sobre os cortes nos subsídios de férias e Natal para os funcionários públicos e pensionistas. É melhor não falar tudo de uma vez, para que o ar ainda continue respirável.

O sempre fantástico Bartoon do Luís Afonso no Jornal Público


Assim apetece-me terminar o ano com este vídeo dúbio, sombrio & sensual o quanto baste.
A protagonista é a Ágata Alencoão.
O vídeo foi realizado pela Cláudia Batalhão.
O tema faz parte do álbum "Exposed" (2009) dos d3o.


d3o - "Exposed" (2009)
Bom Ano 2012!

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

We Are The City - "Happy New Year"



 Por razões óbvias, lembrei-me desta música, deste grupo canadiano.
Tema que faz parte do álbum "High School" de 2011.

We Are The City - "High School" (2011)
Bom Ano 2012!

The Parkinsons - "New Wave"



 Estava eu a pensar que iria passar o ano com os Parkinsons, quando na quarta-feira ao ajudar a minha mana, o meu cunhado e o meu sobrinho nas mudanças para a casa nova, torci o pé direito ao transportar um móvel nada prático de se levar pelas escadas... Conclusão: a passagem de ano no Teatro Sá da Bandeira no Porto com este Punk Rock apetecível,  parece-me que fica para outra altura, até porque preciso de curar este pé o quanto antes. Não era suposto faltar ao trabalho esta semana... veremos o que o ano novo me reserva...
Tenho um historial muito curioso no que a entorses do pés diz respeito. Curiosamente, quando jogava à bola com os meus amigos, tendo eu um estilo próximo do Figo (ahahah), nunca fiz qualquer entorse. Mas exceptuando as pequenas mazelas que às vezes sucedem, sei que tive três casos destes ao longo da minha vidinha.
Primeiro: quando ainda era muito puto, fui atropelado por um Mini (não sei porque é que as pessoas se riem quando digo isto, se fosse outro carro se calhar não se riam), e nessa altura torci o pé esquerdo e desde então esse pé ficou com uns estalidos bem catitas, mas completamente funcional, como sempre fui (por acaso, ontem, uma vizinha chamou-me portátil... eu encarei isso como um elogio). Como nota posso acrescentar que, apesar do atropelamento, sempre adorei e adoro Minis. Uma amiga de uma namorada que tive, transportava-se num Mini dos antigos, eu ainda andei nele várias vezes, acerca disto não resisto a contar que quando o meu telemóvel tocava e aparecia o nome de Olga Duro (identificação que nem era o nome real da dita amiga), os meus amigos diziam que ela só poderia ser um travesti... Por acaso, pensando hoje nisso, tenho que lhes dar razão, não que ela seja um travesti, mas porque é conhecida por um nome que pode levar a pensar nisso...
Segundo: em 2007 fiz uma entorse grave no mesmo pé esquerdo, era Verão, tinha acabado de ver o Jorge Palma de borla num concerto no Metro do Cais do Sodré, e quanto ao resto podem ler no post que publiquei há uns tempos com a música "Portugal, Portugal" do mesmo Jorge. Só vos digo que estive vários meses sem conseguir correr...
Terceiro: na quarta-feira aconteceu o que já contei no princípio deste post, hoje já estou melhor, mas quando comecei a dançar ao som do disco dos Parkinsons que tocava cá por casa, fui parar em cima do sofá cheio de dores e aí me deixei ficar, resignado.
Bom Ano 2012!

O tema "New Wave" faz parte do álbum "down with the old world" (2005).

The Parkinsons - "down with the old world" (2005)

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

O Natal passou-se muito bem...

