quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Os Seminovos - "Romeu e Julieta"



 Depois de várias referências a "Romeu e Julieta", termino este assunto com Os Seminovos, um grupo de rock brasileiro muito divertido, que disponibiliza gratuitamente online todas as suas músicas.
Juntamente com este vídeo deixo-vos um poema de Jorge Sousa Braga, um dos poetas portugueses de que mais gosto.


O APANHADOR DE COGUMELOS

O mais difícil não é distinguir
entre um boleto pão-de-ló e um

boleto-de-satanás o mais difícil
não é andar quilómetros e quiló-

metros por uma floresta e chegar
ao fim com os pés enxutos.

O mais difícil é não sucumbir
à beleza desse mundo que se

alimenta de detritos em putre-
facção e onde não há flores

nem frutos

Jorge Sousa Braga in "PORTO DE ABRIGO" (2005)

terça-feira, 30 de agosto de 2011

"Felix the Cat as Romeeow"



 "Felix the Cat as Romeeow" é uma curta-metragem realizada por Otto Messmer em 1927, e trata-se de mais uma variação de "Romeu e Julieta". O vídeo disponível no You Tube tem 7 minutos e aparentemente não está incompleto. Contudo o B.U.F.V.C. (British Universities Film & Video Council) refere 15 minutos na ficha técnica desta obra.
Espero que se divirtam com uma animação muito própria do tempo dos filmes mudos, onde a imaginação quebrava todos os condicionalismos da época.
E como todo este palavreado acerca de "Romeu e Julieta", nasceu do que o poema de João de Mancelos me fez recordar, apetece-me deixar-vos com um dos meus poemas preferidos de Vasco Graça Moura, sobre um outro par, também bastante original.

o par

aquiles pé leve, emigrante alentejano,
perseguia incessantemente silvina
dos galápagos, sem conseguir alcançá-la. no metro,
por exemplo, ela ia sempre uma

carruagem à frente e quando aquiles
corria para a porta, ela já estava a subir
a escada rolante. mas silvina queria casar
e um dia fingiu que se deixava

convencer. o paradoxo é que,
como ela era infinitamente variável, 
aquiles nunca pôde encontrá-la realmente, nem quando
o dr. zenão, que os examinou, mandou internar ambos.
Vasco Graça Moura in "a sombra das figuras" (1985)   

Romeus & Julietas

Romeu e Julieta de Henrik Lange
O primeiro exemplo que me veio à cabeça e que não é óbvio, é a obra "90 Livros Clássicos para Apressadinhos" do sueco Henrik Lange. Entre esses Clássicos está o "Romeu e Julieta", incrivelmente condensado como se pode verificar na imagem. Essa condensação serve para todas as obras abordadas, e parece-me uma excelente forma de aproximar vários leitores desses livros inesgotáveis. A edição é brasileira e é adaptado e traduzido pelo cartoonista Otacílio d'Assunção Barros (mais conhecido por Ota).

Ilustração de Octavia Monaco
Outra edição que merece destaque é o "Romeu e Julieta" na versão de Nicola Cinquetti com belíssimas ilustrações de Octavia Monaco. Em relação a esta obra há edição portuguesa.
Octavia Monaco é uma fantástica ilustradora que nasceu em França em 1963, mas que vai para Itália em 1970. É filha de mãe galega e pai italiano.

Ilustração de Nicole Wong
E já que falo em ilustradoras, refiro a incrível norte-americana Nicole Wong com a sua criação de "Romeu e Julieta" muito peculiar.

Stencil de Grigoris Kalivas
Para quem visita o meu blog há algum tempo, de certeza que reparou que eu adoro stencil. Este exemplo é um tanto ou quanto óbvio e pouco criativo, mas não deixa de ser agradável à vista. É da autoria do grego Grigoris Kalivas.

Tira de Will Leite
E para dar um toque de imperialismo aos Clássicos, coisa em que os norte-americanos são especialistas, uma tira divertida do brasileiro Will Leite.