O Natal passou-se muito bem. A minha família junta-se um ano na casa dos meus tios, um ano na casa dos meus pais. Este ano foi na casa dos meus tios. Temos uma ementa bastante diferente das outras famílias. É tradição desde que me lembro, comer uma enorme caldeirada dos mais variados peixes, cozinhada num tacho enorme, tacho esse emprestado, sempre nesta ocasião, por um restaurante vizinho. Depois ainda temos alguma carne, ao que o meu pai sempre chama "presas". Durante muitos anos acompanhávamos a Ceia de Natal com o vinho do Rosa, amigo de longa data do meu tio. Agora já não há vinho do Rosa para ninguém, porque o senhor já não tem a saúde suficiente para fazer a dita "pomada". Mas como devem calcular o vinho não faltou... Eu estive sempre no verde, mas a maioria alinhou pelo tinto. Natal sem doces, não é Natal, e nós temos as sempre deliciosas azevias de grão e amêndoa feitas pela minha mãe, juntamente com as filhoses e bolo rei também feitos por ela. Para além disso há sonhos, coscorões, tronco de chocolate e encharcada! (devo estar a esquecer-me de alguma coisa). Para acompanhar estas guloseimas, este ano o meu tio tinha lá uma aguardente de medronho caseira, absolutamente deliciosa. Pensava eu que não gostava de aguardente até provar esta... Ainda por cima estava fresca... uma delícia. Também havia licores para outros gostos e conversa a rodos. As prendas agradaram a toda a gente... E no dia de Natal ainda sobrou alguma comidinha como sempre sobra. Este ano na Ceia não estiveram a minha mana e a minha prima com a restante famelga, mas já estiveram no dia de Natal. Para o ano que vem será ao contrário, estarão na Ceia e não estarão no dia seguinte. Agilidades próprias da nossa família nesta época.
É muito bom juntar a família, assim.

sábado, 24 de dezembro de 2011

"Deep & Crisp & Even"



 "Deep & Crisp & Even" (2009) é uma curta-metragem feita para televisão, com a habitual qualidade BBC, e que tem uma dimensão mágica própria do melhor Cinema. Foi escrita por Maggie & Peter Souter e realizada por Brett Foraker.

Entretanto já recebi a minha primeira prenda deste Natal, dada por uma Amiga muito especial.

A minha primeira prenda deste Natal, um livro lindo lindo lindo!!!

Ramones - "Merry Christmas (I Don't Want To Fight Tonight)"



 E já agora uma música natalícia de um dos meus grupos preferidos. Tema que faz parte do álbum "Brain Drain" (1989).

Ramones - "Brain Drain" (1989)

Fred Astaire - "Santa Claus Is Comin' To Town"



 Quando fui trabalhar de quinta para sexta, levei esta música na cabeça e ela fez-me companhia toda a noite.
Bom Natal!

Diana Krall - "Have Yourself a Merry Little Christmas"



 Tema que ficou popularizado pela interpretação da minha querida Judy Garland no filme "Meet me in St. Louis" (1944), realizado por Vincente Minnelli. Depois, ao longo dos tempos, muitos interpretaram esta música, entre eles a fantástica Ella Fitzgerald e o não menos fantástico Frank Sinatra. Neste vídeo podemos ouvir uma interpretação incrível da Diana Krall.
Bom Natal!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

The Pogues - "Fairytale of New York"



 Desde Dezembro de 1987, quando este tema saiu em single, que esta música faz parte de muitos Natais por esse mundo fora. É uma referência sublime para esta época. Shane MacGowan surge aqui a cantar com Kirsty MacColl, numa química que resultou na perfeição!
O tema faz parte do álbum "If I Should Fall From Grace With God" editado no princípio de 1988.

The Pogues - "If I Should Fall From Grace With God" (1988)

The Raveonettes - "The Christmas Song"



 Hoje vou trabalhar no turno da noite, apesar de ter estado de tarde o resto da semana. Adaptações proletárias a que me vou sujeitando...
O espírito natalício está bem presente por essas ruas fora, e eu aqui no blog sigo a matilha, e começo a publicar vídeos referentes a esta época.
The Raveonettes são um grupo dinamarquês muito interessante e gravaram esta música em 2001.
Bom Natal!

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Enquanto eu não vim aqui... aconteceram algumas coisas...



 Enquanto eu não vim aqui... aconteceram algumas coisas... Não vou ser exaustivo, até porque são 3:53 da madrugada e eu saí do trabalho às 23:00. Não se admirem com a selecção do que vos vou contar acerca da minha vidinha, nos dias que aqui não vim. Acho que me vou focar mais em dois Domingos. Também têm que compreender que não posso contar tudo, porque senão vocês, qualquer dia, já sabem mais de mim do que eu próprio.


No dia 11 de Dezembro, um Domingo, depois de ter assistido a um jogo de futebol entre a minha segunda equipa, o Costa de Caparica (a primeira é o enooorme Sporting) e o Farense, no nosso campo cheio (!!!), passei pela zona do Campo Pequeno e lembrei-me que os Xutos iam dar uma matinée naquela arena. Fui vê-los, pois claro, e adoraria assistir a mais matinées de Domingo na companhia dos Xutos, porque saí de lá um pouco rejuvenescido com todo aquele ambiente... Já os vi muitas vezes, ao longo da minha vida, mas parece-me que nunca os tinha visto num concerto com início às 18:00h. Foram, como sempre são, fantásticos! Abriram de novo com o "Sémen" em homenagem ao desaparecido Zé Leonel, e este foi um concerto de, ainda, mais emoções do que é costume. O Zé Pedro demonstrou estar muito bem com o seu fígado novo (como ele próprio disse) e por diversas vezes se emocionou ao longo da actuação e das intervenções que foi tendo. Com o habitual divertimento de um miúdo, o guitarrista dos Xutos animou a malta com todo o seu carisma, mas numa das intervenções entre músicas, a voz denunciou uma emoção grande, ao nos dizer que naquele dia faria anos a Marta Ferreira (falecida em 2007), irmã do Kalu e manager da banda durante mais de dez anos.
Foi mais um grande concerto da maior banda de Rock and Roll em Portugal!

A Marta com os Xutos numa foto da Rita Carmo

Neste último fim de semana, muito haveria para contar, mas não temos tempo. Só vos digo que quero ter mais fins de semana assim. O melhor vou guardar para mim como se de um tesouro se tratasse, uma sensação boa que eu já não sentia há muito! Assim, apenas vos contarei algumas deambulações rápidas de Domingo, pela cidade do Porto, sítio onde não ia há bastante tempo.
Saí do Andante na Estação do Bolhão, e fui dar à Rua de Santa Catarina num mar de gente afoita nas compras de Natal e no passeio domingueiro. Nessa Rua comprei um Carlos Paredes lindo, feito artesanalmente em arame e outros materiais mágicos, por um senhor muito simpático que, pelos vistos, está sempre por ali, a vender aquelas OBRAS DE ARTE encantadoras!!! Ainda nessa Rua, vi palhaços a fazer bonequitos de balões; e pinturas que são cópias de pintores famosos, feitas por pintores de Rua. Depois, encontrei uma menina que me pediu para a ajudar a subir as escadarias da igreja. Chegados lá acima, perguntei-lhe a idade (sim, eu sei que não se deve perguntar a idade a uma menina) e ela respondeu-me 90 aninhos, dizendo-me também que iria actuar no coro que daria um concerto naquela igreja, mas que por causa daquelas escadas já nem teria fôlego... Como se fosse possível que uma menina daquelas, alguma vez perdesse o fôlego. Continuei o meu passeio, com um sorriso parvo nos lábios, e fui dar à Avenida dos Aliados onde se preparavam os atletas de Domingo para a Corrida São Silvestre. Muito mais percorri por ruas e ruelas e dei de caras com uma manifestação silenciosa da Associação Animal, em frente ao Coliseu, num protesto contra os circos com animais. Eu demonstrei-lhes a minha solidariedade, eles incentivaram-me a fazer parte da manif., mas tinha que voltar para Lisboa, e só tive tempo para comer uma tarte de nata deliciosa, para trazer como recordação da Invicta!