Cartoon de Kaveh Adel
Chegado aos cartoons, Kaveh Adel é um cartoonista nascido em 1973 no Irão (ou na Pérsia, como ele gosta de dizer), que fugindo à guerra Irão-Iraque (1980-1988), se refugiou primeiro na Europa em 1987 e depois foi encontrar o seu espaço nos States, acabando por adquirir dupla nacionalidade. Este cartoon reflecte muita coisa, e visto com atenção é bem capaz de ser um dos cartoons mais brilhantes que me passaram pela vista.

Cartoon de Drew Litton
Eu bem sei que o futebol americano é bem diferente do nosso futebol a que eles chamam soccer, mas a paixão é a mesma e há quem sofra com isso... O autor é Drew Litton.

Cartoon de Ivo
Quase a finalizar, não poderia deixar de dar um exemplo de nonsense delicioso & dramático proporcionado pelo brasileiro Ivo.

Tira de Nani
Finalmente, a essência do que é a história de "Romeu e Julieta". Um Amor impossível (?!). Aqui muito bem representado pelas Galinhas Filosóficas de Nani (não! Não se trata do jogador do Manchester United, ex-Sporting!). Trata-se de um excelente cartoonista do Rio de Janeiro, muito divertido.

domingo, 28 de agosto de 2011

The Killers - "Romeo and Juliet"



 O texto da tragédia "Romeu e Julieta" de William Shakespeare (1564-1616) ficou concluído em 1595 e, desde então, tem proporcionado as mais variadas inspirações para as mais diversas Artes. Em continuação do post anterior, publico esta deliciosa versão dos Killers gravada em 2007, de uma música que os Dire Straits editaram em 1980 no álbum "Making Movies".
Vi The Killers no Estádio do Restelo em 2009, inseridos no Super Bock Super Rock desse ano. E sem dúvida que o menino mórmon e os seus comparsas de banda deram um concerto fantástico, com o som sempre excelente e uma energia positiva do princípio ao fim! Foi um dos grandes concertos que vi na minha vidinha e foi dos poucos casos vividos que suplantaram em muito aquilo que estava à espera. Tudo o que tinha visto na TV e no You Tube ao vivo, não era tão bom quanto o que presenciei naquele dia.
Esta versão do "Romeo and Juliet" faz parte do álbum "Sawdust", que junta lados-b de singles & raridades.

"...yes, and the dream was just the same, and I dreamed your dream for you, and now your dream is real...".

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

The Cardigans - "Lovefool"



 Estou de volta.
Nas férias li vários livros e o poema de um deles lembrou-me este filme e por consequência esta música. O filme é o curioso "Romeo + Juliet" realizado por Baz Luhrmann em 1996. Da banda sonora faz parte este "Lovefool" dos Cardigans, faixa que pertence ao álbum "first band on the moon" da banda sueca. O tal poema é o "ROMEU & JULIETA, Ilimitada" de João de Mancelos do livro "Entre Ausência e Esquecimento" de 1991. De seguida podem ler um excerto deste poema.

"Romeu & Julieta encontraram-se,
Um Dia Bendito no Metro,
Gordo de colesterol e a vomitar gente,
Nas bocas de cada tubo.
Romeu gritou-lhe à alma:
Há qualquer coisa em teu olhar
Que já não encontro
em mais ninguém."
 João de Mancelos in "Entre Ausência e Esquecimento" (1991)


"...just say that you need me..."
"Lovefool", The Cardigans

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

The Beatles - "Eleanor Rigby"



 "Eleanor Rigby" é um tema dos Beatles que faz parte do álbum "Revolver" de 1966. Este excerto pertence ao filme "Yellow Submarine" de 1968, realizado por George Dunning. Curiosamente já não se vê o balão a rebentar no final. É o que acontece no filme, exactamente a seguir ao corte deste excerto. É o que acontece a muitos balões.

Tira de Toni D'Agostinho

Tira de Toni D'Agostinho

Tira de Pedro Balboni

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

David Bowie - "Thursday's Child"



              Por hoje é só isto. E já é muito! Beijos & Abraços.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Exterio - "450"



 Como cheguei aos 450 seguidores (yeaaah!), para comemorar um grupo muito pouco conhecido por cá, os Exterio com este tema "450". Eles são uma banda canadiana de Montreal (Quebec) e têm um som muito bom. Agora, que venham mais 450, que eu não me importo.