Protesto em frente ao Circo do Coliseu, que eu referi

Como devem ter reparado, já há algum tempo que não publicava posts (ou "postas", como diz uma amiga muito especial!...), por isso também não tenho tido tempo para ir a outros blogs. Qualquer dia retomo os comentários nos espaços d@s Amig@s blogueir@s que eu tanto gosto de visitar! Até lá, um Abraço!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Hole - "Awful"



 "(...)"
"Hey, run away with the light/ Run away it's divine/ Let's run away, yeah, tonight and/ We'll steal the light of the world"
"(...)"
"If the world is so wrong/ Yeah you can break them all/ With one song/ If the world is so wrong yeah you can take/ it all/ With one song"
                                              Hole in "Awful" do álbum "Celebrity Skin" (1998)

A Angústia prossegue dentro de momentos.

Courtney Love fotografada por Kevin Cummins

domingo, 4 de dezembro de 2011

Morrissey - "Everyday Is Like Sunday"



 Os vinis do Morrissey tiveram uma grande importância na banda sonora da minha adolescência. Continuam a estar no lugar mais acessível dos vinis, para que os possa ouvir sempre que me apeteça. Este "Everyday Is Like Sunday" saiu primeiro no álbum "Viva Hate" (1988), mas eu tenho-o no "Bona Drag" (1990).

Álbum "Bona Drag" (1990), um vinil muito especial que eu tenho

sábado, 3 de dezembro de 2011

Brian Haner - "Saturday"



 Agora que surgiu mais um homem a dizer que é o "Estripador de Lisboa", designação utilizada para identificar alguém que assassinou três prostitutas entre 1992 e 1993, crimes que já prescreveram e dos quais nunca se descobriu o seu autor, lembrei-me deste vídeo e desta música de Brian Haner. Os crimes são tão macabros que o melhor é mesmo aligeirar o tema.
Vídeo realizado por McKenna Haner.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

António Variações - "perdi a memória"



 Hoje é Dia da Restauração da Independência Portuguesa.
Mas também é Dia Mundial de Luta contra a Sida.
Assim apetece-me publicar uma das minhas músicas preferidas de António Variações (1944-1984).
Tema que faz parte do álbum "Dar & Receber".

António Variações - "Dar & Receber" (1984)

Fernando Pessoa (1888-1935)

"Fernando Pessoa em flagrante delitro"

A 30 de Novembro de 1935 morre Fernando Pessoa.
Do maior poeta do mundo e arredores já soube vários poemas de cor, hoje em dia só tenho memorizado um. O poema "Abdicação" do "Cancioneiro" continua na minha memória todos estes anos nem eu sei bem porquê! Resistiu a tudo, e enquanto os outros poemas se foram sumindo, este foi batendo à porta para que eu o continuasse a dizer, sempre. São coisas que não se explicam.
"Fernando Pessoa em flagrante delitro" é a dedicatória no verso desta fotografia, que Pessoa ofereceu à namorada Ophélia Queiroz em 1929.

            ABDICAÇÃO
Toma-me, ó noite eterna, nos teus braços
E chama-me teu filho.
                                   Eu sou um rei
Que voluntariamente abandonei
O meu trono de sonhos e cansaços.

Minha espada, pesada a braços lassos,
Em mão viris e calmas entreguei;
E meu ceptro e coroa - eu os deixei
Na antecâmara, feitos em pedaços.

Minha cota de malha, tão inútil,
Minhas esporas, de um tinir tão fútil,
Deixei-as pela fria escadaria.

Despi a realeza, corpo e alma,
E regressei à noite antiga e calma
Como a paisagem ao morrer do dia.
 Fernando Pessoa in "Cancioneiro"